Panela de Pressão: saiba como economizar gás e ficar menos tempo na cozinha

Table Of Contents

Muitas pessoas deixam de usar esta prática panela porque têm medo que a panela de pressão exploda, destruindo a cozinha e machucando quem estiver perto. Calma!!!Saiba como usar a panela de pressão, economize gás e ganhe tempo na cozinha.

Como comprar uma Panela de Pressão

Embora saber como usar a panela de pressão seja importante na hora de perder o medo e aproveitar ao máximo este utensilio tão prático.

Existe um passo que dever vir primeiro: Comprar a panela de pressão certa para você e sua família.

compare 5201278 640

Inegavelmente existem no mercado inúmeros tipos de panela de pressão, variando das mais simples com custo menor, até as panelas elétricas de valor mais alto.

Tanto que há uma variação no tamanho que é medido em litros, então na hora de comprar avalie quais são as reais necessidades que o utensilio deve atender.

Por exemplo, se o objetivo é cozinhar para até duas pessoas, pode procurar panelas de 2 litros, mas se for preciso servir muitas pessoas, diariamente, existem panelas de 10 litros ou mais.

Entretanto se a dúvida for sobre investir na panela de pressão tradicional ou em uma elétrica, principalmente devido a segurança, não há o que temer com nenhuma delas.

Ambas as panelas quando usadas da maneira correta, respeitando as instruções do manual que as acompanha, são seguras e eficazes.

Porém nas panelas de pressão tradicionais a responsabilidade de controlar o tempo de cozimento, a altura do fogo e a quantidade de água usada é do cozinheiro da casa.

Enquanto que nas panelas de pressão elétrica existem medidores indicando as quantidades certas de água para um cozimento uniforme.

Assim depois basta programar o tempo desejado de acordo com o alimento a ser preparado, o que não ocorre com as tradicionais.

Por que a Panela de Pressão é segura?

Carne de Panela na Panela de Pressão

As panelas de pressão são feitas de alumínio resistente, sendo que a tampa possui uma borracha de vedação ao seu entorno, uma válvula com pino por onde sai o excesso de vapor, controlando a pressão e responsável pelo famoso chiado da panela.

 Além disso possui uma trava no cabo da tampa e uma segunda válvula de segurança que se abre caso a primeira fique entupida, liberando o excesso de pressão e evitando as temidas explosões.

A panela de pressão cozinha rapidamente alimentos que necessitem de mais tempo de preparação quando feitos nas panelas comuns, como feijão, carnes com osso entre outros.

Isso acontece porque os vapores de água dentro da panela hermeticamente fechada, graças a borracha de vedação na tampa, aumentam a temperatura em seu interior em cerca de 120 graus célsius.

Entretanto é claro que devido a alta pressão dentro da panela, é importante tomar certos cuidados na hora do uso.

Ou seja, observe se a borracha de vedação e as válvulas estão limpas e colocadas corretamente.

Nunca abra a panela sem antes retirar a pressão interna e se as válvulas não estiverem liberando o vapor excedente, tire a panela do fogo coloque debaixo da torneira.

Desta forma irá liberar a pressão no interior da panela, soltando a tampa, só então abra e verifique o problema.

Você também pode se interessar por:

Como a Panela de Pressão funciona?

Panela de Pressão

Todas as panelas de pressão só funcionam corretamente com o uso de água. Então ao cozinhar coloque o alimento e cubra com água até completar 2/3 da panela, tampe leve ao fogo para ferver.

Rapidamente a válvula vai começar a chiar e liberar o excesso de vapor, fazendo o barulhinho característico da panela de pressão.

Quando o tempo de cozimento tiver terminado, desligue o fogo e espere a pressão sair gradualmente.

 Porém caso queira acelerar o processo, coloque a panela dentro da pia e abra a torneira sobre ela, isso soltará a tampa em segurança.

Contudo nos casos das panelas de pressão elétrica, basta colocar os alimentos e a água de acordo com a medida indicados no manual e ligar o timer. Após o término do tempo a panela se desligará automaticamente.

Quando não devo usar a panela de pressão?

Partes das Panela de Pressão

Com toda a certeza, a panela de pressão requer alguns cuidados pois como todo utensilio doméstico, ela também possui uma vida útil.

Assim deve-se prestar a atenção na borracha de vedação da tampa, pois nunca deve ser usada se estiver rachada ou quebrada. Afinal sem ela a panela não conseguirá atingir a pressão.

Da mesma forma é preciso observar as válvulas de liberação de pressão que, com o tempo vão se desgastando e podem apresentar problemas como um entupimento.

Se este for o caso, a panela não fará o chiado característico ao ferver. Assim desligue o fogo e faça a limpeza de ambas as válvulas.

Porém se o problema continuar, não use a panela nestas condições. Aliás ler o manual é importante, pois certos alimentos não devem ser preparados na pressão por entupir as válvulas

E por fim, nunca abra a tampa da panela enquanto ela estiver com pressão em seu interior, pois pode causar acidentes. Além disso sempre coloque a água na medida correta.

Inegavelmente se forem respeitados todos os pequenos cuidados de uso e manutenção, a panela de pressão é um recurso prático que facilita o dia a dia na cozinha.

E certamente vale a pena ter em casa pois ao acelerar o processo de cozimento também provoca uma significativa economia de gás.

Créditos de imagem: Pixabay, macheesmo.com, clock.com

Comentários
Carregando...