Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Homem Torto, Mama e Slender Man personagens que nasceram graças a síndrome de Marfan e ao ator Javer Botet

A síndrome de Marfan é uma condição rara, mas quando somada ao talento de um ator, portador desta incomum condição, personagens icônicos do gênero Terror nasceram e fazem sucesso entre os fãs. O Homem Torto, Slenderman e Mama são alguns exemplos do que se pode fazer com o talento do ator Javier Botet portador da síndrome de Marfan. E você já ouviu falar nesta rara doença?

A síndrome de Marfan

technology gb1de8d953 640

Esta rara síndrome que atinge cerca de uma criança para cada 10 mil nascimentos foi descrita pela primeira vez em 1896 pelo médico pediatra francês Antoine Bernard-Jean Marfan.

Aliás segundo seus estudos a síndrome de Marfan é uma doença genética que acomete os tecidos conjuntivos da criança, independente da raça ou gênero. 

Além disso por ser de ordem genética, a síndrome de marfan é transmitida do pai ou da mãe para os filhos e afeta principalmente o aparelho cardiovascular, musculoesquelético e ocular.

Isso ocorre porque a doença afeta uma proteína chamada fibrilina que faz parte do tecido presente no interior das artérias, principalmente a aorta quese comunica diretamente com o coração, nas articulações e no cristalino dentro do globo ocular.

Assim sendo os portadores desta rara condição possuem uma aparência física única, ou seja: são pessoas muito altas, possuem pernas, braços e dedos muito alongados lembrando os membros de uma aranha e escoliose, entre outras manifestações.

Contudo esta aparência exótica foi em parte benéfica para o ator Javier Botet que soube unir o seu talento as suas características físicas peculiares para dar vida a personagens incríveis no cinema.

Síndrome de Marfan e os personagens Homem Torto, Mama e Slender Man do ator Javier Botet

javiet botet mama
Javier Botet mama

Inegavelmente a maioria do publico já ouviu falar nos icônicos personagens como Mama, Slender Man ou o Homem Torto interpretados pelo ator Javier Botet.

 Mesmo para quem não é muito adepto do Terror, estes personagens merecem serem conhecidos graças a atuação do artista espanhol.

Javier Botet, por ser portados da síndrome de Marfan possui incríveis 2,01 metros de altura, físico super magro e membros bastante alongados.

Entretanto graças a estas características o ator foi brilhante na atuação dos personagens em Invocação do Mal 2, Mama e Slender Man Pesadelo sem rosto.

De acordo com Javier nenhum destes personagens foram criados com auxílio da tecnologia, ou seja, digitalmente. Segundo ele “…ninguém sabia realmente que 90% do que viram era totalmente meu, era trabalho físico.” Declarou a rede BBC.

E o ator ainda continuou “Tenho uma doença chamada síndrome de Marfan. Ela torna as pessoas mais magras, altas e muito flexíveis…”

 Assim, devido a estas características, logo que surgiu sua primeira oportunidade de atuar no gênero terror, não parou mais e tem explorado ao máximo sua condição rara para interpretar personagens únicos.

Você também pode se interessar por:

Síndrome de Marfan é coisa séria

doctor g68845ca51 640

Apesar do versátil e talentoso ator Javier Botet ter usado sua condição como a cereja do bolo para o seu talento, a verdade é que a síndrome de marfan é coisa séria.

Tanto que os portadores da síndrome devem ser acompanhados por uma série de especialistas durante toda a vida.

E o motivo para isso são as várias alterações clinicas ocasionadas no corpo do indivíduo e que devem ser acompanhadas por múltiplos especialistas desde oftalmologistas a cardiologistas passando por fisioterapeutas, ortopedistas e educadores fisicos.

Além disso exames como eletrocardiogramas, ecocardiogramas, exames radiológicos e de densitometria óssea são necessários periodicamente.

Assim como a pratica de exercícios regulares e, geralmente de baixo impacto, para não agredir as articulações frágeis, outra característica de  quem possui a síndrome de marfan.

Créditos de imagem: pixabay imagem technology-gb1 ; https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2018/09/scary-stories-to-tell-in-the-dark-javier-botet-se-junta-ao-terror-de-guillermo-del-torol ; pixabay imagem doctor-g68845ca51_640 jpg.

Capa: https://www.kbc.co.ke/what-to-watch-beware-the-slenderman/

você pode gostar também