Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

A lua e seus incríveis mistérios: você sabe o que são lua azul, lua de sangue e super lua?

Desde o início das civilizações a lua encanta as pessoas ao ponto de ter sido admirada e idolatrada como uma divindade na época dos povos pagãos. Com o tempo passou a ser tema de poemas, canções e filmes, assim como objeto de estudos de cientistas do mundo todo. Mas parece que quanto mais a estudamos, mais a lua nos surpreende. Principalmente dando um show de fenômenos como a lua azul, lua de sangue e a superlua. E você, sabe o que são? Venha descobrir.  

Lua azul

full moon 2055469 640

A lua azul é um fenômeno que chama a atenção das pessoas por mexer com a imaginação, graças ao seu nome repleto de misticismos. Servindo de inspiração para filmes, livros e até músicas.

Por exemplo a famosa canção Blue Moon, composta em 1934 e interpretada pelas vozes celebres de Elvis Presley, Billie Holliday e Frank Sinatra, quando o fenômeno ainda era novidade, tanto para cientistas quanto para a população.

Mas o que é a lua azul afinal de contas? Bem a Lua Azul é um evento lunar incomum que acontece somente quando há a presença de duas luas cheias em um único mês.

Sendo que o último foi em 31 de outubro de 2020, período em que algumas culturas celebram o feriado de Halloween, data cheia de mistérios e perfeita para o fenômeno.

Contudo, apesar do nome, a lua azul não tem o brilho nesta cor. Mas pode ser branco perolado intenso ou prata levemente azulado.

Todavia a lua azul só é possível em meses compostos por 31 dias, obrigatoriamente. Além disso, é necessário que a primeira lua cheia aconteça no dia 1 ou 2 do mês, para que a segunda lua cheia tenha tempo de ocorrer no dia 30 e 31. Sem estas duas características, a existência do fenômeno lunar é inviável.

Agora se você ficou curioso e quer conferir se a Lua azul só ocorre mesmo dentro destas condições especificas, tem que prestar a atenção. Pois o próximo evento só irá ocorrer em agosto de 2021.

Então torça para o céu estar limpo neste período. Contudo o nome lua Azul não é de todo falso, pois existe uma condição especifica onde é possível ver a lua com brilho azul.

Ou seja, durante uma erupção vulcânica intensa que a força de uma bomba nuclear de 100 megatons para lançar as cinzas até o topo da atmosfera da terra, as partículas possuem substâncias que tornam o brilho branco da lua azulado. O efeito pode ser lindo, mas ficar próximo assim de uma erupção vulcânica é de arrepiar.

Superlua

moon 2245743 640

Da mesma forma que os demais eventos lunares, a super lua ocorre em momentos específicos durante sua trajetória na orbita da Terra.

Normalmente a lua está a uma distância de 384.405km da Terra, mas como a órbita é oval, em certos momentos o nosso satélite se aproxima do planeta, chegando a ficar a 357.448km de distância da terra, ponto chamado de perigeu.

Contudo para ocorrer o fenômeno da superlua é preciso uma soma de fatores. Primeiro a lua tem que estar na fase cheia e, segundo estar no momento do perigeu. Pode parecer pouco, mas se não houver estes dois eventos ao mesmo tempo, tudo o que veremos no céu é a lua cheia comum.

Aliás, de acordo com os registros, somente em duas ocasiões a lua esteve realmente tão próxima da terra como superlua: no ano de 1948 e em 14 de novembro de 2016.

Entretanto ainda há esperança para aqueles que não puderam presenciar os eventos anteriores, pois a próxima superlua, nas condições exatas, acontecerá em novembro de 2034.

Até lá tudo o que será possível fazer é torcer para que o céu esteja limpo, afinal vale a pena conferir espetáculos assim.

Você também pode se interessar por:

  

Lua de sangue

moon 963926 640

Assim como a lua azul, a lua de sangue também estimula a imaginação e fica muito difícil não pensar em seres incríveis como vampiros, lobisomens e outras criaturas do tipo, espreitando por aí

 Especialmente numa noite com lua de sangue no céu. Porém é preciso ir com calma e deixar tudo isso para a literatura ou para o cinema.

A lua de sangue, apesar do nome assustador e do brilho avermelhado único, não é sinônimo de fim do mundo, mas apenas a junção de dois eventos lunares ocorrendo ao mesmo tempo.

Então antes de começar a decorar a casa com cabeças de alho e patuás contra má sorte, respire e se programe para assistir o espetáculo que só a lua pode proporcionar.

O fenômeno nada mais é do que eclipse lunar durante uma superlua e até as causas da alteração de cor são facilmente explicadas.

Assim para ficar mais claro, o fenômeno ocorre da seguinte forma: quando o sol, planeta terra e a lua estão perfeitamente alinhados, porém com a Terra no centro, ocultando a lua do Sol. Desta forma a sombra do planeta Terra escurece a lua que adquire a cor avermelhada.

Além disso por ser uma super lua, o satélite fica ainda mais visível da terra e a cor intensa cria uma atmosfera misteriosa, digna das telas do cinema. Mas por que a lua fica vermelha?

Bem, a verdade é que o sol emite luz composta de todas as cores, quando a lua está alinhada tão próxima da Terra, as cores com frequência de onda baixa como o vermelho, são refletidos pelos gases atmosféricos terrestres na lua, deixando-a avermelhada e a transformando em uma lua de sangue.

Aliás se está curioso para admirar a lua de sangue, já deixe agendado a data do próximo fenômeno, dia 16 de maio de 2022. Segundo Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional brasileiro.

Créditos de imagem: pixabay

você pode gostar também