Por que os papagaios conseguem falar como os humanos?

Papagaios não possuem cordas vocais como nós humanos. Eles possuem uma siringe, um órgão capaz de emitir os cantos que escutamos na natureza.

A diferença entre as diversas espécies de aves, é a capacidade que algumas espécies de papagaios têm de aprender a pronunciar nosso vocabulário.

Quem nunca ficou impressionado em ver um falando?

Como eles conseguem falar?

Os papagaios falam modificando o ar que flui sobre a siringe para fazer sons. A siringe está localizada onde a traqueia se divide nos pulmões.

Especialmente os de espécie africana cinzentos e os da Amazônia, são particularmente bons em imitar palavras e sons humanos.

Mesmo sem possuir lábios ou dentes, eles são capazes de aprender a imitar palavras e até mesmo mudar o timbre da voz com extrema facilidade.

Por que os papagaios falam?

Papagaio cantando “Atirei o pau no gato” – Fonte: Youtube

Pssitacines (a família dos papagaios) e os passeriformes (as famílias dos pássaros canoros) usam suas vozes para alertar, cortejar, comunicar-se com seus filhotes e lutar para defender um território.

Os sons que eles fazem têm uma grande variação. Alguns são tão agradáveis ​​aos nossos ouvidos que Mozart transcreveu a voz de seu estorninho de estimação em música.

Alguns, como os gritos da arara ou da família da cacatua, ou de algumas conures, podem ser extremamente desagradáveis. 

Já os papagaios selvagens, usam sons, assobios, chilreios e guinchos para se comunicar. Como podem os descendentes desses mesmos pássaros modificar os sons em sons humanos reconhecíveis?

Como treinar um papagaio para falar

Assim como os humanos, eles aprendem a falar, o que significa que eles captam sons ouvindo e imitando-os. Portanto, você deve ensina-lo como ensinaria a um bebê.

Repita os sons e elogie-os quando fizerem algo certo. Ele reconhecerá quando estiver satisfeito com você e quiser repetir.

Explique o que você está fazendo – quando está limpando a gaiola, cozinhando o jantar ou assistindo televisão. Você notará que um papagaio bebê balbucia como um bebê. Quando o bebê diz papai ou mamãe, os pais ficam maravilhados e o bebê aprende. Portanto, você deve pensar no processo como ensinar um bebê a falar.

Falando na língua dos papagaios

Alguns cuidadores tentam usar a linguagem silvestre para que eles mantenham a sua natureza e não aprendam a falar palavras de nosso vocabulário, porém, é praticamente impossível.

É da sua natureza se encaixar naturalmente, seja entre outros papagaios ou outras pessoas. Na natureza, os eles usam suas habilidades vocais para compartilhar informações importantes com o rebanho. Em uma casa humana, ele tenta se comunicar com as pessoas ao redor, mesmo que incapazes de voar, sejam membros do seu rebanho.

Você também pode se interessar:

Eles entendem o que você está dizendo?

Para os papagaios, as palavras podem ter associações em vez de significados complexos.

Então, quando seu papagaio disser: ‘Como vai você?’ Não é sobre a sua saúde que ele está perguntando. Ele associa alguém que entra na sala com essa frase. Da mesma forma, ele dirá, ‘adeus’, quando ele vir você colocar um casaco. 

Compreender a linguagem humana e ser capaz de reproduzi-la, são duas coisas completamente diferente. Os papagaios, assim como as crianças que ainda são muito novas para falar, podem e entendem muito do que você está dizendo a eles.

Então, converse com o seu papagaio sempre que puder e ele terá mais probabilidade de entender e usar as palavras de maneira adequada.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Comentários
Carregando...