Os mistérios dos Bonsai de mil anos

Bonsai significa plantado, cultivado em uma bandeja ou vaso. O Bonsai não define um tipo de planta, mas uma técnica milenar de origem Chinesa que fez sucesso no Japão. É uma obra de arte viva.

É muito difícil determinar a idade de um Bonsai, apenas aqueles que possuem registros documentados podem ter sua idade definida corretamente sem prejudicar a planta. Vamos apresentar alguns dos Bonsais mais antigos e belos do mundo

 Bonsai Goyomatsu

Bonsai Goyomatsu

Este Bonsai de Pinheiro Branco é um dos mais antigos do mundo com registro histórico documentado e está exposto no Palácio Imperial em Tóquio.

Com 555 anos de idade e 81 cm de altura, esta obra de arte, mais antiga do que o próprio Brasil, é atualmente classificada como tesouro nacional do Japão. Todavia o Pinheiro, apesar de ser uma árvore resistente a temperaturas extremas e a pouca água, ainda assim é uma planta difícil de transformar em Bonsai, mas são os favoritos devido a sua estética e beleza.

A maior dificuldade encontrada ao manejar um pinheiro é que a planta se adapta ao local de nascimento, tão bem, que ao ser realocada para um vaso, a mudança de ambiente pode causar problemas, por isso é necessário ser um conhecedor das técnicas de Bonsai para ter sucesso.

Bonsai Shunkaen

Bonsai Shunkaen

Este lindo Bonsai tem cerca de 800 anos e se encontra no museu Shunkaen Bonsai em Tóquio no Japão. O seu proprietário e fundador é o mestre Kunio Kobayashi, especialista na arte bonsai a mais de trinta anos.

O mestre abriu o museu em 2002 no intuito de difundir a arte e cultura japonesas, principalmente a arte do Bonsai feita por ele e por seus aprendizes, que também trabalham e expõe no museu.

Você também pode se interessar por:

Bonsai-Ogata

Bonsai-Ogata

Esta obra de arte viva está exposta na Itália em Milão no Crespi Bonsai Museum. A planta foi enviada para lá em 1986, quando Luigi Crespi o comprou e exibiu no Euroflora Fair em Genova, ganhando o prêmio de honra dado pelo júri composto de especialistas internacionais.

Entretanto, este Bonsai é peculiar devido a algumas de suas características particulares, como por exemplo o seu tamanho 3.10m de altura por 2.80m de largura, quando um bonsai tradicional é bem menor.

Além disso devido a sua idade, esta árvore de cerca de mil anos de idade e portanto já passou pelas mãos de grandes mestres da arte do Bonsai, tanto Chineses como Japoneses, sendo o último mestre a lapidar o Bonsai-Ogata o japonês  Shotaro Kawahara.

A técnica do Bonsai pode ser aplicado em várias espécies, mas o fundamental para que a planta cultivada no vaso seja considerada um Bonsai é sua aparência, que deve ser idêntica à árvore em tamanho natural, ou seja com o formato e estrutura dos galhos e marcas no tronco com a mesma aparência como se tivesse resistido as intempéries naturais.

Bonsai de Cerejeira

O Bonsai é a arte de miniaturizar árvores com toda a sua beleza, força e saúde. As plantas podem ser árvores frutíferas ou mais raras como o carvalho, Juníperos ou Fícus.

Entretanto cada espécie necessita de técnicas especificas de controle do crescimento, adubação e até design de poda para adquirirem a aparência exata ao de uma árvore na natureza, porém medindo entre 5cm e 80 cm de altura.

Apesar de haver belíssimas e antigas exceções de bonsai que diferem quanto a estes padrões de altura e largura,mas que valem a pena conhecer.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...