Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Os mais impressionantes mistérios do oceano

Pouco mais de 70% da superfície da Terra é coberta pelo oceano. Até agora em 2020, os humanos exploraram apenas cerca de 5% dele. Imagine o que pode estar além do nosso alcance: espécies das profundezas nunca vistas antes. Um naufrágio desaparecido a anos que ninguém mais esperava encontrar, ou a cidade perdida de Atlântida. Por que não algo sombrio e perturbador? Enquanto esperamos que os especialistas explorem o desconhecido, veja qual mistério do oceano que mais impressiona você.

 

Naufrágio do século XIX

Leme da embarcação naufragada com o número 2019
Crédito: Newsweek – Leme da embarcação naufragada com o número 2019

Em 16 de maio de 2019, os pesquisadores a bordo do Okeanos Explorer da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional ( NOAA ) estavam no Golfo do México quando um veículo operado remotamente, o qual estava em teste, tropeçou no que parecia um naufrágio de 200 anos.

Após uma inspeção mais minuciosa, foi revelado que o navio foi construído com madeira que inclui revestimento de cobre e teria cerca de 124 pés de comprimento.

Os arqueólogos ainda não sabem de onde o navio veio, exatamente ou quantos anos tem; nem o que aconteceu com a tripulação ou mesmo para que a embarcação era usada.

A única pista descoberta foi o número 2109 do leme e itens de ferro e cobre espalhados nas proximidades. Pedaços de madeira queimados sugeriam que o navio pegou fogo antes de afundar.

Depois que a descoberta foi divulgada, Frank Cantelas, da NOAA, expressou esperança de que outras expedições fossem realizadas para tentar descobrir os mistérios que cercavam o naufrágio.

 

Namse Bangdzod – O petroleiro desaparecido um mistério do oceano

Namse Bangdzod, um navio petroleiro de 1.950 toneladas
Crédito: Pxhere

Em 27 de dezembro de 2018, o Namse Bangdzod, um navio petroleiro de 1.950 toneladas e com 12 tripulantes a bordo, partiu em direção ao porto de Tanjung Priok, em Jacarta.

Sua chegada era esperada no dia seguinte, mas no entanto, em 28 de dezembro, todo o contato foi perdido com o navio nas águas de Ujung Karawang. A última entrada de dados rastreada pelos funcionários foi em 3 de janeiro de 2019.

A Agência Nacional de Busca e Resgate, Basarnas, acreditava que o navio-tanque poderia ter sido sequestrado por piratas. Porém, a rota percorrida pelo navio-tanque era considerada muito segura e não havia pedido de resgate.

A Marinha também alegou que o navio havia sido registrado mudando de posição várias vezes, passando da Baía de Jacarta para o porto de Sunda Kelapa, mas não foi encontrado em nenhum dos lugares.

O especialista marítimo, Oloan Saut Gurning, disse que um acidente era altamente improvável, pois nenhum sinal de socorro havia sido enviado e ele não acreditava que o navio estivesse à deriva no mar.

Basarnas continuaria pesquisando o oceano por 4 dias, depois que a polícia e a Marinha assumiriam a busca. Até o momento, o navio-tanque continua desaparecido.

 

Mergulhadores misteriosos

Mergulhadores experientes
Crédito: Pxhere – Mistério do Oceano

Os mergulhadores não estão isentos de experiências paranormais enquanto exploram as profundezas do oceano.

Em 2007, um grupo de mergulhadores estava explorando o oceano ao redor de Granada. Depois de se cansarem de baixo d’água, o grupo retornou ao navio para examinar as notas uns dos outros sobre o que haviam visto abaixo da superfície do oceano.

Um membro do grupo perguntou se seus companheiros haviam visto outro mergulhador de camisa branca acenando para o grupo. Ninguém mais tinha visto esse mergulhador misterioso e uma contagem de cabeças foi feita para garantir que ninguém estivesse desaparecido. O grupo nunca descobriu quem era o mergulhador de camisa branca.

Em 2012, os instrutores de mergulho estavam mergulhando em Santa Rosa, Califórnia, quando avistaram um mergulhador desconhecido com um tanque rosa mergulhando próximo de um buraco azul no fundo do oceano. Eles nadaram para mais perto para verificar se o mergulhador estava com problemas, mas pouco antes de chegarem ao buraco, o mergulhador desapareceu. Abalados com este mistério do oceano, os instrutores de mergulho notificaram imediatamente a polícia, que por sua vez lhes disse que a figura no buraco azul já havia aparecido para outros mergulhadores, antes de desaparecer.

Você também pode gostar:

 

Utsuro-Bune, um mistério do oceano

Mistério do oceano
Crédito: The Living Moon

Um antigo e estranho conto do folclore japonês, conta sobre um barco que desembarcou em terra no Japão no dia 22 de fevereiro de 1803. Os pescadores que viram o barco estranharam suas formas arredondadas com janelas superiores e tiras de metal.

Ao embarcarem no barco, encontraram apenas uma única passageira, sentada ao lado de uma parede que havia sido rabiscada com uma estranha escrita. A passageira, uma jovem de cabelos ruivos, segurava uma caixa em seu colo e não conseguia entender a linguagem dos pescadores. Ela também se recusou a largar a caixa.

Este mistério do oceano recebeu o nome de barco Utsuro-Bune, sendo que na época, os pescadores pensavam que a mulher poderia ser uma princesa que carregava a cabeça de seu amante morto na caixa que ela segurava.

Sem saber o que fazer com ela, eles colocaram o barco à deriva no mar com a mulher dentro dele. O conto ainda fala que eles nunca tinham visto janelas de vidro e tiras de metal como as que apareciam no barco e, portanto, chegaram à teoria de que a mulher poderia ser de outro planeta. Há também os que acreditavam que a mulher ruiva era uma espiã da Rússia.

Nos tempos modernos, os especialistas consideram que o barco pode ter sido coberto com uma cúpula para melhorar sua navegabilidade. Porém, até o momento não houve explicação ou teorias adicionais sobre quem seria aquela mulher e o que ela carregava na caixa.

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

 

você pode gostar também