Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Indiana Jones: o segredo sobre o artefato real do novo filme

O Mecanismo de Anticítera no filme Indiana Jones (Créditos: Disney & Lucasfilm)

No universo cinematográfico do Indiana Jones, o aventureiro intrépido, é rotina nos depararmos com relíquias autênticas que inspiram as tramas emocionantes. No entanto, desta vez, a história é ainda mais fascinante, uma vez que o filme se ancora em um artefato genuíno, com um elo real com o passado.

No centro da trama, brilha o enigmático Dial de Arquimedes, uma relíquia que tem suas raízes na nossa própria história. Esse intrigante artefato é parcialmente inspirado em uma maravilha arqueológica genuína, reconhecida como o Mecanismo de Anticítera, criado no século I a.C. na Grécia.

Inspiração para Indiana Jones: O Mecanismo de Anticítera

No Filme Indiana Jones volta à cena para mais uma vez resgatar uma reliquia magnifica que em tese seria o Dial de Arquimedes, ou O Mecanismo de Anticítera, é uma espécie de super-relógio planetário que foi construído num período da história em que computadores seriam venerados como magia e provavelmente temidos.

Numa época onde ,inegavelmente, os dinossauros já tinham se tornado fósseis. Mas as pessoas ainda não tinham o conhecimento tecnológico pois,estamos falando do século I a.C. O Mecanismo de Anticítera foi feito pelos antigos gregos, os pais da matemática, filosofia e da medicina entre outras coisas.

Entretanto engana-se quem pensa que o Mecanismo de Anticítera é especial porque é que apenas um relógio diferente.

Na verdade esse mecanismo foi feito com muitas engrenagens e peças móveis, como um quebra-cabeça complicado, até mesmo para os cientistas modernos, mas capaz de prever eventos celestes, como eclipses lunares, inicio e término dos meses, posições de planetas e estrelas !

Imagine você poder olhar para esse objeto incrivelmente antigo e descobrir quando um eclipse iría acontecer? ou quando encerraria o período das secas para começar a época das chuvas e com ela o plantio?

E tudo com uma precisão matemática que atualmente só se consegue graças ao auxilio de satelites. Inexplicavelmente os gregos antigos criaram a primeira máquina de previsão do tempo que se teve notícias!

Então, em poucas palavras, o Mecanismo de Anticítera é como um computador bem antigo, que ajudava as pessoas a entenderem melhor o céu e os movimentos das estrelas e planetas. É como se fosse uma máquina de previsão do tempo e calendário científico da antiguidade!

E no filme novo de Indiana Jones ele além de ter que salvar a preciosa reliquia, mas os roteiristas bolaram um autor muito interessante para o artefato, o famoso Arquimedes.

A maioria dos fãs da saga Indiana Jones, já estavam com saudades de suas aventuras, repletas de lugares incriveis, vilões sádicos e requintados, além de uma boa dose de humor, arqueologia e Harrison Ford nesse icônico personagem.

Entretanto se o Dial de Arquimedes, reliquia procurada por Indiana Jones possui uma autoria conhecida no filme, o filósofo, matemático e inventor grego Arquimedes. A verdadeira máquina na qual a história se baseia tem outra história.

Você também pode se interessar por:

Curiosidades sobre o Mecanismo de Anticítera

Engrenagens Surpreendentes: O Mecanismo de Anticítera na qual se baseia o famoso filme de Indiana Jones é cheio de engrenagens e peças móveis que funcionam juntas como um quebra-cabeça. Isso é incrível porque foi feito há mais de 2.000 anos, muito antes dos computadores modernos serem inventados! E sem as ferramentas modernas para auxiliar

Astronomia Antiga: Uma das coisas mais legais sobre o mecanismo é que ele era usado para prever eventos complexos, como eclipses lunares e o início das estações. Isso mostra que as antigas civilizações tinham um conhecimento avançado de astronomia, mesmo sem todos os instrumentos modernos que temos hoje. Será que nosso arqueólogo e aventureiro favorito, Indiana Jones, não estava corrreto em não subestimar esses povos? Pelo jeito sim.

Objeto Misterioso: Por muito tempo, o Mecanismo de Anticítera foi um grande mistério, pois os ciêntistas, pesquisadores e historiadores não sabiam exatamente o que era ou como funcionava. Entretanto depois de muita pesquisa foi que os cientistas e matemáticos descobriram que era um dispositivo para cálculos astronômicos. Portanto esta deve ter sido a maior inpiração para a relíquia fictícia e seu autor no filme.

Decifração Complexa: Entender como o Mecanismo de Anticítera funcionava não foi fácil. Os pesquisadores tiveram que usar técnicas avançadas e ultra modernas como escaneamento por raio-X, para examinar as peças internas e desvendar seus segredos.

Origem Desconhecida: Embora saibamos que foi feito pelos antigos gregos, não tem certeza exata da pessoa especifica quem o criou, nem como ou onde ele foi usado. Isso adiciona um toque de mistério à história! Tornando o Mecanismo de Anticítera ainda mais intrigante, com certeza faz falta um Indiana Jones na vida real para desvendar estes segredos.

Engenharia Antiga: A construção do mecanismo mostra habilidades de engenharia e um conhecimento matemático impressionantes para a época. Imagine como as pessoas eram inteligentes para criar algo tão complexo sem a ajuda de tecnologia! Se para estudar o Mecanismo de Anticítera e desvendar um pouco do seu mistério foi necessário o uso de máquinas modernas .

Em suma, o Mecanismo de Anticítera que serviu de inpiração para o famoso e infelizmente, último filme da saga Indiana Jones, é um verdadeiro tesouro do passado que nos lembra como as civilizações antigas eram incrivelmente inteligentes, observadoras e criativas. Mesmo depois de tanto tempo, ele continua a nos surpreender com seus mistérios, complexidade e curiosidades.

Então se você ainda não viu, aproveite a oportunidade e corra ao cinema mais proximo para curtir Harrison Ford mais uma vez, com seu chapéu favorito, o indefensável chicote e seu eterno caderno de anotações e bora torcer pelo Indiana Jones em a Relíquia do Destino

Desvendando o mistério de Anticítera – science por Euronews – em Portugal
você pode gostar também