Remédios bizarros mas eficazes

A maioria dos medicamentos costumam ter sua origem em ervas medicinais. Mas alguns remédios bizarros porém eficazes  tinham ingredientes bem diferentes e já fora usados e receitados por médicos de muitos países.

Teias de Aranha

os índios norte americanos usavam teias de aranha para cicatrizar cortes profundos e isso entrou na medicina tradicional no início do seculo XIX. Os médicos colocavam as teias em cortes profundos pois acreditavam ser anticoagulante e cicatrizante.

Atualmente os cientistas modernos comprovaram que este material biológico realmente possui essas propriedades curativas e estudam como aplicá-las em medicamentos novos.

Alimentos Mofados

Os furúnculos eram tratados na China antiga por volta de 500 a.C. com aplicação de coalhada de soja embolorada. Eles acreditavam que reduzia a inflamação. Na Pérsia o pão mofado era prescrito como antibiótico para diversos males. Graças a estes remédios bizarros mas eficazes observados por Alexander Fleming em 1928  nasceu a penicilina. Ele descobriu que alguns fungos tinham o poder de destruir bactérias nocivas ao homem.

Óleo de Cobra e Enema de Café

No início do século XIX, os Chineses usavam o óleo extraído da gordura de cobras para tratar dores articulares, artrites e reumatismos. Isso porque o óleo deste animal também é rico em ômega 3 que tem ação antiinflamatória responsável pelo alívio dos sintomas das doenças.

O enema ou a introdução de líquido quente por via anal para tratamento de prisão de ventre ainda é muito usado, mas no século XVII os médicos recomendavam que fossem injetados uma mistura de ervas com mel e até café como remédio. Os nobres, quando constipados, chegavam a aplicar substâncias perfumadas para amenizar o odor das fezes.

Remédios Bizarros mas Eficazes

Uma infusão feita com folhas de urtiga era usada, na época dos nossos avós, no couro cabeludo para tratar a queda capilar. Cientificamente a urtiga possui vitaminas A,C e D além de minerais como ferro, magnésio e altos níveis de proteína que são importantes para a saúde dos cabelos. Porém este vegetal contém altas doses de sílica, substância tóxica, o que restringe o tratamento.

 

Você também pode se interessar por:

 

E para aqueles que costumam ficar enjoados quando viajam de carro que tal substituir comprimidos por azeitonas? Ricas em taninos, elas ajudam a reduzir o excesso de salivação  o que aumenta a náusea e a vontade de vomitar. Antes de viajar comer um punhado de azeitonas geladas pode garantir um passeio feliz. Receitas de tratamentos antigos e novos, alguns talvez valha a pena testar.

Crédito imagem: pxhere

Comentários
Carregando...