Sean Connery, conheça sua principal filmografia para maratonar

Sir Sean Connery, eleito cavaleiro no ano 2000 pela rainha Elizabeth, deixou como legado grande de filmes que marcaram uma geração. Conheça sua principal filmografia que vale a pena maratonar.

 James Bond, o agente 007

james bond

O mundo inteiro conhece o famoso espião James Bond, personagem sedutor e carismático dos romances de Ian Fleming, cujos direitos para fazer um filme foram adquiridos pelos produtores de cinema Harry Saltzman e Cubby Broccoli.

Para atuar no primeiro filme Dr. No foram cogitados inúmeros atores populares da década de 60 como Cary Grant e Richard Burton, mas a esposa de um dos produtores conseguiu convencer todos a colocar Sean Connery.

Ian Fleming não gostou da escolha, porém ao ver o personagem ganhando vida através do ator escocês percebeu que Dana, a esposa de Cubby Broccoli, tinha razão.

Como resultado da atuação de Sean Connery a bilheteria do longa foi um sucesso na época.

Desta forma o ator passou a ser o rosto de James Bond nas sequencias da saga do agente 007, na seguinte ordem:

  • 007 Dr. No de 1962
  • 007 Moscou contra 007 de 1963
  • 007 Contra Goldfinger 1964
  • 007 Contra a Chantagem Atômica 1965 e
  • 007 Com 007 só se Vive Duas Vezes de 1967
  • Os Diamantes são eternos de 1971

Quando as gravações de Os Diamantes são Eternos foram finalizadas, Sean Connery anunciou que estava exausto e não faria mais o papel do charmoso espião pois não queria ficar estigmatizado, preso a um único personagem.

Porém devido a alguns negócios que deram errado, uma crise financeira se abateu sobre o ator fazendo com que ele aceitasse a proposta dos estúdios de gravar mais um filme da saga chamado 007 Nunca mais outra vez.

 O nome do longa foi sugerido pela primeira esposa de Sean Connery Diana Cilento, se referindo a antiga promessa do marido sobre não voltar a atuar como James Bond novamente.

O filme lançado em 1983 foi então o último onde Sean Connery interpretou o espião britânico de fama internacional.

Anos depois quando Daniel Graig estava prestes a atuar como James Bond em Skyfall no ano de 2012, o diretor Sam Mendes cogitou colocar Sean Connery em uma ponta do filme no papel de Guarda-Caça da mansão.

Porém mudou de ideia pois a presença de Sean Connery no filme tiraria a atenção do ator principal.

Você também pode se interessar por:

O nome da Rosa de 1986

o nome da rosa

Ao mesmo tempo em que gravava o seu ultimo filme no papel de James Bond, Sean Connery atuou também no filme O Nome da Rosa de Umberto Eco.

No filme Sean Connery interpretava o monge franciscano William de Baskerville  e seu assistente era, o então jovem ator, Christian Slater como Adson Von Melk.

Ambos foram chamados para desvendar uma série de assassinatos que estavam ocorrendo dentro de um mosteiro.

O filme fez sucesso e ganhou prêmios de melhor ator, figurino, maquiagem, entre outros, não somente na Grã Bretanha mas em países como França, Alemanha, Italia e Estados Unidos.

Os Intocáveis de 1987

Este longa foi um sucesso da década de 80, dirigido por Brian De Palma tendo Sean Connery como ator coadjuvante.

A história fala sobre Al Capone e o modo como a justiça não conseguia punir a máfia por seus crimes nem prender seu lider.

Com ícones como Robert de Niro no papel de Al Capone, Kevin Costner como um Agente Federal, determinado a desarticular a máfia e prender Al Capone juntamente com Sean Connery, no papel do policial Jimmy Malone de Chicago.

Sean Connery ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação no filme.

A Caçada ao Outubro Vermelho de 1990

outubro

Neste longa o ator Sean Connery atuou no papel do capitão da marinha soviética Marko Ramius, que está a frente do submarino chamado Outubro Vermelho da classe Typhoon.

