Passarinho fofo: conheça o Shima-Enaga a ave que mais parece ter saído dos contos infantis

Estes adoráveis e minúsculos passarinhos mais parecem bolinhas de neve fofas sendo uma espécie de Chapim especifica do Japão. Branquinhos com pequenos detalhes escuros, seus olhos perfeitamente redondinhos e pretos dão o toque especial ao lhe conferir uma expressão meiga, similar aos personagens dos desenhos animados. Conheça o Shima-Enaga da ilha Hokkaido no Japão.

Table Of Contents

O passarinho Shima-Enaga em toda sua fofura

shima enaga 780x470 1

Este pássaro adorável e muito mimado pelo povo japonês, tem uma aparência de bichinho de pelúcia, com seus olhos negros redondinhos, bico curto e plumagem branca fofa.

Aliás o seu pequeno tamanho, cerca de 13 cm contando com a cauda, contribui para aumentar o seu encanto e fazer sucesso entre os turistas, que adoram publicar suas fotos na internet.

O Shima-Enaga de Hokkaido difere dos seus primos Europeus, conhecidos pelo nome de Chapim-rabilongo, devido a sua pelagem e por não ter a popular listra preta sobre os olhos que lembram largas sobrancelhas subindo em direção a cabeça.

Além disso os Chapins da Europa se caracterizam por serem donos de uma plumagem colorida que podem variar do cinza, marrom e preto, tradicionalmente. Ao mais belo tom de azul ou laranja intenso dependendo da subespécie.

Você também pode se interessar por:

O xodó de Hokkaido

shima

Inegavelmente o pequeno passarinho rechonchudo é o xodó dos japoneses, principalmente para os habitantes de Hokkaido que cuidam deles com carinho.

Normalmente os Shima-Enagas costumam se aglomerar em torno das estradas arborizadas e, durante o longo e nevado inverno, se misturam ao branco cintilante da neve. Saltitando no chão ou nos galhos das árvores sem folhas a procura de alimento.

Afinal este mini pássaro adora comer de insetos, principalmente as aranhas ocultas nos galhos secos das árvores, que muitas pessoas detestam. Mas o Shima-Enaga não recusa um agrado a base de frutas e grandes sementes como as avelãs, ricas em gordura.

Tanto que para observar este passarinho o melhor lugar são os parques e bosques, principalmente os que tiverem aveleiras, árvore de sua preferência.

Além disso, admirar estes passarinhos com suas acrobacias aéreas é uma diversão, pois são ágeis, cheios de energia e acostumados a se moverem em bandos de 20 a 30 aves cantando alto e fazendo malabarismos surpreendentes.

Entretanto não se engane, apesar de sua aparência doce e frágil o Shima-Enaga é resistente ao frio conseguindo criar suas ninhadas numerosas formadas de 7 a 10 ovos por vez.

 Aliás uma curiosidade sobre a pequena ave é que os casais que não puseram ovos ajudam outros casais a criar seus filhotes, dando um exemplo de solidariedade.

Assim a população deste passarinho é sempre volumosa, aumentando bastante todos os anos, para felicidade do povo japonês, que adoram retratar o Shima-Enaga em pinturas mostrando o inverno branco ou a primavera colorida pelas flores de cerejeira.

A melhor época para ver estes passarinhos

1786f0c188be8579276cca4812e26e9c

Embora o Shima-Enaga seja um tipo de Chapim-rabilongo que só existe no Japão, em número abundante na ilha de Hokkaido.

O passarinho pode ser visto o ano todo, porém é no período da primavera que costuma estar mais agitado, devido a fartura de alimento.´, principalmente para os filhotes nascidos no final do inverno.

Além disso, o inverno no Japonês apesar de lindo, coberto de neve, costuma ser bastante rigoroso e com muitas chuvas. Desta forma o clima pode atrapalhar, reduzindo as chances de passeios turísticos com o intuito de ver o adorável Shima-Enaga e suas incríveis acrobacias.

Créditos de imagem: shima_enaga-780×470-1.jpg (1200×723) (floresepoesias.com); gf.jpg (480×480) (bp.blogspot.com); 1786f0c188be8579276cca4812e26e9c.jpg (700×400) (pinimg.com); Capa: daf2c23868bda8b6de6724977aa194e5.jpg (1080×1080) (pinimg.com)

Comentários
Carregando...