Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Paralisia do sono: 10 coisas que você não sabia

A paralisia do sono geralmente ocorre quando seus músculos não estão bem ou quando sua mente está perturbada. As pessoas nos tempos antigos costumavam associar a paralisia do sono com poderes malignos e demônios. Naquela época, as pessoas tinham ideias distorcidas e peculiares quando se tratava de sono e inconsciência.

Pessoas que não conseguiam dormir direito eram associadas a problemas de possessão de espíritos malignos, conforme relatos antigos, incorporando o conceito de seres malignos.

A paralisia do sono, em geral, deixa o indivíduo assustado e desorientado, pois o deixa completamente imobilizado. O cérebro da pessoa percebe o que está ao seu redor, mas não fornece sinais para o resto do corpo.

A maioria das pessoas já experimentou isso em algum momento de suas vidas, mas não se preocupe, temos certeza absoluta que não há nenhum demônio possuindo você.

Paralisia total

As pessoas que vivenciam a paralisia do sono, acabam se sentindo presas em seu próprio corpo. Ela imobiliza seu corpo e deixa sua mente totalmente desperta. Consequentemente, fica difícil para as pessoas acordar e mover seus membros durante este momento.

Despertar pouco a pouco

Na paralisia do sono, a maior parte do corpo permanece paralisada enquanto certas partes começam a funcionar. Algumas pessoas relatam que conseguem abrir os olhos, ficando temporariamente conscientes do que os rodeia. Também fica difícil para certas pessoas respirar corretamente durante esse estado.

Hipnagógica ou hipnopômpica

Ela pode ocorrer durante duas transições no ciclo do sono. Geralmente ocorre quando seus músculos não estão relaxados ou quando sua mente está extremamente ativa. 

Se isso acontece quando você está adormecendo, é conhecido como paralisiahipnagógica do sono.No entanto, se acontecer quando você está prestes a acordar, é chamado de paralisia do sono hipnopômpica. 

Fantasmas, vultos ou alucinação?

Ela também pode causar alucinações. As pessoas experimentam todos os tipos de coisas bizarras quando sua mente está consciente, mas o resto do corpo está imobilizado. 

Certas pessoas relataram ter visto espíritos e demônios durante a paralisia do sono. O que realmente acontece é que sua mente fica alerta, mas o resto do corpo permanece adormecido e você acaba imaginando coisas que não existem na realidade. 

Intensidade

A paralisia do sono é bastante comum e qualquer pessoa pode experimentá-la. No entanto, a gravidade e o grau de consciência variam. Por exemplo, duas pessoas não podem ter experiências semelhantes. 

De acordo com vários psicólogos, jovens adultos com histórico de doença mental podem ter uma experiência relativamente ruim durante a paralisia do sono.

Momentos difíceis

Psicólogos e especialistas geralmente orientam as pessoas a dormir mais caso sintam a paralisia do sono com muita frequência, já que ela pode deixar traumas temporários, já que a paralisia do sono, em geral, deixa a pessoa em um estado vulnerável.

Tratado como epilepsia

Relatos antigos podem ser encontrados em textos médicos persas que datam do século X. A primeira observação clínica, entretanto, foi feita por um médico holandês em 1664 em uma mulher com idade de 50 anos, que na época, foi tratado como um tipo de epilepsia.

Entendendo com o tempo

Os antigos não entendiam o conceito de paralisia do sono e o associavam a demônios ou possessão espiritual até o século 19, quando a pesquisa sobre o fenômeno recebeu mais atenção.

Você também pode se interessar:

Como evitar?

A paralisia do sono não é perigosa e não causará danos à sua mente ou corpo. No entanto, pode deixar você desorientado e traumatizado por um tempo. É possível minimizar os sintomas, apenas mudando alguns hábitos de vida.

Não esqueça de conversar com seu médico caso a paralisia do sono esteja atrapalhando o seu dia a dia.

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

Crédito imagem: pixabay

você pode gostar também