Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

O gigante de duas cabeças: Conheça Kap Dwa

A ideia de ter havido gigantes andando por aí parece mais coisa de histórias infantis, miitos e lendas ou algo tirado de um filme de ficção. Mas a ciência evoluiu muito e hoje é possível averiguar melhor o que antes era visto como mitos ou fraudes. Essa é a história do gigante Kap Dwa que ainda espera pela ciência para ser desvendada.

Gigantismo ou Acromegalia: seria a explicação?

homem mais alto do mundo 1 1200x900 1

Muitos pesquisadores e arqueólogos afirmam que certas estruturas erguidas na antiguidade só poderiam ter sido construídas por gigantes.

Afinal não possuíam a tecnologia moderna e os maquinários potentes usados hoje. Entretanto esta constatação ainda gera espanto, tanto entre os próprios cientistas como entre a população em geral.

Mas por que o espanto? Principalmente quando sabemos existirem pessoas cuja estatura extrema supera em muitos centímetros a média das demais pessoas?

Por exemplo o gigante de Illinois chamado Robert Pershing Wadlow que em 1940 media incríveis 2 metros e 72 centímetros.

De acordo com os médicos a causa de sua incrível altura se devia hipertrofia de sua hipófise, condição que elevou a níveis extremos a somatropina ou hormônio do crescimento.Assim Robert nunca pararia de crescer, tanto que ao falecer aos 22 anos contava com 2,75 de altura e 223 kg.

Contudo a condição de Robert é diferente de quem sofre de Acromegalia, uma condição causada geralmente pela presença de um tumor benigno na glândula pituitária provocando a produção em excesso dos hormônios de crescimento provocando um alargamento dos ossos do rosto, pés e mãos, além de altura fora da média.

 Contudo com o tratamento certo é possível interromper o gigantismo destruindo os tumores e controlando os efeitos do crescimento excessivo com medicamentos específicos. Porém por se uma doença crônica é necessário acompanhamento especializado por toda a vida do paciente.

Então se sabemos da existência destas síndromes capazes de transformar os mitos sobre gigantes em algo real, por que a dificuldade das pessoas em acreditar que os povos antigos também sofriam destas enfermidades? E qual seria o caso do gigante Kap Dwa?

Você também pode se interessar por:

O gigante Kap Dwa

IMG 20200620 205919 compress46

O gigante chamado de Kap Dwa foi encontrado na Patagonia em 1673, porém antes disso já havia relatos de navegadores sobre estes gigantes.

Inegavelmente tudo teria começado em 1520 quando Ferdinand Magellan e sua tripulação passou pela América do sul, mais precisamente no litoral da patagônia e avistaram homens extremamente altos, verdadeiros gigantes andando pela costa.

De acordo com o relato de Antonio Pigafetta “Um dia de repente vimos um homem nu de estatura gigante na costa do porto, dançando, cantando e jogando poeira na cabeça. (…) Quando o gigante ficou na presença do capitão-geral ( Magalhâes) e na nossa presença, ficou muito maravilhado e fez sinais com o dedo levantado para cima, acreditando que tínhamos vindo do céu. Ele era tão alto que apenas chegavamos à cintura, e era bem proporcionado.”  

Apesar de Magalhães e sua triulação terem sido bem recebidos entre os gigantes, o mesmo não aconteceu quando Kap Dwa foi localizado por navegadores espanhóis mais de 100 anos depois.

Isso porque o gigante, além de chamar a atenção por sua altura, medindo 3,6 metros, ainda tinha outra peculiaridade: ele nascera com duas cabeças!

Inegavelmente os espanhóis ficaram surpresos e assustados com sua aparição e o capturaram, amarrando-o ao mastro principal do navio. De acordo com os relatos, o gigante foi morto com uma lança ao tentar escapar.

Entretanto existe outra história contada por Robert Gerber, um norte americano dono da loja de antiguidades The Antique Man Ltd. Em Baltimore.

Segundo ele o gigante já estava morto quando foi encontrado pelos navegadores espanhóis e a partir deste ponto o que realmente aconteceu com este incrível gigante de duas cabeças é um mistério.

Porém o seu corpo mumificado teria sido exposto como curiosidade em vários museus dos Estados Unidos e Reino Unido durante 45 anos.

Mas atualmente o corpo do gigante de duas cabeças está exposto na loja de Robert Gerber e nunca foi submetido a exames, testes nem avaliado por especialistas com o intuito de validar sua história.

Assim fica a dúvida se o corpo do gigante realmente é verdadeiro, mas inegavelmente sua origem e a de seu povo de gigantes continua sendo um grande mistério. Principalmente por que ninguém sabe o destino desta civilização citada desde 1520.

Créditos de imagem: https://www.jornalciencia.com/conheca-alguns-fatos-bizarros-sobre-a-vida-do-homem-mais-alto-do-mundo/ ; https://mysteriesrunsolved.com/2020/06/kap-dwa-two-headed-giant.html

Capa: https://www.infobae.com/tendencias/2017/08/15/mito-o-realidad-la-historia-del-gigante-patagonico-de-dos-cabezas/

você pode gostar também