Por que a água não tem cheiro, gosto nem cor?

Na escola as primeiras definições que as crianças aprendem sobre as características da água são que ela deve ser incolor, inodora e insípida, ou seja sem cor, sem cheiro e sem gosto. Mas como e porque a água é assim? Conheça algumas das razões possíveis.

A cor da água

cordaagua


A água não tem cor. Uma afirmação que crescemos ouvindo, mas segundo um estudo da Universidade de Darmouth, nos Estados Unidos isso não é bem verdade.

A cor da água pura, de acordo com os especialistas americanos, seria azul porém em um tom tão claro que fica imperceptível.

A visão humana só é capaz de ver a cor azul da água em locais específicos como em piscinas de fundo branco, geleiras com buracos de neve e, nos mares devido a grande quantidade de água presente e com a areia branca no fundo.

Inegavelmente algas, lama, detritos e outras plantas aquáticas alteram a cor da água em rios, lagos e mares para verde e tons amarronzados, mas se esses agentes fossem retirados a cor da água é um azul translucido.

A razão da cor da água ser azul tem relação com uma teoria cientifica sobre propagação de energia, ou seja, á agua absorve todas as cores da luz porém só reflete de volta a cor azul.

Em resumo a luz é composta por sete cores primárias, as mesmas que observamos durante um arco-irís.

Essas cores possuem ondas que vibram com frequencias diferentes uma das outras e a água abosrve algumas ondas de cor, mas o azul a água não consegue reter e a reflete.

Então na próxima vez que alguém afirmar que a água é incolor, a verdade não bem assim.

O cheiro da água

cheirodaagua


A água é o principal item que compõe o nosso corpo. Sem ela não existiria vida em lugar nenhum.

Curiosamente, apesar de todas as coisas terem um aroma especifico na natureza, mesmo que alguns sejam imperceptíveis ao nosso olfato, a água ela é inodora, ou seja, sem cheiro.

Isso ocorre porque o odor serve como um alerta para os animais, pois é pelo cheiro que eles identificam o é comestível do que não é.

Contudo, no caso da água, quando ela apresenta algum tipo de odor significa que está contaminada por bactérias ou outras substâncias e, portanto, não está mais pura.

Esta condição torna a água, na maioria das vezes, impropria para beber, entretanto, é claro que existem certos agentes patogênicos na água que nosso olfato não consegue detectar capazes de causar sérias doenças no organismo como disenteria e hepatite.

Desta forma toda a água antes de ser consumida deve passar por um tratamento que a torne própria para o consumo humano, sendo o mais simples a fervura.

Portanto em caso de dúvidas, antes de beber a água de fontes e rios, deve-se fervê-la primeiro, mesmo que esteja cristalina e inodora.

Mas e aquele odor maravilhoso que sentimos quando nos aproximamos de rios e cachoeiras? ou o perfume maravilhoso da chuva? Nestes casos especificamente, o cheiro não é exatamente da água, mas da terra, pedras e plantas ao serem molhadas.

Aliás esse perfume da terra e grama molhados ou cheirinho de chuva, chama-se Petricor.

Você também pode se interessar por:

O sabor da água

sabordaagua

Todos os alimentos para terem sabor precisam ter em sua composição substâncias que estimulem nossas papilas gustativas contidas na língua.
Sabores como doce, salgado, azedo ou amargo, por exemplo.

Entretanto a água é uma substância neutra e não contém em sua composição nada que cause este estímulo de sabor.

Aliás se a água tivesse sabor devido a presença destes elementos palatáveis, certamente não seria mais o diluente universal, perderia sua neutralidade e não poderíamos ter a água como principal componente do nosso organismo.

Entretanto houve uma época em que alguns especialistas do mundo cientifico acreditavam que a água destilada poderia apresentar algum tipo de sabor.

Assim no ano de 1920 acumulavam-se inúmeros registros de provas que a água podia mudar de sabor, de insipido para doce ou amargo, principalmente, quando bebida depois de ingerir algo ácido ou salgado.

Então com base nestas pesquisas foi descoberto que até a saliva pode saborizar a água, isto porque a nossa saliva possui gosto porém nossa boca já está acostumada e portanto não o percebe mais.

Contudo ao bebe água, ela neutralizaria o sabor persistente nas papilas gustativas, tornando limpas e ativas para novos sabores, porém neste processo a impressão que o nosso paladar tem é que a água está saborizada.

Por outro lado, as pesquisas no mundo cientifico não param e em 2000 pesquisadores chegaram a uma surpreendente conclusão que a água é possível de ser saboreada, pois assim como os insetos e os ratos, partes do cérebro humano pareciam responder ao estimulo do provável gosto da água.

Ainda de acordo com os cientistas o fato de insetos e mamíferos conseguirem degustar a água seria uma forma encontrada pelo organismo de estimular a ingestão deste liquido fundamental para a saúde.

Nesse ínterim, enquanto novas pesquisas não são publicadas quanto as características da água, melhor a fazer é evitar consumir o liquido se estiver com mau cheiro, cor alterada ou gosto estranho.

Créditos de imagem: Pixabay e Bing Images

Comentários
Carregando...