Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

5 fatos sobre o sono do bebĂȘ

sono bebe 1

O sono do bebĂȘ Ă© um assunto corriqueiro entre as rodas e grupos de mamĂŁes. TambĂ©m Ă© dĂșvida crucial nas visitas ao pediatra. Resolvemos listar 5 fatos importantes sobre o sono do bebĂȘ que todos os pais deveriam saber:

1 Sono gera sono

Embora pareça contra-intuitivo, o sono gera sono para os bebĂȘs. Muitos pais acreditam que se o bebĂȘ jĂĄ estĂĄ acordado hĂĄ algum tempo, estĂĄ com sono e tende a estar cansado e pronto para dormir, mas a questĂŁo Ă© que o oposto Ă© verdadeiro. 

Quando os bebĂȘs dormem, seu sistema nervoso se estabiliza. Portanto, se o seu bebĂȘ nĂŁo dorme ou nĂŁo tem um sono profundo, ele estĂĄ perdendo a tranquilidade e o relaxamento que o sono proporciona. 

O resultado Ă© um sistema nervoso cansado, incapaz de se acalmar ou dormir, nĂŁo importa o quĂŁo exausto o bebĂȘ esteja. 

AlĂ©m de dias difĂ­ceis e noites longas com um bebĂȘ irritado, a perda de sono mostra efeitos cumulativos de longo prazo para seu filho.

BebĂȘs que dormem menos apresentam mais dificuldade de aprender, interagir e se socializar. Infelizmente, Ă  medida que seu bebĂȘ fica cada vez mais sem sono, mais difĂ­cil serĂĄ para ele dormir bem. 

2 Embrulhar o bebĂȘ pode ajudĂĄ-lo a dormir

O bebĂȘ passou nove meses, seguro e confortĂĄvel no Ăștero, sentindo a leve pressĂŁo constante e o “abraço” do Ăștero materno. 

Depois de nascerem e durante os primeiros meses, vocĂȘ pode descobrir que replicar a mesma sensação confortĂĄvel de ser abraçado ajudarĂĄ o bebĂȘ a dormir e a permanecer dormindo por longos perĂ­odos de tempo. 

Embrulhar o bebĂȘ existe desde a antiguidade e Ă© uma tĂ©cnica que cria uma leve pressĂŁo e sensação de aconchego.

AlĂ©m disso, talvez vocĂȘ tenha visto seu bebĂȘ se assustar rapidamente durante o sono, abrindo bem os braços.

Isso Ă© chamado de reflexo de “Moro” ou “reflexo de susto” e, embora geralmente dure apenas alguns segundos, costuma ser o suficiente para acordar o bebĂȘ dormindo.

Enrolar o seu filho num cueiro ou Swaddle o ajuda a manter os braçoconfortĂĄveis, para evitar aquela sensação de queda livre que pode sentir e causar um despertar prematuro.  Estudos relatam que bebĂȘs enfaixados dormem 1-3 horas extras a cada noite.

VocĂȘ tambĂ©m pode se interessar por:

3 Desenvolvimento do ritmo circadiano do seu bebĂȘ

Quer saber por que seu bebĂȘ parece querer dormir o dia todo e ficar acordado a noite toda? 

Parece totalmente ao contrĂĄrio, certo? Isso porque, quando os bebĂȘs nascem, seus ritmos circadianos – pistas fĂ­sicas, mentais e comportamentais – nĂŁo estĂŁo totalmente desenvolvidos. 

Portanto, ao contrĂĄrio dos adultos, cujos ritmos seguem um relĂłgio de aproximadamente 24 horas, respondendo principalmente Ă s mudanças na luz do dia e na escuridĂŁo da noite, os bebĂȘs nascem sem esse relĂłgio interno de sono. 

Em vez disso, seu ritmo circadiano demora um pouco para se desenvolver – normalmente entre dois e quatro meses.

Embora isso seja apenas parte natural do desenvolvimento do bebĂȘ, vocĂȘ pode apoiar o processo oferecendo mamadas frequentes a cada 2-3 horas durante o dia, saindo para obter luz natural e mantendo as cortinas ou persianas de sua casa abertas. À noite, pode ser Ăștil manter as luzes mais fracas e menos barulho na casa.

4 A importĂąncia da rotina da hora de dormir

A razĂŁo pela qual vocĂȘ ouvirĂĄ a frase “rotina da hora de dormir” tanto e com tanta frequĂȘncia Ă© porque ela se provou muito importante. 

Por meio de seus sinais ou pistas, vocĂȘ estĂĄ ajudando o bebĂȘ a entender que Ă© hora de dormir.

HĂĄ uma sensação de segurança e proteção nessa rotina repetida. Uma boa idade para começar uma rotina da hora de dormir Ă© quando o bebĂȘ estĂĄ entre 6 e 12 semanas de idade. 

A rotina pode ser curta, 15 minutos no total. NĂŁo importa o que vocĂȘ faça na sua rotina, tanto quanto importa que vocĂȘ mantenha essa rotina consistente, repetindo-a noite apĂłs noite. 

A famĂ­lia deve escolher os elementos individuais que funcionam melhor para ela e o bebĂȘ.

Cantar uma canção de ninar com o bebĂȘ em seu ombro ou aninhado em seus braços, dar um banho quentinho e relaxante e atĂ© mesmo o ato de enfaixĂĄ-lo pode servir como uma deixa. 

Basta manter esses elementos regulares para que o bebĂȘ aprenda a rotina. Conforme ele aprende a rotina, vocĂȘ verĂĄ que vai dormir com mais rapidez e facilidade.

O mesmo vale para a hora da soneca. VocĂȘ pode fazer uma rotina curta e simples antes do cochilo para ajudar o bebĂȘ a se preparar para o descanso diurno.

5 Os bebĂȘs aprendem a dormir com os pais

Nossa cultura coloca muita ĂȘnfase em recĂ©m-nascidos aprendendo a dormir independentemente em seus prĂłprios quartos.

Os pais normalmente sĂŁo desencorajados a dormir juntos por medo de que isso possa prejudicar a capacidade da criança de se acalmar e incentivar uma dependĂȘncia excessiva de seus pais para conseguir dormir.

No entanto, uma nova pesquisa estĂĄ dizendo exatamente o oposto: que os recĂ©m-nascidos realmente desenvolvem ciclos de sono saudĂĄveis ​​e dormem com mais segurança quando estĂŁo fisicamente perto de nĂłs.

Na verdade, a Academia Americana de Pediatria recomenda que os pais e o bebĂȘ durmam no mesmo quarto durante os primeiros seis meses. (No entanto, a AAP ainda desaconselha compartilhar a cama.)

Embora os dias e as noites possam ser longos, o seu filho precisa que vocĂȘ o mantenha por perto durante esse tempo.

Gostou do texto? Deixe seu comentĂĄrio e nĂŁo se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais 

vocĂȘ pode gostar tambĂ©m