Sir Sean Connery, eleito cavaleiro no ano 2000 pela rainha Elizabeth, deixou como legado grande de filmes que marcaram uma geração. Conheça sua principal filmografia que vale a pena maratonar.
James Bond, o agente 007
O mundo inteiro conhece o famoso espião James Bond, personagem sedutor e carismático dos romances de Ian Fleming, cujos direitos para fazer um filme foram adquiridos pelos produtores de cinema Harry Saltzman e Cubby Broccoli.
Para atuar no primeiro filme Dr. No foram cogitados inúmeros atores populares da década de 60 como Cary Grant e Richard Burton, mas a esposa de um dos produtores conseguiu convencer todos a colocar Sean Connery.
Ian Fleming não gostou da escolha, porém ao ver o personagem ganhando vida através do ator escocês percebeu que Dana, a esposa de Cubby Broccoli, tinha razão.
Como resultado da atuação de Sean Connery a bilheteria do longa foi um sucesso na época.
Desta forma o ator passou a ser o rosto de James Bond nas sequencias da saga do agente 007, na seguinte ordem:
- 007 Dr. No de 1962
- 007 Moscou contra 007 de 1963
- 007 Contra Goldfinger 1964
- 007 Contra a Chantagem Atômica 1965 e
- 007 Com 007 só se Vive Duas Vezes de 1967
- Os Diamantes são eternos de 1971
Quando as gravações de Os Diamantes são Eternos foram finalizadas, Sean Connery anunciou que estava exausto e não faria mais o papel do charmoso espião pois não queria ficar estigmatizado, preso a um único personagem.
Porém devido a alguns negócios que deram errado, uma crise financeira se abateu sobre o ator fazendo com que ele aceitasse a proposta dos estúdios de gravar mais um filme da saga chamado 007 Nunca mais outra vez.
O nome do longa foi sugerido pela primeira esposa de Sean Connery Diana Cilento, se referindo a antiga promessa do marido sobre não voltar a atuar como James Bond novamente.
O filme lançado em 1983 foi então o último onde Sean Connery interpretou o espião britânico de fama internacional.
Anos depois quando Daniel Graig estava prestes a atuar como James Bond em Skyfall no ano de 2012, o diretor Sam Mendes cogitou colocar Sean Connery em uma ponta do filme no papel de Guarda-Caça da mansão.
Porém mudou de ideia pois a presença de Sean Connery no filme tiraria a atenção do ator principal.
Você também pode se interessar por:
- Enola Holmes e Sherlock: quem foram eles?
- 8 lugares mágicos na Escócia que você não pode deixar de visitar
O nome da Rosa de 1986
Ao mesmo tempo em que gravava o seu ultimo filme no papel de James Bond, Sean Connery atuou também no filme O Nome da Rosa de Umberto Eco.
No filme Sean Connery interpretava o monge franciscano William de Baskerville e seu assistente era, o então jovem ator, Christian Slater como Adson Von Melk.
Ambos foram chamados para desvendar uma série de assassinatos que estavam ocorrendo dentro de um mosteiro.
O filme fez sucesso e ganhou prêmios de melhor ator, figurino, maquiagem, entre outros, não somente na Grã Bretanha mas em países como França, Alemanha, Italia e Estados Unidos.
Os Intocáveis de 1987
Este longa foi um sucesso da década de 80, dirigido por Brian De Palma tendo Sean Connery como ator coadjuvante.
A história fala sobre Al Capone e o modo como a justiça não conseguia punir a máfia por seus crimes nem prender seu lider.
Com ícones como Robert de Niro no papel de Al Capone, Kevin Costner como um Agente Federal, determinado a desarticular a máfia e prender Al Capone juntamente com Sean Connery, no papel do policial Jimmy Malone de Chicago.
Sean Connery ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação no filme.
A Caçada ao Outubro Vermelho de 1990
Neste longa o ator Sean Connery atuou no papel do capitão da marinha soviética Marko Ramius, que está a frente do submarino chamado Outubro Vermelho da classe Typhoon.
