Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

Alface cultivada no espaço pode ser mais nutritiva que a comum

Indispensável nas refeições do dia a dia dos brasileiros, a alface traz benefícios a saúde de quem as consome. De fácil cultivo no Brasil, destacam-se algumas variedades nas mesas das famílias brasileiras: 1 Mimosa, 2 Roxa, 3 Americana, 4 Mimosa Roxa, 5 Crespa, 6 Lisa e 7 Romana.

variedades de alface

Sejam elas crespas, lisas; com folhas macias ou crocantes; de cor roxa ou verde; cada uma com sua particularidade, a alface é um vegetal de excelente aceitação pelo seu sabor suave. Rica em fibras, se torna um aliado a boa saúde pelos seus benefícios, ajudando na perda de peso e no controle da glicemia do sangue por trazerem saciedade, além de reduzir a absorção de carboidratos no intestino.

Seus benefícios vão muito além de ajudar no emagrecimento. Com propriedades calmantes, a alface ajuda no combate a insônia. Auxilia na prevenção da anemia por conter ácido fólico, além de possuir antioxidantes e vitamina K, ótimo para manter a saúde dos ossos.

Alface no espaço

Na estação espacial internacional, diversas pesquisas são feitas por seus tripulantes. Uma destas pesquisas, busca o cultivo de alimentos fora da órbita terrestre para saber como as plantas se comportam em um ambiente sem gravidade.

A principal ração para estas pesquisas é que hoje, os tripulantes da estação espacial internacional, se alimentam de rações já prontas e elas precisa durar por um período longo, já que é inviável abastecer a estação em curto espaço de tempo com alimentos frescos.

Para que os astronautas tenham a opção de comida fresca na estação espacial internacional e em futuras viagens espaciais, para poder sobreviver no espaço por períodos mais longos, como para Marte, foi preciso plantar vegetais para avaliar esta possibilidade.

astronauta cultivando alface

A revista científica Frontier in Plant Science, publicou um estudo aonde relata o sucesso no cultivo de alface no espaço. Apesar de ser cultivada em um ambiente com gravidade zero, ela seria nutritivamente superior a alface cultivada na Terra.

Por 2 anos, até 2016, os pesquisadores astronautas tentaram cultivar alface na ISS a partir de sementes esterilizadas, em um ambiente para cultivo de vegetais especialmente projetado para a pesquisa.

O crescimento delas aconteceu normalmente nas câmaras de cultivo por mais de um mês e algumas variedades de alface ficaram muito semelhantes as suas iguais cultivadas aqui na Terra. Recentemente, as alfaces cultivadas no espaço foram analisadas minuciosamente e os resultados foram muito promissores.

Os cientistas na Terra cultivaram as mesmas variedades de alface, em condições ambientais semelhantes a das alfaces cultivadas na estação espacial internacional. Foram utilizados os dados de nível de CO2, umidade e temperatura coletados diariamente no ambiente de cultivo da estação espacial, para que fossem comparados com precisão.

Os resultados das análises demonstraram que a alface cultivada no espaço, em geral, eram semelhantes em sua composição, comparadas com as cultivadas na Terra, excluindo o fato de que, em alguns casos, a alface cultivada no espaço, possuía mais abundantemente elementos como sódio, fósforo, potássio, zinco e enxofre, além de fenólicos, que são moléculas com comprovada atividade anti-inflamatória e antiviral. Os níveis de antioxidantes comparáveis, capazes de prevenir os danos às células.

astronautas comendo alface

Em um ambiente de cultivo bem diferente ao da Terra, os cientistas esperavam que a composição de micróbios fosse diferente a composição de micróbios do cultivo de alface feito na Terra, porém, identificaram que a diversidade de bactérias era semelhante a diversidade de bactérias da Terra, mesmo em um ambiente de circunstâncias únicas como os da Estação Internacional. O mais importante é que das bactérias identificadas, nenhuma é responsável por causar doenças.

Você também pode gostar:

De fato, a ISS (Estação Espacial Internacional) serve de referência para futuras missões que levarão os humanos a viagens ao espaço por um longo período de tempo. Experimentos como este, de cultivo de alimentos, aumentam o conjunto de possibilidades de alimentos que possam ser cultivados em um ambiente de gravidade zero. Os cientistas planejam testar outros tipos de vegetal e frutas, como tomate e pimentão.

As primeiras experiências no cultivo de vegetais no espaço foram muito promissoras e caso novas culturas se adaptem da mesma forma que a alface, seremos capazes de fornecer uma dieta alimentar mais saudável aos futuros viajantes espaciais.

Crédito imagem: pxhere / nasa

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

você pode gostar também