Por que nossos ouvidos estalam?

Existem três seções principais do ouvido: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. Sua pergunta está relacionada ao ouvido médio e à área ao redor do tímpano.

O espaço da orelha média é bem vedado, embora o ar possa entrar e sair desse espaço pela abertura e fechamento da trompa de Eustáquio (a trava que liga a orelha média à parte posterior da garganta). A maioria de nós pode fazer isso bocejando ou abrindo as mandíbulas, o que geralmente resulta em nossos ouvidos “estalando”.

 

Seus ouvidos estalam por causa da diferença de pressão entre o ar externo e o ar dentro do espaço do ouvido médio. Você tem uma pequena quantidade de ar selada no espaço do ouvido médio. E depois há todo o resto do ar lá fora, na atmosfera.

 

De baixo para cima

Normalmente, a pressão do ar no ouvido médio e na atmosfera é muito semelhante ou, pelo menos, não é diferente o suficiente para causar problemas. À medida que você aumenta a altitude (em um carro subindo a serra, subindo em um elevador ou decolando em um avião), a pressão do ar na atmosfera diminui, tornando o ar “mais fino”, enquanto a pressão do ar no meio ouvido permanece relativamente inalterado.

Isso pressiona o tímpano à medida que a pressão do ar no ouvido médio se expande em relação ao ar ao seu redor. Essa expansão causa não apenas o desconforto que você sente antes de seus ouvidos “estalarem”, mas também dificulta a audição, porque a pressão nos tímpanos dificulta a transmissão do som.

Não há altitude específica na qual seus ouvidos estalam, e durante subidas rápidas, como durante a decolagem de um avião, talvez você precise equalizar ou “estourar” seus ouvidos algumas vezes para acompanhar as mudanças de pressão.

 

De cima para baixo

O inverso pode acontecer quando você desce em um avião ou desce uma colina. O ar na atmosfera aumenta em densidade na descida, enquanto a pressão do ar no espaço do ouvido médio permanece baixa, como se estivesse em uma altitude mais alta. Isso força a pressão no tímpano e faz com que ele se retraia para dentro, em vez de aumentar para fora na subida, até que seus ouvidos estourem para tornar a pressão semelhante entre o ouvido médio e a atmosfera.

 

Você também pode gostar:

 

Você pode ter algum problema se estiver fazendo uma subida ou descida significativa e tiver uma infecção por resfriado no ouvido. O muco de uma infecção pelo resfriado ou pelo ouvido pode bloquear a trompa de Eustáquio, dificultando a equalização adequada dos ouvidos. Isso pode fazer com que seus ouvidos doam com pequenas mudanças de altitude e o tímpano é empurrado para dentro (na descida) ou para o exterior (na subida).

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

Comentários
Carregando...