O Porquê Destes 4 Sonhos Bizarros

Os sonhos estranhos costumam ser os  mais lembrados ao acordar. De acordo com alguns especialistas tudo o que altere o organismo como temperatura, ruídos e cheiros são captados pelo cérebro e podem ser adicionados aos sonhos.

Segundo George William Domhoff  professor de pesquisa em psicologia e sociologia da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e membro fundador do Cowell College da UCSC “Os sonhos dramatizam nossas preocupações e, muitas vezes, encenam o pior dos cenários.” Por exemplo o stress oriundo do trabalho ou de questões familiares também alteram as funções cerebrais, o mantendo ativo e atento a esta questões ainda não solucionadas, provocando pesadelos ou sonhos incomuns.

Além disso, muitos possuem o hábito de adormecer com a televisão ligada e os ruídos podem gerar associações de imagens, fazendo a mente gerar sonhos bizarros. Por exemplo, se na tv está passando um documentário sobre os oceanos, o inconsciente capta os sons e as informações e os transforma em um sonho nítido, onde a pessoa está num naufrágio ou se afogando.

Entretanto alguns indivíduos precisam de auxilio para adormecer e a ingestão do suplemento melatonina, para ajudar a dormir, pode aumentar a quantidade de ciclos REM do sono por noite fazendo com que se tenha sonhos extremamente vívidos, além disso se alimentar muito perto da hora de dormir eleva a temperatura corporal e isto acelera o metabolismo, que deveria estar mais baixo, aumentando a atividade cerebral durante o sono profundo provocando sonhos agitados, vividos ou mesmo pesadelos intensos

Os 4 Sonhos Bizarros e suas Mensagens

Sonhar ser um ET

Sonhar ser um ET

Quando um individuo sonha ser um Alienígena, independente do motivo ou como se transformou em um extraterrestre, o fundamental é entender porque razão a pessoa se enxerga desta forma nos seus sonhos. Aliás isto pode estar relacionado com a imagem que se tenta passar para os outros, ou seja, a pessoa precisa parar de se preocupar com a imagem que transmite para os que estão a sua volta e deve começar a se preocupar mais consigo mesmo, dando mais valor às suas opiniões e vontades e não as dos outros.

Sonhar que os dentes estão moles ou caindo

Sem dente

De acordo com especialistas em psicologia, os dentes equivalem, assim como outras características da aparência, a um símbolo de poder e confiança.Assim sendo sonhar que os está perdendo pode ser um sinal de autoestima baixa ou abalada.

Além disso sonhar que os dentes estão moles ou caindo, pode significar que a pessoa está com medo de que algo ruim aconteça, como o fim de um relacionamento ou problemas no trabalho, pois estas situações enfraquecem o emocional e a auto estima do individuo. Aliás pessoas que sofrem de ansiedade frequente costumam ter este tipo de sonho, de forma vivida e recorrente.

Sonhar que está comendo formigas

Formigas

A formiga é um inseto com características admiráveis como a persistência, o esforço e a dedicação. Analogamente o aparecimento deste inseto no inconsciente pode representar que o individuo possui estas características e se identifica com elas ou, que as procura no ambiente do seu dia a dia.

Todavia as formigas também representam uma certa insatisfação do individuo quanto as limitações e obstáculos que possam estar sendo colocados em seu caminho. Porém pode significar, também, que terá vitória sobre seus adversários e estes podem ser as inseguranças emocionais, traumas e obstáculos pessoais do individuo e não necessariamente outras pessoas. Entretanto sonhar que se está comendo formigas e, vale lembrar que associamos este inseto com doces por ser encontrado facilmente onde existem alimentos açucarados,pode ser um sinal de que é precisa tomar cuidado com a alimentação e com a saúde. Assim, é necessário observar os hábitos e ver se existe a real necessidade de algumas mudanças.

Sonhar que está nu em público

Nú em público

Sonhar que está sem roupa em público, mostra que frequentemente a pessoa está sem proteção nenhuma e totalmente vulnerável em momentos importantes do seu dia a dia. Todavia, também indica medo e insegurança em si mesmo, perante responsabilidades que envolvam outras pessoas ou situações públicas. Através deste sonho desconcertante o inconsciente pode estar tentando mostrar que o individuo está se esforçando em ser algo que não é, ou passando por uma situação onde sente receio de ser ridicularizado.

Você também pode se interessar por:

 

O Porquê Destes 4 Sonhos Bizarros

psicanalise

Sonhos todas as pessoas tem, alguns marcam pelo tema ou pela intensidade das emoções vivenciadas e outros porque beiram o bizarro. Porém sonhar é uma ação normal e necessária para o corpo, pois é uma reação fisiológica importante para a memória e funcionamento saudável do sistema nervoso central.

De acordo com o neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia “sonhar é um evento universal e fisiológico. Sonhamos cerca de 4 a 5 vezes por noite em uma fase do sono chamada de sono-REM, com durações de 5 a 30 minutos,isso significa dizer que sonhamos cerca de 6 anos de nossas vidas.
Aliás sonhar e os significados dos sonhos intrigam a humanidade a muito tempo, tanto que no ano de 1900, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, já estudava os mecanismos dos sonhos.

De acordo com Freud os sonhos eram importantes pois permitia ao individuo conhecer seus desejos mais íntimos e resolver questões emocionais e problemas vividos no cotidiano.
Analogamente, quando o corpo entra no sono profundo e começamos a sonhar, o corpo inteiro relaxa e as atividades cognitivas cerebrais se alteram e várias áreas se ativam como a região cerebral das emoções, da memória e da criatividade.

Segundo Teles ” Do ponto de vista cognitivo, imagina-se que ele tenha funções de ajustes importantes no aprendizado. Esquecer aquilo que não importa, consolidar memórias relevantes, organizar os arquivos mentais. Também é um exercício mental de criatividade, confrontação de dilemas conscientes e inconscientes, autoconhecimento. ”

Assim sendo, não importa o quão aterrizante, bizarro e vivido possa ser o sonho, a real observação deve se ater na mensagem que o inconsciente está enviando e no esforço para solucionar o problema. Mas se o sonho for bom, deixar o corpo relaxar e o cérebro trabalhar para ajustar nossas funções cognitivas.

 

Crédito de imagem: Pxhere

Comentários
Carregando...