Torneio Medieval, um esporte para cavaleiros de armaduras brilhantes

Existem modalidades esportivas muito variadas no mundo, mas algumas são mesmo surpreendentes. E se fosse possível viver as histórias infantis como  um cavaleiro numa armadura brilhante lutando com espadas e escudos? Pois bem no Campeonato de Torneio Medieval é possível. Também chamado de Battle of the Nations ou Batalha das Nações, qualquer um pode se transformar em um verdadeiro cavaleiro da Távola Redonda.

Torneios na Idade Média

Torneio Medieval

Os torneios medievais ou Justas eram realizadas na idade média e durante o renascimento, tendo iniciado no século XII, no intuito de divertir a população.

Na época esses campeonatos traziam competidores de vários reinos diferentes da Europa, provocando grande alarde em meio ao povo.

Belos cavaleiros de armaduras brilhantes duelavam entre si para mostrar quem era o mais hábil na arte da espada e da cavalaria.

Porém alguns reis da Europa, juntamente com o Papa Inocêncio II, tentaram acabar com os torneios devido aos ferimentos que os melhores cavaleiros do reino sofriam nas competições e, isso os impediam de guerrear para seus governantes.

Entretanto o sucesso das competições era tão grande que os torneios continuaram do século XII ao século XIV, com muito glamour, ricos banquetes para o vencedor e prêmios em ouro. Atualmente essa modalidade voltou na forma de esporte.

Torneios medievais no mundo

Campeonato atual

Em 2009 na cidade de Kharkiv, ocorreu o primeiro encontro dos participantes das esquipes nacionais de torneios medievais com o objetivo de organizar o primeiro campeonato mundial, que iniciaria no ano seguinte em 2010 chamado de Battle of the Nations ou Batalha das Nações.

O campeonato de torneio medieval, no inicio contava com a participação de poucos países e ocorreu pela primeira vez na cidade de Khotyn na Ucrânia.

Desde então os torneios vem ocorrendo por toda a Europa e já contam com a participação de mais de 25 países, incluindo Brasil e Argentina.

A origem deste tipo de esporte teve inicio na Russia onde muitos eram praticantes de batalhas no modelo medieval usando armas e armaduras de metal e se enfrentavam em locais históricos, usando vestimentas e utensílios fieis aos antigos originais.

Este tipo de vestimenta e armas, respeitando todas as características obrigatórias dos originais medievais são chamados de heráldica.

O Torneio Medieval é uma competição de contato direto, onde os competidores usam armas de metal forjado, sendo que as armaduras completas podem pesar em torno de 30kg.

As armas precisam estar de acordo com uma lista de regras e padrões estipulados pelos organizadores da Battle of the Nations e as equipes nacionais têm que ter no mínimo 8 integrantes e um máximo de 50 cada uma.

Como em todas as competições de outros esportes, se um atleta deseja fazer parte de uma esquipe nacional, precisa se preparar e participar de testes no intuito de ser selecionado.

As equipes depois de completas participam de campeonatos nacionais que irão classificar o melhor time para representar o país no Torneio Medieval mundial.

Torneio Medieval no Brasil

Torneio Medieval Brasileiro

De acordo com as informações da Liga Brasileira de Combate Medieval, no Brasil existem várias equipes treinando em várias partes dos país este esporte e, para os interessados em participar basta entrar em contato com a Liga Brasileira.

Não é necessário preparo físico prévio, nem um biotipo especifico e a própria organização entra em contato com a equipe de interesse do futuro participante.

Entretanto existem categorias masculinas e femininas como na maioria dos esportes. Além disso, menores de 18 anos também podem participar mas na categoria HMBSoft. Outras categorias deste esporte:

Categorias de luta

  • Duelos : São combates individuais, onde o oponente tem que fazer pontos com o uso da arma em um certo tempo. É dividido em subcategorias de acordo com a arma escolhida. Por exemplo: Espada e escudo; Espada longa; Espada e broquel; armas de Haste e Triatlo.
  • Profight: Combate onde todo golpe gera ponto, não precisa ser necessariamente com a arma, mas socos, chutes e cabeçadas. É dividida por peso, como o boxe. Peso Leve até 75 kg; Peso Médio de 75 a 85kg, Peso Pesado de 85 até 95kg e Peso Super pesado acima de 95kg.
  • Buhurt : única modalidade oficial de lutas em equipe. Vence quem derrubar todos o membros da equipe adversaria.
  • SoftCombat: ou HMBSoft possui as mesmas regras do duelo porém sem os equipamentos de aço e atende competidores menores de 18 anos, sendo a idade mínima 12 anos de idade.

Você também pode se interessar por:

Equipamentos

Equipamento

As armaduras e as armas, assim como os escudos são feitos de aço e precisam obedecer às regras, respeitando ao máximo as referências históricas. Não é permitido usar elementos de fantasias na armadura ou acessórios.

As laminas das espadas, machados, escudos, alabardas e broquéis devem ser arredondados e sem fio. Entretanto os escudos são feitos de madeira revestidos de tecido com as bordas de couro.

Os Marshals que são os juizes, fazem a averiguação dos equipamentos para garantir que estejam de acordo com as normas de segurança. Além disso todas as regras e modalidades estão bem especificadas no endereço  http://botn.info/en/

 

 

Crédito de imagem: Liga Brasileira de Combate Medieval https://www.facebook.com/HMBBRASIL/

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...