A Surpreendente História dos Gigantes Dinossauros com Chifres: Triceratops vs. Kosmoceratops
Dinossauros com chifres ou sem chifres, a verdade é que eles são sucesso por onde quer que passem. Nas telas do cinema, são inumeros os filmes sobre esses gigantes, além de desenhos animados engraçados que ganham o coração de milhares de crianças no mundo todo.
Entretanto existem dois tipos de dinossauros com chifres que são famosos no mundo, por motivos incriveis e diferentes.
Dinossauro com chifre: Triceratops
Triceratops é um super dinossauro que apesar do tamanho assustador com cerca de nove metros de comprimento e 3,5 metros de altura, tinha um temperamento muito dócil.
Tanto que, por ser herbÃvoro e quadrúpede provavelmente se assemelhava a uma enorme vaca de aproximadamente cinco toneladas, com três chifres na cabeça.
E, apesar da aparente docilidade, este dinossauro com chifres guardava um segredo. A sua cabeça era sua principal arma de defesa com seus três chifres afiados como navalhas, ele ainda tinha um bico na ponta do focinho lembrando o de um papagaio, tão duro capaz de ferir qualquer predador.
Além disso possuia dentes fortes e afiados, mesmo sendo herbÃvoro.
Outra caracterÃstica deste dinossauro com chifres era o fato de viver em bando, o que também facilitava a proteção, principalmente dos filhotes brincalhões.
Aliás, devido ao seu jeito engraçado e trnaquilo, o simpático Triceratops ficou muito popular nas telas do cinema, aparecendo em diversos filmes e desenhos sobre dinossauros, ganhando o coração dos fãs de todas as idades.
Contudo entre os cientistas, ele é conhecido por pertencer a familia dos ceratosÃdeos, ou seja dinossauros que possuiam grandes chifres na cabeça.
Inclusive acredita-se que esses animais viveram no perÃodo Cretáceo, na era Mesozóica a mais de 66 milhões de anos. Mas nada disso impediu que esse simpátido dinossauro com chifre se tornasse popular em pleno 2023.
Afinal é possivel encontrar imagens, adesivos, brinquedos de pelucia ou até colecionáveis de plástico, réplicas do que poderiam ter sido estes incriveis animais, na maioria das casas.
Embora o mesmo não tenha acontecido com o seu primo, ainda mais chifrudo o Kosmoceratops, a sua fama veio no mundo da ciência, e o motivo realmente vale a pena conhecer.
Você também pode se interessar por:
- 5 Curiosidades sobre o Peixe-Bolha
- 5 Coisas IncrÃveis Sobre O Mês De Outubro
- Besouro Titanus Giganteus: O Assustador E Raro Inseto Que Poucos Conhecem.
Kosmoceratops
O Kosmoceratops apesar de não ser tão popular quando o Triceratops, ficou famoso entre os dinossauros pois possuÃa 15 chifres em sua cabeça.
Inegavelmente era o dinossauro com a maior quantidade de chifres que se tem notÃcias entre os pesquisadores e arqueólogos.
Porém não eram usados para defesa mas como ornamento no intuito de chamar a atenção das fêmeas e afastar outros dinossauros.
Aliás acredita-se que os Kosmoceratops vivia nos pântanos da região onde hoje fica o estado de Utah, nos Estados Unidos a mais de 76 milhões de anos, pois arqueólogos encontraram os restos de um destes dinossauros neste local.
Tanto que com base nos fosseis, estima-se que este animal tinha cerca de 5 metros da ponta do nariz até a cauda.
Além de pesar mais de 2 toneladas, o que os tornaria em materia de tamanho, muito similares a rinocerontes com muitos chifres, possivelmente o animal mais chifrudo que já andou na Terra.
Curiosamente este herbÃvoro primo dos Triceratops, não mostrava diferenças entre machos e fêmeas quando o assunto eram os chifres, pois ambos possuiam os 15 adornando seu crânio gigante.
Contudo, se para os machos eles eram usados para duelar com outros machos e mostrar virilidade, nas fêmeas tinham o papel apenas de assustar os predadores na natureza.
Agora, independente de qual gigante seja o seu favorito, a verdade é que os dinossauros com chifres, ou sem chifres são sucesso e encantam crianças e adultos, mesmo tendo se passado milhões de anos desde que o último esteve na terra.