O mini robô que transporta pacotes sem chip ou bateria
Cientistas da Universidade de Tecnologia Holandesa de Eindhoven (TU/e) desenvolveram um mini robô de plástico capaz de coletar e entregar pequenos pacotes, sem o uso de chip ou baterias. O robô, de 2 centÃmetros, não maior que a largura aproximada de um dedo humano adulto, pode ser controlado com o uso de luz azul.
Tudo isso não é apenas um experimento interessante para a diversão, pois os pesquisadores esperam poder usar o robô para uma variedade de aplicações.
A tecnologia por trás do mini robô é uma continuação da pesquisa anterior da Universidade Estadual de Eindhoven / Kent de 2017, onde os cientistas desenvolveram um novo tipo de polÃmero que pode ondular e se impulsionar para a frente sob a influência da luz. Naquela época, o material só podia ‘se mover para a frente’ de uma maneira mais básica. O atual mini robô de plástico, produzido por um novo tipo de polÃmero, é capaz de mover seus braços e pernas usando a luz de maneira mais eficiente. Com os braços, o robô pode carregar pequenos pacotes nas costas e, consequentemente, entregá-los precisamente no local correto.
Você também pode gostar:
Mas como o mini robô se move?
O polÃmero sensÃvel à luz, é capaz de se mover quando um lado se contrai e o outro lado se expande. A luz azul gera a expansão para as pernas do robô se esticarem quando brilha sobre elas e se dobrarem quando se apaga. O robô pode ser conduzido em qualquer direção, simplesmente alterando a direção da luz. Além disso, é possÃvel controlar os braços e as pernas independentemente um do outro, graças à s cores diferentes que reagem a diferentes comprimentos de onda da luz.
É possÃvel ver o perfeito funcionamento do mini robô no vÃdeo a seguir: