Conheça a origem de 5 drinques famosos

Mojito, Cosmopolitan, Sex on the Beach e uma infinidade de outros drinques são degustados nos eventos mais diversos que ocorrem mundo a fora. Apreciados por seus sabores, algumas bebidas são únicas e fazem sucesso mundialmente. Mas não é só o sabor que se destacam em alguns destes drinques. Suas histórias de como foram criados surpreendem tanto quanto seus sabores.

Dry Martini

Drink Dry Martini

Não se sabe muito ao certo aonde surgiu o famoso drinque Dry Martini, mas há alguns registros que indicam o surgimento da bebida e suas transformações até a receita tão conhecida de hoje. O primeiro e possível indício de sua aparição datam do ano de 1880, quando Harry Johnson’s ensinou em seu livro Manual de Bartenders, como o drinque era preparado.

O Dry Martini inicialmente era feito com gin, vermute, licor, Bitter, xarope de goma, gelo, azeitona, casca de limão e mexido com uma colher. Dois anos mais tarde, uma receita criada pelo pai da coquetelaria, Jerry Thomas fazia a bebida a partir do vinho, gin, licor, Bitter, gelo, uma fatia de limão e misturava tudo com uma coqueteleira. Ainda com algumas mudanças, foi a partir do ano de 1900 que a bebida passou a sofrer menos alterações, mais próximas da receita que conhecemos hoje.

 

Drinque Margarita

Margarita

Em 1934, um barman mexicano criou o drinque Margarita para sua amiga, proprietária do restaurante em que ele trabalhava. Assim como esta história, outros contam que no ano de 1936, um homem chamado Danny Negrete a bebida para a esposa de seu irmão, porém, a história mais contada por todos que adoram tomar uma Margarita, é que ela foi criada na cidade de Acapulco, no final da década de 1940, em uma festas oferecidas pela socialite americana para surpreender seu convidados.

A bebida com o nome de O Drinque foi oferecida para convidados famosos como Hilton e atores Hollywoodianos. O marido de Margareth, feliz com o sucesso do drinque, ofereceu uma festa a Margarita (Margareth em espanhol) e a partir deste dia, a bebida como a conhecemos passou a ser chamada de Margarita. A Margarita é feita com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja (Cointreau).

 

Cuba Libre

Cuba Libre

Uma das histórias contadas é que a bebida surgiu na guerra de libertação da ilha, que ainda era colônia da Espanha em 1898. Na guerra, os americanos enviaram tropas do exército para Cuba, para ajudar com a independência da Ilha.

Entre os enviados para Cuba, estava o Capitão Russel e seus soldados que além dos aparatos para a batalha, levaram Coca-Cola em suas mochilas. Certo dia, o Capitão Russel pediu uma dose de Rum e a misturou com a Coca-Cola. Os soldados curiosos com o sabor, fizeram o mesmo e brindaram por uma “Cuba Libre”.

 

Caipirinha

Caipirinha

Foi no ano de 1918, em plena pandemia da gripe espanhola, que surgiu a primeira receita da bebida símbolo do Brasil, a caipirinha. Como forma de prevenção da gripe, era tomado como um remédio caseiro e levava limão, alho, mel e um pouco de cachaça. Antigamente se usava um pouco de álcool nos medicamentos para acelerar o efeito.

Um certo dia, alguém aprimorou a receita e resolveu trocar o alho e mel por açúcar e adicionaram gelo para espantar o calor. E foi na Semana da Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo, que a Caipirinha ganhou espaço e se tornou conhecida em todo território nacional.

 

Moscow Mule

Moscow Mule

Levando o nome da capital russa (Moscou) o drinque teve origem na visão empreendedora do empresário dono da empresa de vodka Smirnoff, John G. Martin.  Por volta de 1930, a Smirnoff estava prestes a declarar falência. Neste instante, John 14 mil dólares em sua empresa, que para a época, eram valores muito altos.

Em uma viagem a Los Angeles nos Estados Unidos, o famoso restaurante Cock’n Bull, de seu amigo Jack Morgan, passava por um problema semelhante: um lote parado de cerveja de gengibre. John sugeriu ao amigo que misturassem a sua vodka com a cerveja de gengibre, criando assim o famoso drinque Moscow Mule.

O caneco de cobre utilizado para servir a bebida, é dividida em duas possibilidades: Uma delas diz que uma imigrante russa foi para os Estados Unidos com 2 mil canecas de cobre para comercializá-las e acabou se deparando com a dupla no Cock´n Bull por sorte. A outra versão é que a namorada de Jack, herdeira de uma fábrica que usava como matéria prima o cobre, escutou a conversa dos amigos e decidiu ajudar no empreendimento.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Crédito imagem: pixabay

Comentários
Carregando...