5 Sintomas de TPM que passam desapercebidos.

Algumas mulheres sabem quando a temida TPM chegou pois apresentam sintomas bem específicos como inchaço abdominal, dores de cabeça e mamas doloridas. Todavia existem mulheres que dizem não ter TPM por não sentirem “nada” neste período que antecede a vinda do ciclo. Mas será mesmo que elas não têm TPM? Separamos alguns sintomas de TPM que passam desapercebidos.

5 sintomas da TPM que podem passar desapercebidos

A TPM ou tensão pré-menstrual afeta a maioria das mulheres de forma física e mental, mudando o seu comportamento e até a saúde. Os sintomas começam entre dez e cinco dias antes da menstruação chegar e, tendem a sumir depois que o ciclo começa ou a medida em que vai acontecendo. Entretanto existem sintomas que passam desapercebidos e algumas mulheres acabam relacionando-os a outras coisas, menos ao período.

1 Falta de memória

Perda de memória

Os esquecimentos as vezes ficam mais frequentes neste período, mas muitas mulheres não associam este sinal com o ciclo, preferindo culpar o excesso de trabalho, preocupações com a família ou mesmo a falta de tempo para descansar e praticar atividades físicas ou outra de seu interesse.

Em contra partida, já se sabe que este é um dos sinais da TPM e a maioria dos especialistas acreditam que ocorra devido as alterações químicas no corpo da mulher durante este período. Assim caso perceba que a memória de repente está ruim e, mesmo, atrapalhando no dia a dia, vale a pena conferir o momento do ciclo antes de se preocupar.

2 Desastrada

Desastrada

De repente tarefas simples se tornam um desafio, como lavar a louça sem quebrar nenhum copo; ou andar pelos lugares sem esbarrar em nada. As vezes parece que tudo o que vem parar nas mãos acaba no chão, como se elas fossem impossíveis de segurar.

Este também pode ser mais um sintoma de TPM que passa desapercebido, confundido com um dia muito azarado ou, simplesmente, com cansaço. Então se isto começar a acontecer, antes de culpar o stress ou o azar, é interessante observar o período do mês e se isto irá se repetir no mês seguinte.

3 Compulsão por certos tipos de alimento

Compulsão por alimento

Aquela vontade repentina de comer um docinho nem se compara a isso. A compulsão por determinados alimentos, geralmente gordurosos ou ricos em açúcar, é muito comum e mais um sinal de que a menstruação está próxima.

Muitas mulheres, que normalmente não se interessam por alimentos fritos ou chocolate e outros doces, passam a desejar esses pratos comendo em quantidades. Sem perceber, estes alimentos acalmam e trazem uma sensação de felicidade.

O desejo por chocolates, principalmente, é explicado devido a queda nos níveis de magnésio no corpo da mulher durante a TPM, isto provoca ansiedade alterando o humor. O cacau presente nos chocolates é uma fonte de magnésio e ao equilibrar o organismo, causa alívio e satisfação.

4 Desinteresse

Desinteresse

Da noite para o dia, literalmente, a mulher pode acordar sem interesse nenhum pelas atividades normais do seu dia a dia e até pelas pessoas com quem se relaciona. Isto pode parecer estranho, mas é mais um sintoma de TPM.

Este desinteresse por coisas e pessoas que antes lhe traziam satisfação e felicidade acontece sem que a mulher tenha consciência ou controle. Isto ocorre devido à queda abrupta dos níveis de sais minerais como cálcio e magnésio e vitaminas, principalmente, do complexo B e E.

Assim caso este sintoma seja notado é bom conversar com o médico especialista que irá receitar um suplemento vitamínico neste período, além disso uma alimentação saudável e mais reforçada auxilia bastante a reduzir ou mesmo evitar estes problemas.

Você também pode se interessar por:

5 Sobrecarga

Sobrecarga

A sensação repentina de estar sobrecarregada física e, principalmente, emocionalmente, é muito comum durante a TPM. Isto acontece devido as carências de nutrientes e a desequilíbrios químicos, principalmente pela queda brusca dos hormônios responsáveis pelo relaxamento e sensação de prazer como a serotonina.

Além disso, somados a isto tem o cansaço e as preocupações normais do dia a dia que acabam se tornando maiores do que realmente são, porque agregam seus efeitos ao sintoma negativo da TPM.

Inegavelmente é claro que nem sempre essas emoções e desequilíbrios serão culpa do ciclo menstrual feminino, entretanto, estes sinais se tornam mais difíceis de controlar durante esta fase. As mulheres, muitas vezes, nem percebem o quanto estão alteradas até que alguém mencione ter notado a diferença.

Nos casos das mulheres em que os sintomas menstruais mais frequentes como retenção de líquido, dores de cabeça e mamas sensíveis não costumam ocorrer e, onde os picos emocionais também não são os mesmos, variando mês a mês, fica muito difícil de serem associados a TPM.

Desta forma, o que importa é a mulher respeitar os seus altos e baixos, independente se são causados por stress ou Tensão Pré-menstrual. Se não estiver em um bom dia, seja físico ou emocional, pondere e respeite seus limites até que tudo se normalize.

Além disso, é importante observar a si mesma e caso perceba que algum destes sintomas ou outras alterações são um sinal da chegada da menstruação, converse com um médico ginecologista e com uma nutricionista, para que esta fase seja vivenciada de forma tranquila e saudável.

 

Crédito de imagem: Pixabay

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Comentários
Carregando...