O Soluço pode ser um sinal de alerta

O soluço pode ser um sinal de alerta do corpo pois pode ser um sintoma de diversas doenças graves. Este espasmo incontrolável e aparentemente inocente acomete adultos e crianças durante a vida inteira, mas suas causas e tempo de duração devem ser observados.

O que é o Soluço

O soluço é uma contração do diafragma juntamente com outros músculos do tórax seguido do fechamento da glote e vibração das cordas vocais, daí aquele barulhinho tão característico no fundo da garganta.Incontrolável e incomodo mas aparentemente inofensivo o soluço é desencadeado por uma irritação dos nervos, principalmente do nervo Vago e Frênico ou por algum estímulo no cérebro na região que controla os músculos responsáveis pela respiração.

O Soluço pode ser um sinal de alerta

Doenças graves podem desencadear o soluço como sintoma. Se os espasmos durarem mais de dois dias seguidos é fundamental procurar um médico. Algumas das doenças mais graves como Pneumonia; Insuficiência Renal pois causa excesso de uréia no sangue; Hepatite e Esofagite; Desequilíbrio nos níveis de cálcio, potássio ou sódio na corrente sanguínea e Doenças cerebrais como Esclerose Múltipla, Meningite ou Câncer.

Entretanto, na maior parte das vezes o soluço possui causas simples como refluxo, contração muscular repentina por frio ou mesmo excessos na alimentação, principalmente com alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

Você pode se interessar também por:

Como acalmar os Soluços

Desde criança escutamos várias formas de parar o soluço. Cada família possui sua técnica favorita que vai do susto à trancar a respiração por alguns segundos. Manobras como tomar alguns goles de água fria ou respirar rapidamente dentro de um saco de papel, estimulam o nervo vago e aumentam os níveis de gaz carbônico na corrente sanguínea, interrompendo o espasmo. Caso nenhuma destas técnicas funcione, é necessário observar  tempo de duração dos soluços e se estão acompanhado de outros sintomas como febre, tontura, manchas no corpo.

 

Crédito da Imagem: Pxhere

 

 

Comentários
Carregando...