Os peixes bebem água?

Se os peixes vivem debaixo d’água, por que eles deveriam beber água?

Não somente nós, seres humanos, mas também os peixes, também precisam de água para sobreviver. Sem ela, as reações químicas que ocorrem constantemente em nossos corpos, não seriam capazes de serem concluídas e, consequentemente, morreríamos.

No entanto, parece bobo que uma criatura subaquática deva beber tanta água assim. É estranho pensar que um ser vivo que “respira” água, tenha que bebe-la.

Bebendo água por osmose

Peixe

Os peixes absorvem água através da pele e das guelras, em um processo chamado osmose. A osmose ocorre pelo fluxo de água, constantemente entrando através das membranas de áreas de baixa concentração de coisas dissolvidas (solutos) para áreas de alta concentração. Serve para equilibrar as concentrações nas duas áreas.

No caso das criaturas subaquáticas de água doce, seu sangue e fluidos corporais são muito mais salgados do que a água em que nadam, então a água fluirá por suas guelras para que esse equilíbrio ocorra. O oposto também acontece com os peixes que vivem na água salgada.

Porém, além de obter água por osmose, os peixes de água salgada precisam beber água propositalmente para obter água suficiente em seus sistemas. Enquanto os de água doce direcionam toda a água que entra em suas bocas, para as guelras, os peixes de água salgada direcionam uma parte da água que entra pela boca, para o trato digestivo, e o restante para as guelras.

Mas o corpo dos peixes, assim como o nosso, precisam de uma certa concentração de sal para funcionar melhor. Eles não podem simplesmente permitir que a água se espalhe livremente por suas guelras, já que desta forma, os peixes de água salgada murchariam e os de água doce explodiriam.

Para impedir que isso aconteça, os peixes possuem em suas guelras, células especiais que bombeiam seletivamente o sal para dentro ou para fora do sangue, mantendo o equilíbrio necessário para o seu bem estar. Em peixes de água doce, as células bombeiam sal constantemente para dentro do seu organismo; já em peixes de água salgada, o sal é constantemente bombeado para fora. Além disso, os rins dos peixes de água salgada também ajudam a filtrar parte do sal.

Você também pode se interessar:

Quer ver você mesmo a osmose? Mergulhe algumas fatias de batata em água salgada ou doce durante a noite. Os de água salgada ainda estarão crocantes, mas os de água doce, tendo absorvido água, serão mais macios.

Resumindo: alguns peixes, mas não todos, bebem água sim. Portanto, lembre-se de que da próxima vez que estiver preparando seu aquário, você não estará criando apenas o ambiente dele, mas também as bebidas dele.

E as baleias?

Apesar de as baleias passarem 100% do seu tempo debaixo da água salgada, submergindo apenas para respirar, pois respiram através dos pulmões e não das branquias, como os peixes, elas também precisam tomar água.

As baleias não obtêm toda a água de que seus corpos precisam bebendo água do mar. Eles também obtêm água de seus alimentos. A dieta da baleia consiste principalmente em peixes, que possuem um teor de sal semelhante ao do corpo da baleia. Quando seu corpo quebra a comida, a água é um dos subprodutos, e sendo assim, a água derivada de sua comida não é muito salgada.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 
Comentários
Carregando...