3 Insetos e suas curiosidades bizarras que a maioria de nós não sabe

Insetos, a maioria das pessoas não gosta deles e na maior parte do tempo são vistos como pragas. Mas existem curiosidades sobre os insetos que vão surpreender você. Algumas podem ser um tanto bizarras enquanto outras divertidas e tem até aquelas que podem ajudar a salvas vidas. Acredite.

1 Você sabia que os mosquitos têm dentes?

mosquito g772958e44 640

Pois é, 47 para ser mais exata. Este inseto pra lá de irritante com seu zumbido constante na hora em que desejamos dormir, possui a capacidade de “morder” além de sugar o sangue de suas vítimas. Não acredita?

Bem este inseto tem 6 agulhas sendo que duas delas são munidas com estes minúsculos dentes que atuam como uma serra, cortando a pele, enquanto outras duas perfuram e separam os tecidos para que as últimas consigam sugar o sangue.

Surpreendentemente este pequeno e inconveniente inseto cujo tamanho varia entre 4 e 6 mm é um dos animais mais perigosos do planeta, pois é capaz de transmitir doenças graves aos seres humanos como dengue, zika, febre amarela e tantas outras, com apenas uma mordida.

Aliás outra curiosidade a seu respeito é que apenas a fêmea necessita do sangue para sobreviver e alimentar seus ovos. Enquanto elas nos mordem, os machos se alimentam de néctar assim como as borboletas e abelhas.

Você também pode se interessar por:

2 Você sabia que as abelhas podem farejar explosivos?

honey bee geca22388b 640

Sim. As abelhas são os cães farejadores no mundo dos insetos. De acordo com o pesquisador Tim Haarmann na entrevista à revista Reuters, quando as abelhas sentem o cheiro do material usado nos explosivos de fabricação caseira, elas estendem seus probócides.

Ainda segundo ele, este comportamento é instintivo e, portanto, não gera dúvidas pois o olfato do inseto é extremamente sensível.

Mas como os pesquisadores “ensinaram” as abelhas a reagirem ao cheiro destes materiais? Bem os especialistas do programa chamado Stealthy Insect Sensor Project depois de expor os insetos ao cheiro dos materiais como pólvora, explosivo plástico C4 e até dinamite, as recompensavam com água adocicada.

Assim em um ano e meio os cientistas conseguiram avançar no projeto de forma surpreendente, notando que as abelhas aprenderam a reagir conforme o estímulo dado em laboratório. A intensão é usá-las para salvar a vida de milhões de pessoas contra atentados terroristas.

Além disso estes insetos também são capazes de farejar minas terrestres em zonas de guerra, salvando muitos militares e civis. Entretanto os estudos continuam até hoje, pois treinar um inseto é simples contudo conseguir a mesma reposta de uma colmeia inteira é o verdadeiro desafio.

3 Você sabe por que o besouro conhecido por Fede-fede ou Maria-fedida tem esse cheiro?

bug g5a1b7c36b 640

Esses insetos curiosos são geralmente observados na cor verde, mas na verdade eles podem ser de cores variadas como preto, marrom ou mesmo alaranjado com pintas brancas ou pretas. Entretanto uma coisa eles têm em comum: o mal cheiro.

Estes animais quando se sentem ameaçados, liberam um feromônio cujo odor é bastante desagradável, principalmente para os predadores de plantão.

Contudo, apesar do mal cheiro, estes besouros são completamente inofensivos para os seres humanos, pois não picam nem são venenosos. Aliás tudo o que estes insetos gostam de fazer é se alimentar do néctar das flores e de se esconder em meio as pétalas e folhas, onde costuma colocar seus ovos.

Porém quando o ambiente é favorável eles podem causar algum transtorno ao se reproduzirem em excesso gerando uma infestação. Desta maneira acabam causando danos às plantas do jardim e ainda passarem a frequentar o interior da casa.

Então se esse for o caso, basta limpar a casa com produtos específicos como álcool e livrar o jardim da infestação borrifando diariamente nas plantas uma mistura pronta, adquirida em qualquer agropecuária.

Agora se você é do tipo que tem pavor de insetos, aqui vai uma péssima notícia: inegavelmente há cerca de 200 milhões de insetos para cada ser humano no planeta. Ou seja, o número de insetos supera o de pessoas existentes em todo o mundo. Chocado?

Pois é, mas agora que sabemos disso o melhor é aprender a conviver com eles, da melhor forma, não acha? Até porque nem todos os insetos são ruins…na verdade a maioria é fundamental para a nossa própria existência.

Créditos de imagem: artido e capa. Pixabay.com

Comentários
Carregando...