Uma cidade subterrânea com mistério ainda não revelados: Derinkuyu
Na Turquia, a bela região da Capadócia fica localizada entre a Europa e a Ásia, em uma área histórica e turística chamada de Anatólia central, bem no meio do país. Ali há um fascinante conjunto de 37 cidades subterrâneas disponíveis para visitação. Entre elas Derinkuyu e seus mistérios ainda não revelados.
Uma cidade subterrânea antiga
Contudo essas 37 são apenas uma parte das mais de 200 existentes e ainda não plenamente exploradas por historiadores e estudiosos.
De forma surpreendente, os túneis e galerias subterrâneas totalizam incríveis 150 km de extensão, escavado em rocha pura. E essas estruturas desempenharam um papel crucial ao longo da história.
servindo como refúgios habilmente camuflados para diversas civilizações, incluindo os cristãos, que utilizavam as cidades como Derinkuyu para manter e difundir sua fé, especialmente quando o cristianismo enfrentava proibições.
Infelizmente, a datação precisa da construção dessas cidades subterrâneas permanece um desafio para os pesquisadores.
A fonte mais antiga de informação conhecida é o livro “Anabasis“, ou seja, é a obra mais famosa do historiador e soldado profissional grego antigo, Xenofonte.
Onde ele relata a história da jornada de um grupo de soldados gregos que, em 401 a.C, marcharam desde a costa até o interior do império persa, governado pelo rei Artaxerxes II.
Então, nesta obra também se relata que os primeiros espaços foram escavados e posteriormente ampliados para oferecer uma proteção mais eficaz para seus habitantes.
Vale ressaltar que essas cidades não surgiram de uma única vez, sendo progressivamente expandidas conforme as necessidades surgiam.
Além disso, uma das hipóteses sugere que essas cidades foram concebidas para proteger as populações das adversidades climáticas da Capadócia, caracterizadas por invernos rigorosos e verões quentes e secos.
Afinal, a temperatura constante nas câmaras subterrâneas se mostrava ideal para o armazenamento seguro das colheitas agrícolas.
E essa combinação de fatores contribuiu para a engenhosidade e relevância histórica de cidades como Derinkuyu.
Você também pode se interessar por:
- Alienígenas De Cusco: Supostos Aliens De Mil Anos São Encontrados
- O Fascinante Segredo Dos Bajaus: Os Aquamans Da Indonésia
Cidade subterrânea e seus mistérios: Derinkuyu
Antes de mais nada esta incrivel cidade só foi descoberta por obra do acaso, quando um morador da Capadócia resolveu fazer uma reforma na sua casa, em 1970.
O Homem demolou a parede do porão e descobriu uma passagem que levava diretamente à um tesouro arqueológico de aproximadamente 3.000 anos: Derinkuyu, que na linguagem local significa “Poço Profundo”.
Quando os arqueólogos chegaram para estudar a cidade subterrânea perdida de Derinkuyu, descobriram que tinha 18 andares de profundidade e que o local guardava ainda muitos outros segredos.
Pois surpreeendentemente os especialistas se depararam com uma estrura urbana completa ,tendo tudo o que era necessário para uma vida subterrânea como escolas, capelas e inclusive estábulos.
Além disso concluíram que Derinkuyu poderia ter sido o lar de 20.000 pessoas,porém não se sabe ao certo quem foram os fundadores da cidade nem quem eram esses habitantes.
Segundo a datação de carbono feita nos esqueletos encontrados nas escavaçãoes, os corpos eram do ano 1800 a.C.
Mas acredita-se que a cidade subterrânea de Derinkuyu tenha iniciado o processo de evacuação dos seus moradores somente no século VIIId.C.
Entretanto a evacuação repentina da cidade subterrânea, assim como quem foram os construtores destas incriveis habitações em plena rocha vulcânica são apenas alguns dos mistérios que intrigam os arqueólogos.
Pois a pouco tempo foi descoberto que a cidade subterrânea poderia abrigar até 100.000 pessoas temporariamente, além de um túnel com cerca de 8km de comprimento conectanto Derinkuyu com outra cidade subterrânea bastante conhecida dos pesquisadores chamada Kaymakli.
Além disso, foram registradas mais de 600 passagens para a superfície, permitindo que os habitantes entrassem e saíssem em vários pontos estratégicos sem serem vistos.
Um Patrimônio da UNESCO
Atualmente tanto Derinkuyu como as demais cidades subterrâneas localizadas na Capadócia são patrimônio da UNESCO e devidamente protegidas.
Arqueólogos, cientistas e historiadores de várias partes do mundo viajam para a região no intuito de estudar as diversar culturas que passaram por lá e que deixaram muitos segredos inesplicáveis.
Inegavelmente o que mais intriga os pesquisadores é o tipo de ferramenta usada para escavar na rocha e como eles possuíam tamanho conhecimento para contruir uma rede de túneis tão duráveis e de maneira tão precisa, numa época em que a humanidade ainda engatinhava em conhecimentos tidos como engenharia moderna.