Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Jequitiranaboia ou cobra-voadora, vocĂȘ conhece este curioso animal?

A jequitiranabĂłia, cobra-voadora ou cigarra-doida faz parte dos mistĂ©rios e belezas da AmazĂŽnia. AliĂĄs este curioso animal Ă© cercado de lendas tanto no Brasil como no exterior. Se vocĂȘ ficou curioso e nunca viu este animal, venha conhecer.

A lenda da JequitiranabĂłia

contaminacion gddd9d1a04 640

A JequitiranabĂłia que em Tupi-Guarani significa “cigarra parecida com cobra” nĂŁo Ă© nem cigarra; nem cobra. Ficou curioso?

 Pois Ă©, na verdade este animal de aparĂȘncia exĂłtica tambĂ©m conhecido por jacarĂ©-namboya, cobra-voadora, cobra-de-asas ou cigarra-doida Ă© um inseto cercado de mistĂ©rios cujo habitat natural sĂŁo as florestas tropicais, mas tambĂ©m sĂŁo muito encontrados na AmazĂŽnia

 Tanto que existe uma lenda brasileira em torno da JequitiranabĂłia sobre ela ser mortalmente venenosa para os homens e animais. AlĂ©m disso seria capaz de secar uma ĂĄrvore completamente ao se alimentar de sua seiva.

AliĂĄs outra lenda bizarra vem da Costa Rica onde segundo a cultura local, uma pessoa ao ser ferroada por uma jequitiranabĂłia deve manter relaçÔes sexuais em atĂ© 24 horas ou morrerĂĄ.  

Mas afinal por que tantas lendas em torno de um simples inseto? Bem a resposta estĂĄ na sua aparĂȘncia Ășnica.

VocĂȘ tambĂ©m pode se interessar por:

JequitiranabĂłia: um inseto diferente

8454626292 f88b14d14f b

Inegavelmente a JequitiranabĂłia tem uma aparĂȘncia muito diferente das mariposas comuns. Sim, este inseto de importĂąncia cultural, reconhecida desde 1987 pela Sociedade Brasileira de Etimologia, Ă© uma exĂłtica mariposa.

Então por que tanto alarde? Bem acontece que a Jequitiranabóia tem na sua cabeça uma estrutura muito parecida com a cabeça de um jacaré, com olhos falsos e até dentes salientes.

Além disso suas asas possuem as mesmas manchas que caracterizam a pele das jararacas, uma cobra extremamente venenosa e ela pode medir até 9,5 cm de comprimento.

Inclusive, segundo os especialistas, algumas espĂ©cies de JequitiranabĂłia desenvolvem bioluminescĂȘncia devido a presença de bactĂ©rias especificas encontradas em seu abdome e cabeça.

Mas calma que as peculiaridades desta mariposa ainda não terminaram, pois elas possuem um ferrão cuja picada é bastante dolorida que ela utiliza quando se sente ameaçada, geralmente pelo manuseio incorreto do inseto na hora da captura.

Entretanto antes de sair correndo para matar o bichinho, saiba que nĂŁo existem registros de que essa picada seja mortal ou perigosa de alguma forma para os seres humanos.

Além disso matar uma Jequitiranabóia seria considerado crime ambiental pois essa curiosa mariposa jå estå na lista das espécies ameaçadas de extinção, devido a destruição do seu habitat.

Principalmente de certas årvores especificas nas quais constrói seus ninhos e se alimenta. Isso sem falar em se proteger dos seus muitos predadores naturais que vão desde aves, primatas até répteis e anfíbios.

E embora tenha muito animais dispostos a caçar a JequitiranabĂłia, a maior ameaça para este inseto Ășnico Ă© a destruição das florestas onde costuma viver.

 Tanto que infelizmente a JequitiranabĂłia jĂĄ estĂĄ sendo encontrada com frequĂȘncia nas cidades, atraĂ­das pelas luzes, onde acabam definhando e morrendo.

Agora se vocĂȘ estĂĄ planejando viajar para a regiĂŁo da AmazĂŽnia ou para algum paĂ­s da AmĂ©rica central como Peru, por exemplo. E deseja ver este curioso animal, que alĂ©m de exĂłtico Ă© totalmente inofensivo, o melhor horĂĄrio Ă© ao entardecer.

E tem mais, prepare-se para se surpreender nĂŁo sĂł com sua aparĂȘncia, mas tambĂ©m com seu comportamento, pois quando pousada nos galhos, costuma se locomover de lado ou para trĂĄs.

Entretanto se o seu desejo é pesquisar mais, porém sem sair do conforto do seu lar, basta procurar pelo nome científico desta mariposa, chamada de Fulgora Laternaria. E descubra o que mais esse curioso inseto tem para mostrar.

Créditos de imagem: Foto 1 contaminacion-gd pixabay.com ; foto 2 https://www.flickr.com/photos/31048862@N03/8454626292

Capa: https://curiosidadeanimalbrasil.wordpress.com/2013/08/09/cobra-cigarra-um-inseto-com-veneno-mortal-o-antidoto-sexo-verdade-ou-mito/

vocĂȘ pode gostar tambĂ©m