Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Sorvete ou picolé? Nos dias quentes, tanto faz… Mas de onde vieram essas delícias?

Nada apetece mais do que um gelado sorvete ou um picolé refrescante em um dia de calor. Aliás, atualmente chega a ser difícil escolher por um sabor com tantas variedades ofertadas no mercado. Mas você sabe de onde vieram essas delícias?  

Sorvete, uma sobremesa antiga

ice cream 2999876 640

Sorvete sempre cai bem, tanto os sabores tradicionais de frutas, chocolate e café como os sabores mais exóticos como mostarda ou raiz de wasabi, que agradam os paladares mais corajosos.

Entretanto esta delícia refrescante nem sempre esteve à disposição de todos, facilmente encontrada nos mercados. Na verdade, o sorvete tem uma origem complexa, pois surgiu em várias partes do mundo durante a antiguidade, tornando difícil precisar quando foi criado.

Porém estudos mostram registros históricos de uma sobremesa feita com leite búfala e arroz, durante o reinado do imperador King Tang, na China, entre 618 e 697 a.C. servida congelada na neve, que era trazida das montanhas e armazenada em câmaras frias subterrâneas.

Assim como há registros do povo persa de 400 a.C. onde mencionam uma sobremesa feita com gelo misturado com mel, açafrão, frutas e outras especiarias

 Além disso, no século I o imperador de Roma, Nero, mandava escravos subirem as montanhas para trazerem neve, que seria servida nos banquetes coberta com mel e frutas. Aliás da mesma forma que os romanos, os nobres da Grécia no século V, se deliciavam com a mesma sobremesa gelada.

Contudo o sorvete só começou a ganhar o mundo quando o navegador Marco Polo chegou em Veneza na Itália, ao voltar de sua viajem à China em 1271. Inegavelmente Marco Polo ficou fascinado pelo creme gelado de frutas que experimentou no país oriental e trouxe consigo a receita.

Mas o sorvete só alcançou o resto da Europa quando Catarina de Medici levou a sobremesa para a França ao se casar com o rei Henrique II, em 1533. Aliás um dos primeiros locais a servir sorvete para o público em geral, na versão semelhante a que conhecemos, foi o café francês Precope no fim do século XVII.

Então a partir deste momento o sorvete se tornou sensação e logo o mundo todo passou a degustar esta sobremesa refrescante.

Você também pode se interessar por:

Do sorvete ao Picolé

ice cream 2219574 640

Ao contrário do sorvete que teve um início cheio de pompa sendo uma sobremesa restrita apenas a nobreza, o picolé, por sua vez, foi um acidente que deu certo.

Sim, o simpático picolé que adoramos hoje e faz sucesso entre crianças e adultos surgiu em São Francisco nos Estados Unidos em 1905.

Tudo começou quando um garotinho chamado Frank Epperson, na época com 11 anos, estava tomando suco de frutas no quintal e após cansar das brincadeiras ao ar livre, esqueceu o copo de suco com uma colher dentro, no pátio de casa. Inegavelmente, naquela noite fez um frio tão intenso que o suco congelou.

Assim, na manhã seguinte, quando o garoto encontrou o copo com suco congelado, ao experimentar se surpreendeu com o resultado, que foi um sucesso até entre os adultos da família.

Mas apesar disso, o picolé demorou um pouco para se tornar popular, pois o garoto cresceu e nem ele, nem sua família seguiram para o ramo alimentício. Tanto que foi somente em 1912, durante uma festa de aniversário, que Frank fez e serviu o picolé pela primeira vez.

Inegavelmente o picolé foi um sucesso e só então Frank resolveu explorar a criação com interesse comercial, batizando o picolé de “Eppsicle”, um trocadilho com o seu sobrenome que traduzindo ficaria “o pingente de gelo do Epperson” e patenteou sua criação um ano depois em 1913.

Entretanto apesar da boa ideia, Frank não fez muito dinheiro com o picolé e devido à grande recessão dos Estados Unidos em 1924, acabou vendendo seu negócio no ano seguinte para uma empresa de Nova York. Contudo até hoje a marca existe e é uma das mais conhecidas nos EUA e no Canadá.

Tanto que atualmente o picolé, assim como o sorvete, é popular no mundo todo e o que não falta são sabores variados para experimentar, dos mais simples feitos com suco de fruta congelado, aos mais requintados recheados com leite condensado.

O sorvete e o picolé para o mundo

sign 2406909 640

Inegavelmente o sorvete e o picolé, apesar de serem sobremesas antigas passaram a ser populares com o início da Segunda Guerra mundial, em 1930l, quando certos alimentos passaram a ser distribuídos aos soldados como uma forma de apoio moral.

Assim as tropas se sentiam mais perto de casa e dos entes queridos ao comerem um sorvete ou um picolé com o mesmo sabor que tinham em seus lares.

Então não demorou muito para o sorvete e o picolé, juntamente com outros alimentos, começassem a ser difundidos em desenhos animados e filmes, ganhando fãs de todas as nacionalidades e culturas.

Aliás, desde aquela época não importa onde você esteja, se algum destes doces refrescantes te fazem lembrar de casa, é possível encontrá-los em qualquer nação que esteja visitando com o sabor exato da sua infância, então aproveite.

você pode gostar também