Yellow Jacket : os exploradores urbanos que estão revelando os segredos ocultos nas cidades.

Yellow Jacket ou Jaqueta amarela é o projeto de um casal que resolveu inovar ao se tornarem exploradores urbanos, indo a lugares abandonados e inusitados onde poucos ou ninguém costuma ir, seja por serem assustadores ou pelo difícil acesso. Mas para este casal quanto mais cheio de mistérios e segredos esquecidos melhor. E você já ouviu falar deles e dos incríveis lugares por onde passaram? De castelos repletos de passagens secretas a tuneis assustadores…escondidos nas cidades. Venha conferir.

Exploradores Urbanos

hallway 1245845 1280

Este novo tipo de aventura começou na Europa e acabou chegando no resto do mundo rapidamente. Os exploradores urbanos são pessoas que preferem desvendar os mistérios de lugares abandonados e esquecidos nas cidades.

Geralmente ruinas, tuneis, fabricas e hospitais, a tempos esquecidos, fazem parte dos locais mais procurados, assim como castelos, casas e até galerias de esgotos abandonados são alguns dos espaços explorados.

Mas porque alguém iria se arriscar explorando estes lugares? Bem a maioria dos praticantes deste hobby são apaixonados pelas histórias desses locais e por fotografia, o que transforma o registro destas aventuras em uma forma de arte, além de gerar documentos históricos.

E foi assim que o casal Anton e Ivy se encontraram, se apaixonaram e acabaram criando seu projeto, quase sem querer, chamado de Yellow Jacket: praticando exploração urbana em Lisboa.

Você também pode se interessar por:

Yellow Jacket ou casaco amarelo

yellow jackets exploradores urbanos

Inegavelmente apaixonados por história e fotografia, o casal criou o projeto Yellow Jacket com o intuito de mostrar estas velhas propriedades, geralmente tristes, sob um novo olhar. Mas por que Yellow jacket?  Então, tudo teria começado quando Anton ganhou um casaco amarelo intenso que passou a usar durante as explorações.

Surpreendentemente perceberam que as fotos, geralmente melancólicas e escuras, ganharam vida quando o casaco amarelo estava em cena.

Assim nasceu o projeto Yellow Jacket e, a partir daquele momento, ao registrarem as imagens de dentro de casas, castelos ou ruinas abandonados, os espaços ganharam o toque de luz e cor na presença do casaco pendurado em uma cadeira ou com Anton o vestindo.

 Porém parecia que faltava algo para completar as imagens até que um dia, durante mais uma exploração em uma velha casa, Ivy encontrou um casaco idêntico ao do namorado.

Pronto, naquele momento as fotos que já haviam ganhado cor, agora também ganhavam uma história de amor para dar vida aos espaços escuros e melancólicos.

Desta forma os casacos passaram a ser marca registrada de suas fotos, assim como o romance dos dois, que sempre aparecem abraçados, de mãos dadas ou se beijando em meio as ruinas e objetos esquecidos como velhos perfumes e antigos retratos.

 Aliás um dos locais que mais surpreendeu e encantou o casal foi o Castelo abandonado de Sintra, em Portugal.

Construído por um rico empresário como presente de casamento para a filha, o castelo lembrava os palácios das histórias da Disney. Contudo este tinha muito mais surpresas esperando por eles, pois ao explorarem seu interior descobriram uma passagem secreta em uma das paredes que levava a um túnel subterrâneo.

 No final a passagem misteriosa acabava no interior de uma rica mansão, que também fazia parte do presente de casamento.

A impressionante construção possui três andares repletos de estátuas italianas em mármore, assim como uma piscina e ao lado uma jacuzzi. Além disso, belas escadarias de pedra são adornadas pelas paredes todas cobertas por espelhos que guardavam mais uma surpresa: outra passagem secreta.

Inegavelmente muito bem camuflada atrás dos enormes espelhos, uma porta levava a um quarto-cofre e a um bunker. De acordo com o Ivy e Anton o projeto Yellow jacket, com suas fotos criativas onde eles se inserem no contexto, usando seus casacos amarelo vivo e protagonizando cenas românticas ou divertidas, é uma forma de “preservar as memórias e os sonhos presentes nestes locais…para guardar em fotografias a história que estes locais já não conseguem mais…”

 Que infelizmente estão abandonados e depredados. Tanto que para os criadores do Yellow Jacket estes incríveis locais estão apenas “à espera de um final à altura do seu início.” Aliás no caso do belo Castelo de Sintra e sua mansão adjacente, estão abandonados porque o empresário, dono dos imóveis, faliu.

Portanto a propriedade de 9000 metros quadrados com uma vista privilegiada do mar e da serra, está em posse dos bancos credores devido ao processo de execução da dívida.

E infelizmente ainda está lá, em toda a sua grandeza, aguardando o encerramento desta história para que uma nova comece. De preferência uma que recupere a beleza dos painéis de azulejos, das estátuas e escadarias de pedra italianos, além do seu jardim com árvores floridas.

 Entretanto que por acaso você esteja interessado em praticar exploração urbana como hobby, afinal natureza nem sempre agrada a todos, saiba que é preciso tomar certos cuidados.

O casal do Yellow Jacket assim como muitos outros exploradores urbanos precisam tomar precauções contra mordidas de ratos, morcegos e insetos peçonhentos como aranhas, por exemplo.

 Além disso, alguns locais estão tão deteriorados que pisos e telhados podem desabar, assim como fabricas e hospitais abandonados podem ter materiais cortantes ou contaminados.

Então, antes de mais nada, informe-se sobre esta atividade e antes de pensar em comprar o celular perfeito para as fotos, pense primeiro em um bom par de botas, lanternas e repelentes nunca são demais. Ah, e nunca vá sozinho!

Créditos de imagem: foto 1: pixabay.com – hallway-1245845-1280.jpg ; foto 2: https://www.valinor.com.br/forum/topico/casal-invade-locais-abandonados-e-transforma-ruinas-em-arte-veja-imagens.160001/

Capa: pixabay.com foto : imagem 1851312_1920

Comentários
Carregando...