7 Perguntas infantis que deixam os adultos sem resposta

A maioria das mulheres ao se tornarem mães raramente imaginam os desafios que terão que enfrentar. Para quem acha que se levantar de madrugada para trocar fraldas ou amamentar é o período mais difícil, se engana. Separamos aqui algumas perguntas infantis que deixam a maioria dos adultos sem resposta.

Perguntas infantis que deixam os adultos numa saia justa

perguntas infantis

Até os dois anos de idade os pequenos apenas balbuciam, porém é também neste período que a criança costuma dizer a sua primeira palavra, deixando a família encantada. Entretanto depois que começam a falar, logo começam as perguntas e chegam a ser 300 por dia! Além das dúvidas frequentes e grande curiosidade, a medida em que vão descobrindo as respostas, também aprendem a chegar as suas próprias conclusões surgindo assim os comentários, muitas vezes engraçados, criativos e quase sempre constrangedores para os pais se feito na presença de estranhos.

1 Por que aquela pessoa é gorda?

Obeso

Sim, essa pergunta ou qualquer outra do tipo vai acontecer, como por exemplo: por que ele é careca? ou por que ela não tem um braço? E, invariavelmente, pegar quem estiver com a criança totalmente de surpresa, causando a maior saia justa. Entretanto o melhor a fazer é conversar com o pequeno quando a questão surgir, explicando que cada pessoa é diferente da outra. Algumas são altas outras baixas e alguns são magros e outros não. Mas é fundamental mostrar para a criança, de maneira simples, que as vezes as pessoas são diferentes devido alguma doença e apontar estas características podem magoar o outro. Então deixe claro para a criança quando tiver dúvidas precisa primeiro perguntar em particular para os pais e nunca apontar às pessoas.

2 Por que eu não posso mentir, mas gente grande que pode?

mentiras

Outra pergunta infantil difícil de responder, não importa se sozinha com a criança ou cercada de gente. Geralmente os pequenos fazem esse questionamento quando flagram um adulto mentindo e não adianta tentar explicar as tais “mentiras brancas” a eles. O melhor a fazer é mostrar que os adultos também não devem mentir, mas que todos cometem erros, sejam pequenos ou grandes e, se possível, que o adulto em questão peça desculpas pelo erro. Isso ensina a criança que errar acontece e que o certo é reconhecer e se corrigir.

3 Mãe eu sou criança, por que tenho que dormir sozinho no meu quarto se tenho medo e meu pai que é grande pode dormir com você?

Medo do escuro

Toda criança tem medo de dormir sozinha, seja por causa do escuro ou devido a pesadelos, o importante é acolher os pequenos durante o processo. Entretanto essa pergunta infantil, apesar de inteligente também é de difícil explicação. O melhor é explicar que papai assim como a mamãe são muito grandes para dormir em uma cama pequena como a da criança. Além disso, é importante acolher os pequenos nos momentos de medo, deixando claro que eles sempre podem procurar os pais quando precisarem. Isso vai acalmá-los e ajudá-los a enfrentar suas inseguranças devido a certeza que terão apoio e proteção da família.

Você também pode se interessar por:

4 Por que as pessoas morrem? E o que acontece quando a gente morre?

Morte

Essa pergunta costuma aparecer em momentos de perda, seja de um familiar ou de um bichinho de estimação. A forma mais adequada é explicar para a criança que a morte acontece quando o corpo para de funcionar, ou seja, quando o coração para de bater e paramos de respirar, dormindo e não acordando mais. É bom dizer que geralmente isso acontece quando o corpo já viveu bastante e está velho, para não causar um medo precoce na criança de que isso vá ocorrer com ela a qualquer momento.

Agora, caso a família deseje envolver as crenças pessoais como forma de explicação para o que vem depois da morte, isso é uma questão muito particular e cabe a cada família saber o que dizer e como orientar a criança neste sentido.

5 As meninas também têm pintinho?

Pintinho

Essa pergunta infantil é uma certeza, entre as muitas que virão. A melhor forma de responder é com a verdade, mas de maneira simples. Além disso, explicar um pouco sobre as diferenças entre a fisiologia física de cada um vai ajudar a criança a entender melhor seu próprio corpo e a não ter vergonha de tirar outras dúvidas sobre ele a medida em que cresce.

6 Por que o cocô é marrom?

cocô

 

Então, esta é a pergunta infantil que só a internet pode ajudar a responder e não tenha vergonha em admitir que não sabe. Aliás convide a criança para ajudar a pesquisar e resolver o mistério. Esse momento é ótimo para a família descobrir coisas novas, mesmo que um pouco estranhas as vezes, e passar um tempo juntas. Além disso a criança percebe que os pais não possuem todas as respostas mas dão o exemplo de que estão sempre dispostos a ajudar.

7 De onde eu vim?

Cegonha

Toda criança tem essa curiosidade e o ideal é explicar com a verdade ao invés de optar pela clássica: a cegonha te trouxe ou algo assim. Diga a verdade de maneira simples, que o pequeno veio da união de duas sementinhas uma do papai e outra da mamãe. E que essa sementinha só consegue crescer na barriga da mamãe.

Acredite essas ainda são as perguntas infantis mais fáceis, mas terão outras mais complicadas, constrangedoras ou divertidas. Por exemplo: se os anjos moram na cidade deles no céu, quando eles fazem cocô como é que não cai na nossa cabeça? E a clássica: o que é namorar? As respostas, de preferência, devem ser simples e sinceras dentro do possível. Mas acima de tudo, a criança deve ser estimulada a questionar, a ser curiosa e a pensar sobre as coisas que a cerca, isso é importante para o seu desenvolvimento por mais exaustivo que seja para a família.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Comentários
Carregando...