Sequoia: os fósseis vivos da natureza.

Para quem gosta de uma aventura e acredita que passar o dia em meio a uma floresta não é interessante, engana-se. A floresta de Sequoias no estado norte americano da Califórnia é uma viagem no tempo.

Surpreendentemente composta por árvores gigantes com cerca de 80 metros de altura e troncos que possuem o tamanho de uma pequena casa, com mais de mil anos de idade, são de tirar o fôlego.

Fósseis vivos

usa 1669704 1920

As Sequoias são consideradas verdadeiros fosseis vivos pois existem registros destas árvores no período da era do gelo, cerca de dez mil anos atrás.

De fato as Sequoias são originais da América do Norte por isso não é surpresa que a árvore mais antiga do mundo, com cerca de 4.650 anos de idade, se encontre no Parque Nacional da Sequoia.

Criado em 1890, na cadeia de montanhas chamada Sierra Nevada em meio ao estado da Califórnia, tem como objetivo preservar a espécie e permitir que as pessoas conheçam estas árvores gigantes.

Afinal devido ao crescimento populacional e as derrubadas das florestas com o objetivo de abrir espaço para as cidades, atualmente as Sequoias gigante são consideradas em extinção.

Assim o local recebe aproximadamente 1 milhão de visitantes ao ano, sendo que sua maior atração é a árvore chamada General Sherman.

Aliás esta Sequoia possui incríveis de 83 metros de altura e seu tronco pesa cerca de 1400 toneladas.

Inegavelmente, seria o mesmo peso de 24 tanques de guerra empilhados uns sobre os outros.

Contudo já se tem conhecimento de árvores ainda mais altas com 115 metros de altura e 12 metros de circunferência.

Com toda a certeza se fosse feita uma comparação desta árvore com o maior dinossauro conhecido chamado Gigantescos amphicoelias, que media 60 metros de comprimento por 20 metros de altura, a Sequoia é visivelmente muito maior em altura.

Assim como não é de se surpreender que exista no parque um túnel aberto no tronco de uma sequoia que caiu em sozinha no ano de 1937.

De acordo com os biólogos a Sequoia já estava com cerca de 2 mil anos de idade quando tombou.

Estes incríveis fósseis vivos são do grupo das coníferas assim como os pinheiros e as araucárias.

De maneira idêntica as araucárias, suas sementes também ficam alojadas em pinhas, e quando estão prontas se soltam do recipiente natural para serem levadas pelo vento, graças a pequenas abas laterais semelhantes a uma asa.

De acordo com os especialistas as sequoias produzem inúmeras pinhas, sendo que cada uma comporta aproximadamente 230 sementes.

Além disso a casca desta árvore é extremamente fibrosa, cheia de sulcos com aproximadamente 60 cm de espessura em sua base o que torna a sua casca bastante resistente contra fogo.

Você também pode se interessar por:

A Sequoia na América do Sul

sequoia brasil

Depois que foi constatado que estas árvores estão em risco de extinção, muitos países resolveram plantar mudas no intuito de ajudar a sua preservação, inclusive o Brasil.

Ou seja, no estado do Rio Grande do Sul foram introduzidos três espécies de Sequoias a 70 anos.

Atualmente a Sequoia gaúcha, localizada na cidade de Canela tem cerca de 40 metros de altura. A América do Sul possui um clima muito similar ao europeu, assim as árvores se adaptaram perfeitamente ao ambiente.

Aliás as Sequoias gigantes também podem ser encontradas na Guatemala, Colômbia e no Chile, porém seus tamanhos e diâmetros não são conhecidos.

A Sequoia na Europa

Sequoia Gigante

Em contra partida a Sequoia gigante chegou ao continente europeu muito antes do que na América do Sul.

Aliás graças ao escocês John D. Matthew que voltou para a Grâ-Bretanha com um carregamento de sementes de Sequoia gigante em 1853, hoje é possível encontrar a árvore em vários países da Europa.

Por Exemplo nas Ilhas Britânicas, no norte da Itália, sul da França e nas florestas da Suíça e Alemanha.

Em contraste com as jovens Sequoias de 70 anos do Brasil, que chegam a 40 metros de altura, as sequoias escocesas variam de 50 a 54 metros e estão com aproximadamente 150 anos de vida.

Além disso o diâmetro destas árvores no continente europeu vão dos 10 metros ao 15 metros de largura.

Contudo em Portugal onde algumas mudas de Sequoias foram plantadas, estrategicamente, para visitação, localizadas em lugares públicos como parques e praças.

Desta maneira esperam conscientizar as pessoas sobre a importância destas árvores para a humanidade 

Dias de Descanso

california 2077525 1280

De fato, estas árvores são tão surpreendentes que no Parque Nacional da Sequoia na Califórnia, existe um Museu dedicado a elas chamado “Giant Forest Museum”.

Desse modo é possível saber mais sobre as Sequoias e como foram usadas do decorrer da história, desde o período em que os índios habitavam a Sierra Nevada, até a chegada dos colonizadores.

Entretanto para quem desejar desfrutar de mais tempo no Parque, é possível passar alguns dias hospedados na pousada Wuksachi Lodge, localizada dentro da reserva de Sequoias.

Porém vale lembrar que o local é bastante procurado no período das férias escolares e durante o verão.

Assim para quem gosta de tranquilidade o melhor é reservar os dias fora da temporada.

Créditos de imagem: Pixabay e Bing Images

Comentários
Carregando...