Satélite TESS localiza planeta parecido com a Terra

A NASA, agência espacial dos Estados unidos, anunciou na última segunda-feira (06) que o satélite TESS, responsável pela exploração de planetas que sejam parecidos com a Terra, tem feito grandes descobertas.

Uma das descobertas é o planeta batizado como “TOI 700 D”, que tem aproximadamente o tamanho da Terra (20% maior) e fica localizado em a uma distância que possibilite a existência de água no estado líquido em sua superfície.

O planeta TOI 700 d fica em um sistema solar relativamente próximo ao nosso e foi a primeira descoberta de TESS que iniciou sua missão em 2018, para identificar planetas que tenham tamanho parecido ao nosso e orbitem sistemas solares próximos ao da Terra.

Distante apenas 101,5 anos luz de nós, TESS identificou também outros dois planetas, o “TOI 700 b” e o “TOI 700 c”, que orbitam a mesma estrela, porém apenas o “d” está na área considerada habitável. TOI 700 d completa uma órbita ao redor de seu sol em 37 dias e recebe 86% da energia solar, comparada a que a Terra recebe do sol.

Você também pode gostar:

Os astrônomos da NASA estão eufóricos com as descobertas do TESS e tentam entender a atmosfera do planeta para saber que tipo de ambiente ele possui. Em 11 meses de dados, a estrela deste sistema não apresentou explosões solares, aumentando ainda mais a possibilidade do local ser habitável.

Ainda essa semana, a NASA anunciou outra descoberta realizada  pelo TESS. O satélite localizou seu primeiro planeta que possui dois sóis.

Comentários
Carregando...