5 de novembro, dia do cinema brasileiro! Então prepara a pipoca e bom filme

Dia 5 de novembro é o dia do cinema brasileiro. Dos irmãos Lumière em Paris aos irmãos italianos Paschoal e Affonso Segreto no Rio de Janeiro, muita coisa mudou.

Conheça um pouco sobre a origem do cinema e aproveite a data para uma comemoração com muita pipoca, uma bebida refrescante e uma sessão de cinema em casa.

Afinal existem sites que disponibilizam séries e filmes dublados e legendados gratuitamente.

A História do Cinema

lumieres

A origem do cinema é muito longa e composta de muitos passos que teriam começado com Leonardo Da Vinci no século XV quando criou a Câmara Escura.

O equipamento de Da Vinci consistia em uma caixa fechada com uma pequena abertura com uma lente por onde a luz entrava formando imagens invertidas de objetos externo no interior do compartimento.

A partir da Caixa Escura de Leonardo da Vinci muitas outras invenções trazendo luz e sombra para gerar imagens foram surgindo, uma mais complexa do que a anterior, até chegar ao ano de 1895.

No século XIX os irmãos Lumière em Paris, França, conquistariam o mundo com a sua versão destas tecnologias: o Cinematógrafo.

Com efeito o aparelho exibiu um filme de curta duração no Salão Grand Café no dia 28 de dezembro de 1895. O curta causou sensação e foi o assunto dos 30 convidados presentes no salão.

O filme produzido pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière se chamava L’Arrivée d’un Train à La Ciotat, com duração de apenas 1 minuto e mostrava a estação de trem La Ciotat e as pessoas presentes .

Apesar da sua simplicidade, o curta ganhou o mundo e foi o início do cinema como conhecemos.

Você também pode se interessar por:

A História do Cinema Brasileiro

A primeira sessão de filmes no Brasil aconteceu no ano de 1896 no Rio de Janeiro graças ao exibidor belga Henri Paillie.

O primeiro cinema do Brasil foi em uma sala alugada do Jornal do Comércio na rua do Ouvidor, para as exibições dos curtas.

Aliás mais precisamente 8 pequenos filmes de 1 minuto mostrando cenas simples do cotidiano das cidades europeias.

Nesta primeira apresentação apenas a Elite carioca compareceu pois o valor dos ingressos eram altos.  

Contudo foi graças a dois irmãos italianos Paschoal e Affonso Segreto, que disponibilizaram a primeira sala de cinema aberta ao público, chamada de O Salão das Novidades Paris, que o cinema alcançou o povo carioca.

Desta maneira foram considerados os primeiros cineastas brasileiros ao exibirem gravações da Baía de Guanabara.

Depois vieram os curtas “Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara” de José Roberto da Cunha Salles, entre outros filmes como “Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí” com a direção de Vittorio de Maio.

Os primeiros curtas eram em preto e branco, além de completamente mudos. Entretanto em 1929 acontece uma mudança significativa no cinema brasileiro com a chegada do som.

 Aliás o primeiro filme brasileiro com efeitos sonoros foi a comédia Acabaram-se os Otários, de Luiz de Barros.

Inegavelmente começaram a surgir categorias de filmes que marcaram época como as Chanchadas, as Pornochanchadas e mais tarde os filmes infantis como os Trapalhões.

 Desde então o cinema não parou mais de evoluir, com efeitos visuais e sonoros impressionantes, ao ponto de ser classificada hoje como a sétima arte.

O Cinema Hoje

cine atual

Atualmente existe inúmeras salas de cinema em todo os país, com poltronas confortáveis, tecnologia de áudio impressionantes, além de pipoca e bebidas a disposição.

Ir ao cinema hoje é um passeio que faz parte dos finais de semana de muitas pessoas e que encanta a todos com sua magia.

Porém, inegavelmente a pandemia de Coronavirus fez com que os amantes das telonas se reinventassem e o cinema passou a acontecer dentro de casa.

Dessa maneira nasceram sites que disponibilizam filmes e seriados online gratuitamente, tanto legendados quanto dublados.

Inclusive com lançamentos em todas as categorias como por exemplo comédia, romance, terror e claro ficção cientifica.

Em outras palavras, filmes para todos os gostos e todas as idades ao alcance do celular, tablet ou computador.

Então porque não aproveitar que dia 5 de novembro é a data comemorativa do cinema brasileiro e estourar umas pipocas, colocar as bebidas pra gelar e curtir com a família uma ótima sessão de cinema em casa.

Créditos de imagem: Bing Images e Pixabay

Comentários
Carregando...