A história está situada em meio a Guerra Fria quando o destemido capitão planeja deserdar para os Estado Unidos.

O envolvente filme foi o primeiro de uma série e ganhou prêmios nos Estados Unidos, o Oscar de melhor efeito sonoro e na Gra-Bretanha foi indicado para prêmios de melhor ator, desenho e produção.

A Casa da Rússia  de 1990

Sean Connery é Bartholomew “Bart” Blair e sua parceira de atuação é a atriz Michelle Pfeiffer como a russa Katya Orlova.

A história gira em torno de um manuscrito entregue pela editora russa Katya Orlova ao então Editor Americano Bart Blair.

No meio disso está uma rede de intrigas e espionagem de ambos os governos, tanto norte americano como Soviético.

 O longa é uma ficção baseada em um período histórico importante.

Lancelot: O Primeiro Cavaleiro de 1995

tavola

Neste longa de aventura romântica, Sean Connery é o Rei Arthur que governa juntamente com os cavaleiros da Távola Redonda, com sabedoria e justiça.

Arthur pretende se casar com Guinevere, cuja protagonista é Julia Ormond. Mas o traidor do reino chamado Malagant planeja matar o rei.

 Richard Gere como Lancelot e cavaleiro da távola redonda, defende o rei Arthur, o reino e, ainda esconde seu amor por Guinevere, em prol do seu governante.

 A Liga extraordinária de 2003

Neste filme lançado em 2003 que mistura fantasia, ficção cientifica e aventura, Sean Connery fez o papel do lendário herói e desbravador Allan Quatermain.

Assim junto com uma esquipe selecionada pela própria rainha Vitória, lutam contra um poderoso inimigo que deseja dominar o mundo.

Os personagens do filme são o Capitão Nemo, o imortal Dorian Gray, Dr. Jekill (e seu alter-ego mister Hide), o Homem Invisivel, o espião Tom Sawyer e a vampira chamada Mina Harker saída das paginas do livro de Bram Stoker.

Juntos eles formam a liga extraordinária e lutam inclusive contra o arqui-inimigo de Sherlock Holmes o professor James Moriarty.

Highlander 1 e 2 de 1986 e 1991

connery high

Este filme marcou a geração dos anos 90 com a história do guerreiro escocês Connor Macleod, protagonizado por Christopher Lambert, que foi amaldiçoado com a imortalidade em 1536.

Ferido, ele é encontrado pelo espanhol Sanchez Villa-Lobos Ramirez, ou Sean Connery, que o ajuda e o treina nas artes da esgrima.

Os dois se tornam grandes amigos e mais tarde Macleod descobre que seu instrutor também sofre da mesma maldição da imortalidade.

O guerreiro vivido por Lambert precisa matar o vilão Kurgan e proteger a si e aos demais imortais.

Na sequencia, Highlander 2, o filme de ficção se passa em 2024 e Sean Connery volta a fazer o papel de Juan Sanches Villa-Lobos Ramirez. Juntos ele e Macleod lutam para salvar a terra.

Apesar do segundo filme não ter a mesma qualidade e carisma do primeiro, Sean Connery atua com perfeição e a luta com as espadas vale a pena conferir.

Indiana Jones e a Última Cruzada de 1989

Com a história escrita por George Lucas e dirigido por Steven Spielberg, o filme foi um sucesso, ainda mais tendo Harrison Ford como Indiana Jones e Sean Connery no papel de seu pai o arqueólogo Henry Jones.

No filme Indiana Jones tenta salvar seu pai que foi raptado por nazistas e, ao mesmo tempo, localizar o cálice de Cristo, o Santo Graal.

O longa é divertido e os dois atores principais trabalham muito bem juntos, fazendo a história uma das melhores da série Indiana Jones. 

Infelizmente, o eterno James Bond, o ator e Sir Sean Connery, nascido Thomas Sean Connery, faleceu aos 90 anos de idade, tranquilamente durante o sono, hoje dia 31 de outubro de 2020 nas Bahamas onde morava recluso e em paz.

adeus

Créditos de imagem: Bing Images

Comentários
Carregando...