Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

O Urso-do-sol e o Urso-de-óculos: conheça essas fofuras

Os ursos são uma paixão mundial afinal quem nunca teve um ursinho de pelúcia favorito quando criança? Além disso são sucesso em estampas de camisetas, pantufas e em inúmeros acessórios como pingentes, prendedores de cabelos ou bolsas! Entretanto na realidade esses fantásticos animais também são incríveis e separamos duas espécies únicas. Venha conhecer o urso-do-sol e o urso-de-óculos e escolha o seu favorito!

Urso-do-sol

sun bear gae3928f88 1280

O urso malaio ou Urso-do-sol é uma espécie considerada de porte médio a pequeno quando comparado com outras espécies.

Entretanto este pequeno gigante pesa entre 25 e 80kg com 1,20 a 1,50 de comprimento, ou seja, ainda pode causar muitos estragos se resolver atacar na hora de se defender.

 Aliás a sua mordida é bastante poderosa então não se engane com sua carinha simpática, de orelhas redondinhas e olhar tranquilo. Sem falar das fofas patinhas da frente, charmosamente arqueadas dando-lhe um ar divertido.

 Além disso o Urso-do sol é um dos ursos mais bonitos já registrados com seu pelo negro e lustroso com um detalhe dourado no pescoço até a face formando um círculo, dando a impressão que os raios do sol lhe deram um colar eterno de ouro para exibir.

E embora seja um urso, o Urso-do-sol não hiberna como seus primos de regiões mais frias como por exemplo o urso pardo ou o urso negro. Provavelmente por ser natural de regiões quentes e paradisíacas como Tailândia, Camboja, Bornéu, Vietnã, Laos, índia, Myanmar, Bangladesh e ilhas de Sumatra.

Então caso esteja pensando em conhecer algum destes lugares, se tiver sorte talvez consiga ver um destes impressionantes animais na natureza. Pois, infelizmente, devido ao desmatamento já está classificado como em extinção.

Embora as fêmeas tenham com frequência dois filhotes a cada gestação, que leva de 95 a 174 dias, por causa da escassez de alimento nem sempre as crias sobrevivem.

Porém quando tudo á certo os ursinhos são dependentes da mãe durante mais de um ano, fazendo com que ela evite nova gestação neste período.

Aliás sabe-se que em cativeiro estes animais podem viver até 30 anos, enquanto na natureza podem viver cerca de 15 a 20 anos.

Você também pode se interessar por:

Urso-de-óculos

urso de oculos

O Urso-de-óculos ou Jukumari é uma espécie nativa da América do Sul e o seu nome vem da sua pelagem diferente, pois os pelos ao redor dos olhos são de uma coloração bem mais clara do que o preto do resto do seu corpo. Assim este simpático e ,geralmente amigável, urso parece estar usando óculos o tempo todo.

Entretanto a pelagem clara as vezes se espalha por toda a face, pescoço e peito podendo gerar dúvidas a pessoas que não estão familiarizadas com a espécie. Por esta razão que seu nome em grego “Tremarctos Ornatus” significa urso ornamentado ou decorado, fazendo referência a sua pelagem peculiar.

Aliás o urso-de-óculos apesar de ser considerado de porte médio, os machos podem chegar a pesar 200kg, enquanto as fêmeas chegam a “delicados” 82kg se comparados.

 Entretanto apesar de serem considerados carnívoros, apenas cerca de 5% da sua alimentação é composta de carne, o resto são insetos, frutas, sementes e folhas.

Embora o urso-de-óculos possa ser encontrado em toda a América do Sul, o melhor habitat para este animal são as florestas úmidas de montanha, entre 500 a 2000 metros de altitude. Outra curiosidade sobre este urso é sua capacidade de construir ninhos onde costuma esconder alimentos, descansar e proteger os filhotes.

Além disso os ursos-de-óculos são geralmente amistosos, mas as fêmeas tendem a ser muito protetoras com os seus bebês, adquirindo um comportamento mais cauteloso e até agressivo se julgar necessário.

Porém vale a pena ressaltar que a maior ameaça ao Urso-de-óculos ainda é o ser humano devido ao desmatamento, caça ilegal entre outras atividades exploratórias destes animais.

Felizmente as leis ambientais estão mais rigidas hoje do que no passado, mas ainda tem muito trabalho de concientização sobre a preservação destes animais em seu habitar natural, para o bem de todos.

Créditos de imagem: imagem sun-bear-gae3928f88_1280 site pixabay.com ; https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/uma-ursa-e-seu-filhote-sao-vistos-passeando-em-machu-picchu/

Capa: site pixabay.com imagem spectacled-bear-ge876541e7_1920 jpg

você pode gostar também