Dia das Mães é uma das datas mais queridas e comemorada no mundo todo! Que tal uma dica de presente criativa, cheia de amor e barata?

O Dia das Mães é uma das datas mais queridas e mais lembradas sendo uma das poucas comemoradas em todo o mundo. Entretanto no Brasil o Dia das Mães chegou relativamente tarde, em 1918, se comparado a outros países, mas carregado de significado e carinho. Saiba um pouquinho mais sobre este dia e que descubra algumas dicas de presente para esta pessoa tão especial.

O Dia das Mães no Brasil

dia das maes 1

Antes de mais nada, a iniciativa de comemorar o Dia das Mães no Brasil começou quando o Secretário geral da Associação Cristã de Moços, a ACM, Frank Long promoveu a primeira celebração em 12 de maio de 1918, na Capital do RS, a cidade de Porto Alegre.

Inegavelmente a ideia de homenagear as mães agradou tanto aos Brasileiros que rapidamente a data ganhou o país e, em 1932 o então presidente do Brasil Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães no segundo domingo de maio sob pressão das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

Contudo apesar do belo significado da data, a verdadeira razão por trás da pressão das feministas era valorizar a importância do papel das mulheres na sociedade. Principalmente diante das perspectivas que se abriram na época com a conquista do direito ao voto em fevereiro de 1932.

Tanto que em 1947, depois de anos de sucesso, a data foi definitivamente inserida no calendário oficial da Igreja Católica através de uma determinação do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara.

Assim independente do interesse político que motivou o início da comemoração da data no Brasil, a verdade é que o Dia das Mães se tornou a celebração mais importante para o mercado depois do Natal.

Pois movimenta cerca de 20 bilhões de dólares só nos Estados Unidos enquanto no Brasil este valor fica em torno de 12 bilhões de reais de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC).

Segundo o economista Fabio Bentes apesar de o Dia das Mães ser a data mais importante para o varejo depois do Natal, ele alerta que devido ao alto índice de desempregos gerando condições econômicas difíceis para o consumo, a recuperação das vendas nesta data só irá começar a ocorrer no ano que vem em 2022.

Você também pode se interessar por:

Dicas de presentes especiais cheios de carinho

son 2935723 640

Com efeito, muitas pessoas apesar de desejarem comemorar a data com mimos para todas as mamães da família, vão precisar economizar neste momento. Assim pensando nisso separamos algumas ideias de presentes criativos, baratos e cheios de carinho como as mamães merecem.

1 Vasinhos com os temperos ou ervas favoritos

Esta opção é muito simples de fazer e com um custo bem baixinho, pois tudo o que será necessário são três vasinhos simples, três mudinhas de temperos ou ervas para chá e muito carinho.

O primeiro passo é conseguir as mudas, geralmente encontradas em qualquer floricultura por menos de 1 real cada. Por exemplo uma muda de manjericão custa em torno de 0,16 centavos de Real.

Então o segundo passo é adquirir os vasinhos, colocar a terra, que também pode ser comprada na floricultura ou vir do seu próprio jardim e mãos à obra.

Aliás os vasos podem ser de plástico simples, mas para os mais inspirados, pintá-los com outras cores como branco ou dourado com tinta spray dá um toque ainda mais pessoal ao presente. Seja criativo e divirta-se.

2 Terrário Criativo

Estes terrários são lindos e muito fáceis de fazer, além disso podem ser colocados em qualquer cantinho da casa emprestando charme ao ambiente.

Entretanto para quem não conhece, o terrário é um jardim em miniatura alojado dentro de um recipiente de vidro. Inegavelmente são fáceis de cuidar sendo perfeitos para quem ama jardins, mas não possuem espaço, tempo ou se julgam sem talento para cuidar de plantas.

Assim para fazer um terrário é preciso escolher plantas resistentes, pequenas, ou seja, com pouco crescimento e que convivam em um mesmo ambiente. Afinal misturar plantas que necessitem de muita água e luz com outras que exijam o oposto para se desenvolver, não vai dar certo e ambas as espécies morrerão.

Uma das plantas mais indicadas para iniciantes em terrários são as suculentas e outras espécies de cactos. Este tipo de vegetação típicas do deserto lidam bem com pouca umidade, luz forte e são muito resistentes.

Além disso são fáceis de serem encontradas com um valor acessível, pois um terrário pequenos usa de duas a quatro suculentas, com cada uma custando cerca de 3 Reais ou menos em média.

Então após optar pelas plantas o segundo passo é escolher o recipiente de vidro que, quanto mais fechado melhor, pois retém mais umidade.

Aliás é possível utilizar como terrário aquele pequeno aquário vazio, esquecido na garagem ou mesmo a jarra que sobrou da cafeteira elétrica que estragou.

