Nespresso: o café expresso das cafeterias feito em casa. Mas você sabe quem a inventou?

Café, a bebida que faz toda a diferença no dia para aqueles que não vivem sem. Não importa o momento, sempre se tem um tempinho para um café, seja passado, solúvel ou com leite. E se você é daqueles que tem a sua maquininha Nespresso em casa então, com certeza, fica tão feliz em receber as capsulas de café quanto uma criança na noite de Natal. Mas você sabe quem a inventou? Venha descobrir com a gente.

 Uma ideia de sucesso

coffee gb5d5756f7 1280

Tudo começou em 1975 quando Eric Favre, engenheiro da Nestlé, esteve na Itália, mais precisamente em uma cafeteria, e observou como as máquinas de café expresso funcionavam.

Assim ao voltar para sua terra natal passou anos desenvolvendo, juntamente com a multinacional Nestlé, a ideia nascendo em 1986 a Nespresso.

Porém as máquinas de café assim como suas capsulas eram vendidas apenas para empresas o que não gerou o sucesso esperado até que em 1988 Jean-Paul Gaillard entrou para a Nestlé e revolucionou ao mudar o modo como as máquinas Nespresso eram comercializadas.

E desta forma ele passou a direcionar o produto para os consumidores residenciais, transformando a Nespresso em algo exclusivo e para clientes especiais, criando o Club Nespresso.

 Então logo a Nespresso passou a ser sinônimo de um estilo de vida e isto alavancou as vendas mesmo com o valor das capsulas 50% mais elevado.

Inegavelmente o sucesso se deve a combinação da conveniência de se beber um café expresso delicioso em casa com a elegância de uma cafeteria profissional.

Aliás se acredita que em 2006 a Nespresso tenha obtido de lucros mais de 500 milhões de libras.

Porém quando sua patente expirou em 2012, as marcas concorrentes já não tinham interesse em criar máquinas próprias de café, mas sim em vender capsulas para serem usadas pelos consumidores da Nespresso.

Tanto que o mercado atual de capsulas de café não para de crescer e está cada vez mais focado na qualidade, tanto do café quanto no modo como a embalagem é feita, visando manter o sabor e o frescor do produto.

Você também pode se interessar por:

Nespresso e as capsulas de café X sustentabilidade ecológica

coffee capsule gde87b6ead 1280

 Além disso existe outro fator importante, uma atenção especial quanto a sustentabilidade do produto por isso a preocupação em criar materiais que possam ser reciclados é fundamental.

Nesse sentido John Steel presidente da Cafédirect afirmou” A reciclabilidade das embalagens está no topo da agenda. Muitos fabricantes estão usando capsulas de café de alumínio para espelhar o produto Nespresso, mas também para incentivar a reciclagem.”

Entretanto infelizmente parece que o problema da alta quantidade de capsulas que hoje poluem o ambiente, indo parar nos aterros comuns é devido ao mal descarte feito pelos próprios consumidores.

Segundo dados de pesquisas feitas por um fabricante britânico a Halo, 42% dos clientes residenciais no Reino Unido as descartam no lixo comum ao invés de levaram as capsúlas até um dos 14.000 pontos de coleta criados pela Nespresso espalhados em 31 países.

Logo se percebe uma falta de conscientização maior por parte dos consumidores, mas o problema também pode estar na confusão que as pessoas fazem com os termos reciclável, biodegradável e compostável.  

Contudo os fabricantes das capsulas de café já estão trabalhando para equilibrar qualidade, sustentabilidade e conveniência na tentativa de reduzir o número de capsulas descartadas de maneira incorreta ou irresponsável.

E nesse sentido Andre Chanco cofundador da Yardstick Coffee e da Morning, empresa focada em capsulas de café, acredita que é possível alcançar equilíbrio quanto a sustentabilidade, qualidade e conveniência atualmente, mas que no passado teria sido impossível.

 E ainda afirma “Espero que formatos mais ecológicos surjam no futuro, bem como melhores sistemas locais para reciclagem de cápsulas.” Inegavelmente isso é o que todos nós, amantes de um bom café desejam para o futuro e que seja logo!

Créditos de imagem: site pixaBay.com

Capa: https://www.sweetesthome.com.br/maquina-nespresso-melhores-modelos-2/

Comentários
Carregando...