Nova Zelândia e suas curiosidades

A Nova Zelândia é o primeiro país a receber cada novo dia. E, embora seja do tamanho do Japão, a população da Nova Zelândia é de quase cinco milhões, tornando-o um dos países menos populosos do mundo. Essas e outras curiosidades você descobre agora!

Outro ótimo motivo para morar na Nova Zelândia, se você gosta de surf e outros esportes aquáticos, é que nenhum lugar fica a mais de 120 km da costa. O nome do local da palavra mais longa é na Nova Zelândia: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu é uma colina perto de Porangahau, na Baía de Hawke, na Ilha Norte. Mas, se você quiser conhecer a parte do país aonde a arquitetura tem influência da Escócia, siga para Dunedin. Lá, você poderá conferir o Castelo Larnach, o único castelo da Nova Zelândia!

A cidade de Auckland também possui o maior número de embarcações per capita do que qualquer outra cidade do mundo. Gosta de queijo e manteiga? Os produtores de leite produzem 100 kg de manteiga e 65 kg de queijo por ano, para cada pessoa residente aqui.

 

Esporte

Time de Hugby

Enquanto o Rugby continua sendo o esporte com o maior número de espectadores, o golfe é o esporte mais praticado. Ainda assim, o pais venceu a primeira Copa do Mundo de Rugby, realizada em 1987.

A Nova Zelândia ganhou mais medalhas de ouro olímpicas per capita do que qualquer outro país e deu o primeiro salto comercial de bungee jump do mundo. Um salto de 43 metros na ponte Kawarau, em Queenstown, em 1988.

 

Natureza

Cordeiro

Mais de um terço de todo o país é constituído por áreas terrestres e marinhas protegidas, sendo que de toda a população viva da Nova Zelândia, apenas 5% são humanos. O golfinho de Hector, o menor golfinho marinho do mundo, que cresce até o tamanho máximo de 1,5 metros, não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo, exceto nas águas costeiras da Nova Zelândia. Mas se você gosta de ovelhas, está no lugar certo. Há 9 ovelhas por pessoa, sendo a proporção mais alta do mundo.

Além de não haver cobras, também não há mamíferos nativos (excluindo o morcego). Todos os mamíferos que você vê por lá foram introduzidos ao longo dos anos. Além disso, é o lar o lar de mais espécies diferentes de pinguins do que em qualquer outro lugar do mundo. E abriga o único papagaio que não voa no mundo, o Kakapo.

 

Voce também pode gostar:

 

Pessoas

Casa do Hobbit

Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a dar às mulheres o direito de votar. Já Sir Edmund Hillary, foi a primeira pessoa a escalar o Monte Everest em 1953. Bem como, o barão Ernest Rutherford, em 1919, foi a primeira pessoa no mundo a dividir um átomo.

E por último, e não menos curioso, os cineastas notáveis da Nova Zelândia incluem a diretora do filme ‘The Piano’, Jane Campion e Peter Jackson, que fez King Kong e a trilogia de O Senhor dos Anéis.

 

Crédito imagem: pxhere

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

Comentários
Carregando...