Manchas: descubra como salvar suas roupas sem estragá-las

Manchas de café, suor, vinho e molho de tomate nas roupas são um pesadelo, principalmente quando não se sabe como limpar sem estragar as peças. Mas não se desespere, basta seguir alguns passos bem simples que separamos e tudo vai dar certo.

Passo número 1: saber o tipo de tecido da sua roupa

fashion 1031469 640

Antes de sair correndo para lavar aquela sua blusa favorita na pia do banheiro da tentativa de evitar que as temidas manchas fiquem eternizadas no tecido.

Primeiramente é necessário manter a calma, respirar fundo e descobrir de que material é feito o tecido da sua peça.

Então basta dar uma olhada da etiqueta da sua roupa, geralmente ali constam muitas informações importantes e orientações de como limpar e secar corretamente a peça sem danificá-la.

Algodão

As roupas feitas de algodão normalmente possuem uma vantagem sobre os demais materiais pois é bastante resistente.

Isto significa que o tecido suporta o uso de inúmeros produtos e temperaturas da água tanto fria quanto quentes na hora de lavar.

Entretanto se não for possível identificar o material opte por fazer um rápido teste, basta apertar uma parte do tecido na mão e observe o resultado, pois o algodão amassa facilmente coisa que não acontece com os sintéticos.

Então se sua roupar amassar com facilidade e ficar com cara de amarrotada, pode não ser 100% algodão, mas certamente possui o material na sua composição.

Sintético

Certamente você deve estar se perguntando como identificar um tecido sintético, caso a etiqueta esteja apagada e não tenha outra fonte de informação.

Bem, estes tecidos costumam ter características em comum como: serem bastante maleáveis, difíceis de amassar ( alguns nunca amassam) e muitos possuem características elásticas.

Aliás aquelas famosas calças de lycra (laicra) usadas na academia são um tipo de sintético, assim como a viscose, o nylon e o poliéster.

Entretanto apesar destes tecidos serem resistentes na hora de esfregar nunca use cloro ou água quente pois pode causar furos e encolher a sua peça.

A lã apesar de ser um material natural como o algodão, suas fibras podem deformar ou encolher caso tenham elastano misturados em suas fibras.

Assim certos cuidados são importantes na hora de lavar como evitar água quente, secar a sombra e se possível na horizontal para evitar que suas fibras deformem e acabem adquirindo aquele visual de roupa velha, apesar de ter acabado se sair da loja.

Seda

Este tecido está no topo dos materiais frágeis na hora de lavar e se não tiver certeza se sua roupa é ou possui seda em sua composição, ela possui características que podem ajudar.

Embora a seda seja maleável, leve e macia como os tecidos sintéticos, ela amassa fácil e fica com as marcas do amassado. Além disso a seda devido a sua fragilidade e delicadeza precisa ser limpa com cuidado, sem o uso de produtos com cloro ou água muito quente.

Passo número 2: Tipo de mancha

Mancha de Suor

suada

Para aquelas pessoas que sofrem com o calor suando muito, ou que praticam esportes, as manchas de suor são frequentes. Porém existe solução para remover essas manchas desagradáveis e é bem simples.

Então em 1 litro de água coloque 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou de vinagre branco e deixe de molho no balde por 30 minutos. Depois deste prazo basta lavar normalmente da maneira que preferir.

Entretanto se as manchas forem antigas faça uma pastinha com uma colher de bicarbonato com o suco de um limão e passe na mancha com uma escovinha e deixe agir por 45 minutos.

Mas isto serve apenas se a roupa for branca, caso contrário pode desbotar o tecido. Após este processo, deixe de molho na água com sabão por 1 hora e só então lave normalmente.

Mas uma observação importante, nunca coloque a roupa toda suada no cesto para lavar no dia seguinte, tente lavar em seguida, caso contrário o processo de limpeza e retirada das manchas demora mais.

Mancha Amarelada do Desodorante ou de guardado

mancha amarela

As manchas amarelas aparecem nas roupas brancas quando guardadas por certo tempo devido a gordura do corpo e, ou devido a resíduos de produtos existentes nos desodorantes.

Entretanto existe solução com materiais simples e fáceis de encontrar ou mesmo de já ter em casa. Porém é importante salientar que estas técnicas são para roupas brancas.

Basta misturar uma colher de bicarbonato com o suco de um limão e passar na mancha com uma esponja de louça ou escova de dentes.

Deixe a mistura agindo por 45 minutos e depois deixe de molho em água quente com sabão neutro por cerca de 10 minutos.

Após este processo pode lavar normalmente na máquina de lavar ou do modo como costuma. Caso o tecido da roupa for branco não sintético nem frágil, pode substituir o limão por água oxigenada 10 volumes, aquela usada nos machucados.

Mancha de Café preto

coffee 1973549 640

A mancha de café quando for recente, ou seja, acabou de pingar ou derramar a bebida na roupa, lave imediatamente.

Nos tecidos mais resistentes ou de algodão basta lavar a peça com água fervente que o café irá se dissipar e sair do tecido. Depois basta lavar de sua forma usual.

Entretanto nunca faça isso em tecidos sintéticos pois irá danificá-los, prefira passar um cubo de gelo no local até a mancha desaparecer e então lave normalmente.

Você também pode se interessar por:

Mancha de Vinho

red wine 505296 640

O vinho tinto é uma das bebidas mais temidas por causadas manchas, mas se for limpa assim que derramada sobre a roupa, tudo bem.

Basta pegar um papel toalha e absorver o máximo da bebida derramada, mas sem esfregar. Assim depois disto simplesmente lave com água fria e sabão.

Porém se não puder limpar na hora, use três colheres de sopa de vinagre branco em uma colher de sopa de água e aplique a mistura na mancha e depois lave normalmente

Mancha de molho de tomate

Avelina 0601

Manchas de molho de tomate são muito fáceis de pingar na roupa na hora de preparar a comida ou nas roupas das crianças, desastradas por natureza.

Para tirar a mancha do molho de tomate basta usar detergente com água levemente quente e esfregar. Depois coloque de molho em 1 litro de água morna para quente e vinagre branco por alguns minutos, lavando em seguida da forma usual.

Tecidos frágeis, sintéticos ou coloridos

fabrics 954576 640

Tome muito cuidado neste caso pois não deve ser usada água quente nestes materiais nem suco de limão ou água oxigenada para não danificar a peça.

Estes materiais podem furar, desbotar se forem coloridos ou lacear se for usado substâncias fortes em sua lavagem

Assim opte por usar sabão de coco em barra ou mesmo aqueles líquidos usados em roupas de bebê, mas caso não tenha em casa nenhum dos dois opte por 3 colheres de sopa de vinagre branco em 1 litro de água morna e deixe a peça de molho por 10 minutos.

Esfregue um pouco e após meia hora lave normalmente. Caso a roupa seja branca pode deixar no sol por 30 minutos antes de lavar da forma que escolher.

Créditos de imagem: 6db3f4700b5497f3c0b2bb12bc06aba0–remove-pit-stains-continue.jpg (736×414) (pinimg.com); myths-about-sweat-810×540.jpg (810×540) (womensalphabet.com); Pixabay

Comentários
Carregando...