Vestido de Noiva: Descubra o porquê a noiva se casa de branco em alguns países!

O vestido de noiva branco é o sonho da maioria das mulheres para o dia do seu casamento. Mas nem sempre foi assim, pois já houve época em que as noivas se casavam com vestidos dourados, verdes, vermelhos e até pretos. Aliás em alguns países até hoje os vestidos das noivas são coloridos e muito bordados. Então de onde vem a tradição da noiva se casar de branco?

O vestido de noiva

wedding 964415 640

O vestido da noiva é um dos itens mais importantes de uma festa de casamento, afinal todos os olhares estão voltados para ela neste dia tão especial.

Entretanto em alguns países como Itália, Índia, Peru, Paquistão e Indonésia o vestido da noiva chama a atenção pelas cores exuberantes como o vermelho, verde ou roxo. Inclusive com ricos bordados, também coloridos e cheios de detalhes.

Aliás as noivas que desejam um casamento feliz e cheio de fartura na Itália optam por se casar usando um vestido verde, enquanto na Índia, é o vermelho e dourado que traz boa sorte e riqueza para o casal.

Mas então de onde veio a tradição do vestido branco para o resto dos países? Afinal antigamente o vestido da noiva não tinha uma cor determinada, mas sim o intuito de enaltecer a posição social das pessoas.

Então quanto mais luxuoso e extravagante o vestido de noiva, maior a indicação de prosperidade das famílias que estavam se unindo, pois o casamento era apenas mais um acordo comercial.

Você também pode se interessar por:

A noiva de branco

wedding 2595862 640

Inegavelmente a maioria das pessoas acreditam que o branco do vestido de noiva teria o simbolismo da pureza, inocência e até castidade da noiva.

Mas isto não é realmente verdade, pois este conceito surgiu bem depois que a moda do vestido branco já estava em alta na maioria dos países.

Aliás culturalmente falando a tradição do vestido de noiva branco teria iniciado com a coroação de Napoleão Bonaparte e com o casamento de três grandes rainhas da história ocidental.

Ou seja, a tradição pode ter iniciado no século XVI quando a rainha da Escócia Mary Stuart se casou com Francisco II, rei da França.

Mary teria optado por um belo vestido de noiva branco, não por causa de sua pureza ou castidade, mas para homenagear a sua família materna, cujo brasão tinha o branco como cor predominante.

Entretanto existe outra teoria baseada em relatos históricos do século XVII que mencionam o casamento da futura rainha da França Maria de Médici, filha da famosa família Médici da região da Toscana, na Itália.

Maria usou no seu casamento com o rei Henrique IV um vestido de noiva branco com detalhes dourados e um belo decote quadrado, quando a moda ditava vestidos escuros e fechados até o pescoço.

Ela foi rainha consorte da França por 17 anos, de 1600 a 1617 e ao vê-la se casando de branco com apenas 14 anos de idade, o grande artista e pintor italiano Michelangelo associou a cor branca do vestido de casamento a pureza de Maria de Médici.

Porém o romantismo dos vestidos de noiva brancos, tão estimados, só começou no século XIX, quando a Rainha Vitória da Inglaterra optou por um modelo desta cor ornado com uma bela renda.

E ainda cometeu o ato audacioso de substituir sua coroa por um ornamento de flores nos cabelos, juntamente com um véu.

Embora muito jovem, Vitória era perdidamente apaixonada pelo seu noivo o príncipe Alberto com quem se casou, por amor, em 1840.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que, na época, um casamento entre membros da realeza por amor era extremamente raro.

Além disso o fato de a rainha ter optado por uma vestimenta de cor suave como o branco e ainda com as flores e um véu no lugar da rica coroa, cedeu à noiva a imagem do amor romântico puro.

Inegavelmente a rainha Vitória, que amou seu marido até ficar viúva e seu luto durou toda a sua vida, lançou definitivamente a moda dos vestidos de noiva branco, como tradição.

Créditos de imagem: Pixabay

Comentários
Carregando...