Por que o uso de máscara facial por 100% da população é crucial no combate ao coronavírus?

O uso público da máscara facial tem sido comum na China e em outros países da Ásia desde o início do novo surto da doença por coronavírus. Agora, como o Brasil apresenta um número crescente de casos e mortes confirmados de COVID-19, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras caseiras por toda população.

 

Protegendo os outros, não você

Probabilidade de Contágio

A maioria dos especialistas falam da importância de utilizar a máscara facial. Keane Veran, co-fundador de CEO da empresa Oura, em entrevista para a Healthline, fala que “as máscaras devem ser usadas sempre que você estiver em público ou nas proximidades. As máscaras agem como uma barreira física para proteger você e outras pessoas contra partículas virais e bacterianas. Muitas pessoas inconscientemente infectam outras pessoas, espalhando germes por tossir ou tocar outras pessoas”.

E continua: “Você pode sair em áreas públicas sem máscara facial, se não houver ninguém por perto. Caso contrário, independentemente de estar próximo ou espaçado, você deve usar uma máscara com outras pessoas ao redor. Isso é precaução e cortesia para você e para os que estão por perto.”

 

O uso da máscara facial se compara ao benefício de tossir ou espirrar em seu cotovelo. Utilizar máscara é bom por reduzir em quase 100% a respiração que espalha o vírus no ambiente, e também reduz a transmissão oral, impedindo que o vírus entre no nariz ou boca, caso você toque em uma superfície contaminada e coloque a mão no rosto.

 

As máscaras de pano não são respiradores

As máscaras N95, usadas por profissionais médicos que entram em contato próximo com aqueles com COVID-19, são realmente respiradores.

Eles formam um selo apertado sobre o nariz e a boca e filtram todo o ar que entra ou sai.

As máscaras facial de pano, por outro lado, são muito mais semelhantes às máscaras cirúrgicas, que não são herméticas e destinam-se principalmente a impedir que os profissionais de saúde espalhem germes para os pacientes.

As máscaras de pano protegem o meio ambiente do usuário, enquanto as máscaras do respirador N95 protegem o usuário do meio ambiente.

 

Como usar e cuidar de sua máscara facial caseira

A recomendação é que máscaras caseiras devem ser usadas somente por 2 horas no máximo. Para usá-las novamente, é necessário lavá-las, minimizando assim, o risco de contaminação.

Você também pode gostar:

Lave regularmente sua máscara facial – O ideal é lavá-la entre cada uso com em uma mistura de água sanitária com água potável em uma proporção de 50 para 1, por aproximadamente 30 minutos. Após, lave no tanque com água e sabão ou na máquina de lavar. Em seguida, seque a máscara em uma temperatura alta. Ter mais de uma máscara minimizará facilitará.

Verifique se a máscara cobre o nariz e a boca – Certifique-se que a máscara está cobrindo bem seu nariz e boca. Tente ao máximo não deixar frestas que permitam a passagem de ar.

Mantenha a máscara sempre que estiver em público – Não remova a máscara ou a puxe para baixo para conversar com alguém. Uma dica é verificá-la antes de sair de casa ou do carro. Se a máscara precisar ser ajustada, faça os ajustes apropriados em um ambiente seguro.

Evite tocar na máscara depois de colocá-la no rosto – Se você precisar tocá-la, verifique se suas mãos estão limpas lavando-as com água e sabão ou usando álcool gel.

Uma máscara facial não substitui o distanciamento físico – Lembre-se, você ainda precisa manter pelo menos 2 metros de distância entre você e outras pessoas.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Crédito Imagem: pixabay

Comentários
Carregando...