Conheça a origem de 5 drinques famosos
Mojito, Cosmopolitan, Sex on the Beach e uma infinidade de outros drinques são degustados nos eventos mais diversos que ocorrem mundo a fora. Apreciados por seus sabores, algumas bebidas são únicas e fazem sucesso mundialmente. Mas não é só o sabor que se destacam em alguns destes drinques. Suas histórias de como foram criados surpreendem tanto quanto seus sabores.
Dry Martini
Não se sabe muito ao certo aonde surgiu o famoso drinque Dry Martini, mas há alguns registros que indicam o surgimento da bebida e suas transformações até a receita tão conhecida de hoje. O primeiro e possível indício de sua aparição datam do ano de 1880, quando Harry Johnson’s ensinou em seu livro Manual de Bartenders, como o drinque era preparado.
O Dry Martini inicialmente era feito com gin, vermute, licor, Bitter, xarope de goma, gelo, azeitona, casca de limão e mexido com uma colher. Dois anos mais tarde, uma receita criada pelo pai da coquetelaria, Jerry Thomas fazia a bebida a partir do vinho, gin, licor, Bitter, gelo, uma fatia de limão e misturava tudo com uma coqueteleira. Ainda com algumas mudanças, foi a partir do ano de 1900 que a bebida passou a sofrer menos alterações, mais próximas da receita que conhecemos hoje.
Drinque Margarita
Em 1934, um barman mexicano criou o drinque Margarita para sua amiga, proprietária do restaurante em que ele trabalhava. Assim como esta história, outros contam que no ano de 1936, um homem chamado Danny Negrete a bebida para a esposa de seu irmão, porém, a história mais contada por todos que adoram tomar uma Margarita, é que ela foi criada na cidade de Acapulco, no final da década de 1940, em uma festas oferecidas pela socialite americana para surpreender seu convidados.
A bebida com o nome de O Drinque foi oferecida para convidados famosos como Hilton e atores Hollywoodianos. O marido de Margareth, feliz com o sucesso do drinque, ofereceu uma festa a Margarita (Margareth em espanhol) e a partir deste dia, a bebida como a conhecemos passou a ser chamada de Margarita. A Margarita é feita com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja (Cointreau).
Cuba Libre
Uma das histórias contadas é que a bebida surgiu na guerra de libertação da ilha, que ainda era colônia da Espanha em 1898. Na guerra, os americanos enviaram tropas do exército para Cuba, para ajudar com a independência da Ilha.
Entre os enviados para Cuba, estava o Capitão Russel e seus soldados que além dos aparatos para a batalha, levaram Coca-Cola em suas mochilas. Certo dia, o Capitão Russel pediu uma dose de Rum e a misturou com a Coca-Cola. Os soldados curiosos com o sabor, fizeram o mesmo e brindaram por uma “Cuba Libre”.
Caipirinha
Foi no ano de 1918, em plena pandemia da gripe espanhola, que surgiu a primeira receita da bebida símbolo do Brasil, a caipirinha. Como forma de prevenção da gripe, era tomado como um remédio caseiro e levava limão, alho, mel e um pouco de cachaça. Antigamente se usava um pouco de álcool nos medicamentos para acelerar o efeito.
Um certo dia, alguém aprimorou a receita e resolveu trocar o alho e mel por açúcar e adicionaram gelo para espantar o calor. E foi na Semana da Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo, que a Caipirinha ganhou espaço e se tornou conhecida em todo território nacional.
Moscow Mule
Levando o nome da capital russa (Moscou) o drinque teve origem na visão empreendedora do empresário dono da empresa de vodka Smirnoff, John G. Martin. Por volta de 1930, a Smirnoff estava prestes a declarar falência. Neste instante, John 14 mil dólares em sua empresa, que para a época, eram valores muito altos.
Em uma viagem a Los Angeles nos Estados Unidos, o famoso restaurante Cock’n Bull, de seu amigo Jack Morgan, passava por um problema semelhante: um lote parado de cerveja de gengibre. John sugeriu ao amigo que misturassem a sua vodka com a cerveja de gengibre, criando assim o famoso drinque Moscow Mule.
O caneco de cobre utilizado para servir a bebida, é dividida em duas possibilidades: Uma delas diz que uma imigrante russa foi para os Estados Unidos com 2 mil canecas de cobre para comercializá-las e acabou se deparando com a dupla no Cock´n Bull por sorte. A outra versão é que a namorada de Jack, herdeira de uma fábrica que usava como matéria prima o cobre, escutou a conversa dos amigos e decidiu ajudar no empreendimento.
Então, gostou da matéria?
Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.
Crédito imagem: pixabay