Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

ConheƧa a ilha que manteve a quarentena por longos 45 anos

Nas HĆ©bridas Escocesas, estĆ” localizado uma ilha aparentemente serena, cujos picos verdes escondem o terror das experiĆŖncias de morte ali realizadas. A ilha de Gruinard, Ć© uma pequena ilha de formato oval, com aproximadamente 2 quilĆ“metros de comprimento, por 1 quilĆ“metro de largura, que estĆ” a menos de um quilĆ“metro do continente escocĆŖs.

Ilha Gruinard

Por 45 anos, qualquer um que pusesse os pĆ©s na ilha, teria como Ćŗnico destino a morte, jĆ” que ela ocorreria em questĆ£o de dias pelo fato das forƧas armadas do Reino Unido, terem utilizados a ilha para deliberados testes explosivos de Antraz.

No auge da Segunda Guerra Mundial, depois de sobreviver ao Blitz, o governo britĆ¢nico passou a temer um ataque quĆ­mico nazista em Londres. Cientistas e militares estavam em uma busca frenĆ©tica para desenvolver uma arma quĆ­mica capaz de colocĆ”-los a frente dos seus inimigos.

Independente das consequĆŖncias como arma quĆ­mica, os militares decidiram efetuar os testes para criar uma arma altamente mortal, usando o Antraz. O plano era explodir bombas contendo o bacilo altamente infeccioso, que Ć© capaz de matar pelo contato da pele, inalaĆ§Ć£o ou pela ingestĆ£o, devastando assim, tudo que estivesse ao seu alcance, inclusive o local aonde ocorresse a explosĆ£o, por dĆ©cadas.

 

A Ilha da Morte

Em 1942, a ilha Gruinard foi selecionada como local de teste, devido ao seu pequeno tamanho e pelo fato de nĆ£o ser povoada.Ā A ilha foi entĆ£o confiscada dos herdeiros pelo governo britĆ¢nico jĆ” que era tempos de guerra.

A linhagem Antraz selecionada foi a “Vollum 14578“, nomeada pelo microbiologista que a isolou.Ā Por se tratar de um experimento secreto, oitenta ovelhas foram transportadas para a ilha em profundo segredo e bombas equipadas com Antraz foram detonadas perto destas mesmas ovelhas. Em poucos dias, os animais comeƧaram a morrer, chegando ao resultado esperado pelos militares britĆ¢nicos.

Toda a experiĆŖncia, foi filmada para registro militar na Ć©poca. Apenas no ano de 1997 as filmagens foram disponibilizadas ao pĆŗblico pelo governo britĆ¢nico. Ɖ possĆ­vel assistir ao filme original da experiĆŖncia no link a seguir.

AVISO: O filme pode conter imagens perturbadoras para algumas pessoas.

O resultado

Analisando os testes, os cientistas perceberam que, embora as bombas com Antraz cumprissem com o seu objetivo, matando seus inimigos (ovelhas) rapidamente, as consequĆŖncias quĆ­micas e a alta contaminaĆ§Ć£o resultante, tornariam as cidades inabitĆ”veis por dĆ©cadas.

Os esforƧos iniciais para descontaminar a Ilha Gruinard falharam apĆ³s os experimentos de arma biolĆ³gica, uma vez que os esporos do Antraz eram praticamente indestrutĆ­veis. Diante disso, a ilha foi declarada em quarentena, jĆ” que quem viesse a pisar nela sem as proteƧƵes necessĆ”rias, teria sua morte declarada.

As visitas eram estritamente proibidas, exceto quando realizadas pelos cientistas do exĆ©rcito, que verificavam periodicamente os nĆ­veis de contaminaĆ§Ć£o.

VocĆŖ tambĆ©m pode gostar:

Apesar de tudo, a arma nunca foi usada. Em 1945, ao tĆ©rmino da segunda guerra mundial, o verdadeiro proprietĆ”rio da ilha solicitou sua posse novamente, porĆ©m, nĆ£o pode mais visitĆ”-la. Somente no ano de 1986, aproximadamente 40 anos apĆ³s as experiĆŖncias com a arma quĆ­mica, sua descontaminaĆ§Ć£o em massa foi iniciada.

Apenas em 1990, quatro anos depois do inĆ­cio da descontaminaĆ§Ć£o, a ilha foi declarada segura. O ministro da defesa visitou a ilha e fez questĆ£o de remover algumas placas que alertavam da quarentena do local, devolvendo a ilha a seus herdeiros

Nem todo mundo tem tanta certeza de que o local Ć© seguro. O Antraz Ć© uma bactĆ©ria altamente resistente e possĆ­vel de mutaĆ§Ć£o.

EntĆ£o, gostou da matĆ©ria?

Que tal nos seguir tambĆ©m no Facebook e no Twitter? Assim poderĆ” acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, SaĆŗde, Entretenimento, CiĆŖncia e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Ā CrĆ©dito imagem: pxhere

vocĆŖ pode gostar tambĆ©m