O besouro dourado de natal que parece uma jóia

O Besouro Dourado de Natal, tem esse nome porque costuma aparecer em maior quantidade no mês de dezembro, próximo ao dia de Natal. O Besouro Dourado é nativo da Austrália, mas este mesmo inseto, com cores diferentes, existe em todas as zonas tropicais. No Brasil são registrados 433 espécies de cores variadas e todos se alimentam de raízes, madeira, pólen, folhas, outros insetos e até matéria orgânica em decomposição. Quando surgem em plantações, são vistos como pragas pois podem causar prejuízos nas lavouras.

No caso do Besouro Dourado de Natal, inseto da família dos escaravelhos, não são apenas destruidores de plantações ou animais bonitos de se olhar, além de inofensivos para as pessoas pois não picam, não possuem veneno nem transmitem doenças de espécia alguma,tem uma função importante na natureza pois atuam na reciclagem  de matéria orgânica e são polinizadores de plantas especificas.

 

Você pode gostar também:

 

O Besouro Dourado de Natal, assim como seus irmãos com cores que vão do preto reluzente ao marrom, comuns nos jardins, até os vermelhos e verde metalizados e alguns  furta-cor , semelhantes a pequenas joias feitas de opala, eram usados como adornos pelos antigos egípcios, enfeitando coroas, braceletes e roupas; decoravam vestidos caros na era vitoriana e  hoje são usados como enfeites decorativos em certos países orientais e América latina .

No entanto, o Besouro Dourado de Natal australiano também é encontrado na Costa Rica, tão dourado quanto seu irmão da Austrália e seus parentes de cores mais simples espalhados por todo o mundo, devem ser preservados, não apenas por sua beleza, mas por seu papel na natureza, onde são insubstituíveis,seja por tecnologia, seja por mãos humanas.

Comentários
Carregando...