A história está situada em meio a Guerra Fria quando o destemido capitão planeja deserdar para os Estado Unidos.
O envolvente filme foi o primeiro de uma série e ganhou prêmios nos Estados Unidos, o Oscar de melhor efeito sonoro e na Gra-Bretanha foi indicado para prêmios de melhor ator, desenho e produção.
A Casa da Rússia de 1990
Sean Connery é Bartholomew “Bart” Blair e sua parceira de atuação é a atriz Michelle Pfeiffer como a russa Katya Orlova.
A história gira em torno de um manuscrito entregue pela editora russa Katya Orlova ao então Editor Americano Bart Blair.
No meio disso está uma rede de intrigas e espionagem de ambos os governos, tanto norte americano como Soviético.
O longa é uma ficção baseada em um período histórico importante.
Lancelot: O Primeiro Cavaleiro de 1995
Neste longa de aventura romântica, Sean Connery é o Rei Arthur que governa juntamente com os cavaleiros da Távola Redonda, com sabedoria e justiça.
Arthur pretende se casar com Guinevere, cuja protagonista é Julia Ormond. Mas o traidor do reino chamado Malagant planeja matar o rei.
Richard Gere como Lancelot e cavaleiro da távola redonda, defende o rei Arthur, o reino e, ainda esconde seu amor por Guinevere, em prol do seu governante.
A Liga extraordinária de 2003
Neste filme lançado em 2003 que mistura fantasia, ficção cientifica e aventura, Sean Connery fez o papel do lendário herói e desbravador Allan Quatermain.
Assim junto com uma esquipe selecionada pela própria rainha Vitória, lutam contra um poderoso inimigo que deseja dominar o mundo.
Os personagens do filme são o Capitão Nemo, o imortal Dorian Gray, Dr. Jekill (e seu alter-ego mister Hide), o Homem Invisivel, o espião Tom Sawyer e a vampira chamada Mina Harker saída das paginas do livro de Bram Stoker.
Juntos eles formam a liga extraordinária e lutam inclusive contra o arqui-inimigo de Sherlock Holmes o professor James Moriarty.
Highlander 1 e 2 de 1986 e 1991
Este filme marcou a geração dos anos 90 com a história do guerreiro escocês Connor Macleod, protagonizado por Christopher Lambert, que foi amaldiçoado com a imortalidade em 1536.
Ferido, ele é encontrado pelo espanhol Sanchez Villa-Lobos Ramirez, ou Sean Connery, que o ajuda e o treina nas artes da esgrima.
Os dois se tornam grandes amigos e mais tarde Macleod descobre que seu instrutor também sofre da mesma maldição da imortalidade.
O guerreiro vivido por Lambert precisa matar o vilão Kurgan e proteger a si e aos demais imortais.
Na sequencia, Highlander 2, o filme de ficção se passa em 2024 e Sean Connery volta a fazer o papel de Juan Sanches Villa-Lobos Ramirez. Juntos ele e Macleod lutam para salvar a terra.
Apesar do segundo filme não ter a mesma qualidade e carisma do primeiro, Sean Connery atua com perfeição e a luta com as espadas vale a pena conferir.
Indiana Jones e a Última Cruzada de 1989
Com a história escrita por George Lucas e dirigido por Steven Spielberg, o filme foi um sucesso, ainda mais tendo Harrison Ford como Indiana Jones e Sean Connery no papel de seu pai o arqueólogo Henry Jones.
No filme Indiana Jones tenta salvar seu pai que foi raptado por nazistas e, ao mesmo tempo, localizar o cálice de Cristo, o Santo Graal.
O longa é divertido e os dois atores principais trabalham muito bem juntos, fazendo a história uma das melhores da série Indiana Jones.
Infelizmente, o eterno James Bond, o ator e Sir Sean Connery, nascido Thomas Sean Connery, faleceu aos 90 anos de idade, tranquilamente durante o sono, hoje dia 31 de outubro de 2020 nas Bahamas onde morava recluso e em paz.
Créditos de imagem: Bing Images