Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Afta: por que temos essas dolorosas feridas na boca? Entenda as causas mais comuns e como curá-las

A afta é um ferimento na boca, incomodo e doloroso, que acomete pessoas de todas as idades. E não é incomum ter várias aftas de uma vez. Mas você sabe o motivo destas feridas surgirem na boca? Venha descobri com a gente as causas mais comuns e como curar as aftas.

Mas o que é a afta?

afta boca ferida 1618841010252 v2 4x3

A afta é uma pequena ferida semelhante a uma bolha de queimadura ou ulceração que, geralmente, aparecem no interior da boca após algum trauma. Ou seja, quando mordemos sem querer as bochechas, língua ou lábios.

Entretanto, apesar de serem bastante doloridas, principalmente na hora de se alimentar, as aftas costumam cicatrizar e sumir sozinhas em poucos dias. Porém se as feridas persistirem por mais de 3 semanas, as causas devem ser avaliadas por um médico.

Contudo o normal é que a afta dure uns três ou quatro dias e desapareçam como se nunca tivessem estado lá, nos deixando com lágrimas nós olhos quando o alimento ou bebida quentes encostam no local. Mas o porquê temos aftas?

As causas das Aftas

causas afta

A afta ou aftas, porque é comum ter mais de uma ao mesmo tempo e, sim… quem costuma ter sabe como é dolorido, possuem inúmeras causas. Porém a mais comum ocorre através de traumas acidentais, aquelas mordidas sem querer no interior das bochechas, língua ou lábios.

Além disso pequenas cirurgias como a retirada de um dente ou mesmo uma limpeza mais profunda podem causar pequenos ferimentos nas gengivas e se transformarem em aftas.

Aliás se você já tem seus 40 anos de idade e nunca sentiu como é ter uma afta na boca, não sabe o tamanho do desafio que é na hora de beber um café ou comer um bom almoço, driblando o machucado. Pois qualquer coisa temperada ou quente que encoste no local, é de arrepiar os cabelos.

E quando a afta aparece em crianças, o momento das refeições se torna uma verdadeira guerra para todos os pais e mães, independente da nacionalidade.

Entretanto se a afta persiste por mais de 3 semanas então as causas devem ser analisadas por um especialista, pois podem indicar outros problemas de saúde mais sérios.

Isto porque fatores como baixa imunidade, falta de vitamina B12 e stress podem causar aftas, assim como problemas mais complexos tipo gastrite, refluxo, úlceras e doenças inflamatórias do trato digestivo também provocam o aparecimento das feridas, inclusive em locais mais sensíveis no fundo da garganta, causando muita dor ao engolir e até febre.

Então aquelas pessoas com mais propensão a terem problemas no trato digestivo, o hábito de ingerir alimentos muito condimentados, apimentados ou muito ácidos com regularidade, certamente às fazem sofrer com as aftas cerca de um ou dois dias após consumirem estes alimentos.

Entretanto com o tratamento certo as aftas desaparecem, assim como suas causas. Mas para isso é necessário a ajuda de um médico. Desta forma o que se deve fazer?

Você também pode se interessar por:

Curando a afta

woman g1c7bf2124 1280

Antes de mais nada é preciso explicar que não existe um tratamento específico para a afta pois muitas são as causas e para cada uma delas há um tipo de tratamento.

Contudo o mais comum é a aplicação de uma pomada, spray antisséptico ou até um bochecho com produtos específicos que vai reduzir o inchaço e a dor no local.

Mas normalmente a afta desaparece em poucos dias então basta evitar alimentos ácidos, gordurosos ou muito condimentados que a ferida desaparece da mesma forma como surgiu.

Agora se houver dor crescente, um aumento no número de aftas na boca, dor para engolir, além de febre e cansaço juntamente com dores no estomago ou azia frequente é fundamental procurar um médico e obter o melhor tratamento.

E acima de tudo quando ocorrerem estes sintomas mais sérios deve-se evitar a automedicação. Ingerir medicamentos sem prescrição e orientação de um especialista pode agravar o quadro.

Créditos de imagem: https://www.uol.com.br/vivabem/doencas-de-a-z/afta-comum-nao-tem-tratamento-higiene-medicacoes-e-laser-aliviam-a-dor.htm ; https://boaforma.abril.com.br/dieta/o-que-as-nutricionistas-comem-na-pizzaria-no-japones-no-bar/ ; pixabay.com imagem woman-g1c7bf212

Capa: https://cabecaepescocosp.com.br/aftas-cancer/

você pode gostar também