Mas se você não tiver nenhum destes recipientes em casa, não se desespere, afinal até uma taça de vinho, um copo de vidro ou mesmo um vidro de conserva vazio, servem e ficam lindos.

Agora, de posse do recipiente, limpe-o bem com água e sabão e cuide para enxaguar tirando todo o resíduo. Deixe secar naturalmente e quando estiver livre de qualquer gotícula coloque no fundo pedrinhas de cascalho, de preferência aquelas pequeninas para aquário.

As pedrinhas devem preencher todo o fundo criando uma camada de dois a três dedos de altura em recipientes pequenos como copos ou vidros de conserva.

Elas atuam como escoamento do excesso de água, sem isto as raízes das plantas podem mofar, matando todo o jardim.

Depois vem a segunda camada composta do solo de cultivo, ou seja, aquela terra escura e rica em nutrientes que deve ter cerca de dois a três dedos de espessura de acordo com a altura do seu recipiente, pois será onde as mudas serão plantadas.

Mas tome o cuidado ao plantar as mudinhas evitando que as raízes cheguem no cascalho, pois elas devem ficar inteiramente envoltas na terra.

A seguir umedeça o solo com um borrifador e decore a superfície em torno das mudas com pedrinhas ou outro enfeite de jardim de sua escolha.

3 Caderninho de Receitas Personalizado

Tem mães que adoram ter aquele caderninho com receitas herdadas da avó ou daquela tia que tinha mãos de fada na cozinha.

E tem também aquela receita prática, copiada rapidamente de um programa na tv, mas que toda a família adora e, está sempre a mão naquele papelzinho solto dentro da gaveta.

Se sua mãe é assim, que tal ajudá-la a evitar a perda destes papeizinhos importantes dando a ela um caderno de receitas personalizado, com a capa que você fez?

Contudo se sua mãe não gosta de cozinhar está tudo bem, pois este presente também pode agradá-la, basta personalizar uma agenda ou um bloco de anotações, por exemplo. Deixando sua mãe mais estilosa e com uma lembrança tão querida da família na bolsa.

Então o primeiro passo é decidir qual o tipo agradaria mais sua mãe, depois tudo o que será necessário é um tubo de cola branca, um pincel de cerdas firmes para espalhar a cola na capa do caderno ou agenda, um tecido bonito de sua preferência, mas que seja 100% algodão e manta acrílica que dará aquela aparência fofinha à capa.

A seguir passe a cola na capa externa do caderno evitando a área da espiral, depois cole a manta acrílica na capa deixando um espaço de aproximadamente 1 cm entre o material e o arame da espiral. Aguarde alguns minutos para a cola que vai fixar a manta acrílica seque.

Depois passe cola no espaço entre a manta e a espiral de arame e não se preocupe se borrar um pouco, pois a cola ficará transparente ao secar, e cole o tecido somente nesta lateral.

Mas lembre-se de deixar uma sobra de tecido nas outras laterais de 2 cm, pois as bordas de cima, de baixo e a oposta ao arame espiral serão fixadas na parte de dentro da capa graças a estas sobras.

Aliás para colar as bordas do tecido na parte interna do caderno é necessário, primeiro, esperar a cola da capa secar novamente, senão o tecido se soltará.

Contudo logo que todo o tecido estiver fixado, pincele mais um pouco de cola sobre o tecido na parte interna da capa, para dar um acabamento e evitar que solte fiapos devido ao uso. Então basta escrever uma dedicatória bem bonita e embrulhar. Com certeza sua mãe ficará muito feliz com um presente tão pessoal.

4 Nécessaire Especial

Para dar este presente para sua mãe você não precisa ser expert em máquina de costura basta apenas ter paciência para procurar uma nécessaire que combine com a pessoa especial que deseja presentear. Ou seja, cor, tamanho e estilo, pois os modelos deste prático acessório são vários.

Então o próximo passo é montar um pequeno kit vaidade para sua mãe, seja com artigos específicos para as mãos, com um creme hidratante, lixa de unhas e uma base incolor ou um esmalte da cor que ela costuma usar.

Como também pode ser um kit diferente, se a preferencia de sua mãe for a face, então itens para o rosto como protetor solar, um batom, gloss ou um hidratante labial certamente serão um sucesso.

Enfim o mais importante neste Dia das Mães é separar um tempinho para pensar nesta pessoa tão importante, independente se ela for sua mãe biológica, adotiva, uma avó, tia ou amiga que tenha representado este papel.

Mesmo que sua mãe e você tenham algumas desavenças, seus altos e baixos ou que não se falem muito devido a distância e a pandemia, dedique um tempo para ela e para você.

Crédito de imagem: Pixabay

Comentários
Carregando...