Rinite ou Coronavírus: dicas essenciais sobre o que fazer

A rinite alérgica, por excesso de pólen no ar, pode ocorrer apenas em algumas estações do ano, mas existe uma parcela da população que sofre deste problema o ano todo pois tem contato diariamente com os agentes alérgenos, que podem não ser o pólen mas fungos, ácaros, poeira doméstica e até insetos como baratas.

Mas no momento em que o mundo enfrenta uma pandemia de covid-19, cujos sintomas mais visíveis são tosse, espirros e coriza, exatamente os mesmos de uma rinite alérgica, fica difícil distinguir a diferença.

Rinite ou Coronavírus: dicas essenciais sobre o que fazer pois isto gera medo para quem presencia estes sintomas nos outros e, gera constrangimento, para o individuo que está sofrendo com a alergia, facilmente confundida com covid-19.

Rinite Alérgica

O nariz tem como função umidificar o ar antes de ir para os pulmões e filtrar as impurezas para que elas não penetrem no organismo. Entretanto as pessoas alérgicas tem uma resposta imunológica muito intensa a estas partículas que entram nas narinas e que ficam em contato com as mucosas.

Contudo o principal agente causador de rinites alérgicas em pessoas pré dispostas são a poeira, mofo, ácaros, pólen, barata, epitélio, saliva de animais domésticos, pelos das roupas de lã, de tapetes, cortinas e de animais.

A alergia pode apresentar duas fases: a primeira, é a imediata e começa minutos após o contato com os alérgenos; e a segunda é a fase tardia ou inflamatória, que acontece entre quatro e oito horas após o contato com o agente sensibilizador como a poeira doméstica ou fungos.

Inegavelmente os sintomas mais frequentes são coriza, nariz entupido com prurido,tosse seca, olhos vermelhos e lacrimejantes com coceira e espirros intensos, mas quando a fase de exposição a componentes causadores de alergias termina,os sintomas somem.

Além disso medicamentos determinados sob orientação médica do tipo anti-histamínicos ajudam na redução do mal estar e sintomas.
Porém nos casos crônicos, as reações podem ser mais fortes e mais constantes e ainda terem efeitos colaterais a longo prazo como perda do olfato e paladar.

As alergias sazonais, ou seja, que são mais intensas em certas estações do ano como primavera, verão e outono, podem aparecer em qualquer idade, mas na maioria das vezes surgem até a adolescência, raramente após os 40 anos.

Aliás um estudo publicado em 20 de agosto de 2016 na revista BMC Pediatrics, diz que crianças com alergia alimentar apresentam um maior risco de desenvolver rinite alérgica. Desta forma os alimentos mais comuns de causarem reações alérgicas com sintomas respiratórios como de rinite e asma são crustáceos, ovos, soja, leite de vaca, trigo e alimentos industrializados que contenham o realçador de sabor glutamato monossódico.

Além disso certos medicamentos também podem causar sensibilidade e reações semelhantes como Acido acetil salicílico(AAS), dipirona entre outros. Em resumo, é fundamental procurar um médico na hora de fazer qualquer tipo de tratamento.

Coronavírus

O Coronavírus é formado por várias cepas diferentes de agentes patogênicos que causam infecções respiratórias, algumas cepas atingem animais silvestres enquanto outras infectam seres humanos.

Todavia o primeiro caso de infecção humana ocorreu na China no fim de 2019 e desde então o vírus foi mutando até aparecer este novo agente do coronavírus causador da doença Covid-19, muito perigoso, principalmente para pessoas idosas ou com alguma comorbidade como diabetes, síndromes que causem imunodeficiência e doenças respiratórias preexistentes como asma, bronquites e tuberculose.

Além disso os profissionais da área da saúde, que atuam diretamente auxiliando os doentes infectados, também fazem parte do principal grupo de risco.

Inegavelmente as principais medidas para conter a proliferação do vírus são baseadas na prevenção, ou seja, lavar as mãos, nunca levar as mãos ao rosto sem higienizá-las antes, ao tossir proteger a boca com um lenço ou com o antebraço e se estiver doente de alguma forma evite contato com outras pessoas mas, caso não possa evitar use máscara de forma correta, trocando-a de três em três horas. Além disso, evite aglomerações e compartilhar itens como copos, canudos e talheres.

Os sintomas iniciais do COVID-19 são febre, tosse, coriza, dor no corpo, garganta dolorida e nos casos mais graves dificuldade respiratória significativa que evolui para uma pneumonia.

Em primeiro lugar a principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato direto com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de gotas de saliva através da tosse ou espirros e por meio de secreções da coriza.

Além disso Ambientes não higienizados corretamente também são fontes de contaminação como maçanetas, corrimãos, caixas de papelão, canudos, copos e talheres com saliva infectada.

Em princípio ainda não existe vacina nem uma cura para o covid-19, apesar de cientistas, médicos e pesquisadores do mundo inteiro estarem trabalhando nisso diariamente.

Desta forma o melhor a fazer é procurar atendimento médico caso sinta sintomas como febre e dificuldade respiratória ou simplesmente respeitar o pedido de quarentena ficando em casa.

Você também pode se interessar por:

 

Rinite ou Coronavírus: dicas essenciais sobre o que fazer

Para aquelas pessoas que não podem ficar de quarentena como agentes da saúde, farmacêuticos, trabalhadores de supermercados, caminhoneiros, entre outros, ou, para aqueles que precisam sair de casa para outros fins como ir ao mercado ou farmácia  mas que sofrem de rinite alérgica, é fundamental o cuidado com a higiene e, se pode fazer uso de algum medicamento que auxilie na redução dos sintomas, sob orientação médica, utilize.

Porém o principal item que não deve ser esquecido é a máscara, que deve ser usada da forma correta, bem ajustada ao rosto e trocada a cada três horas devido aos espirros.

Mesmo sendo apenas uma rinite, o uso da máscara é uma dica essencial sobre o que fazer neste momento da pandemia de coronavírus e de medo generalizado, pois é impossível, devido aos sintomas similares, distinguir as patologias. Além disso, o constrangimento deve ser substituído por consciência, é importante se preservar para preservar o outro.

Comentários
Carregando...