5 Dicas para transformar a sua Segunda-feira no melhor dia da semana.

A segunda-feira costuma ser o dia mais odiado da semana, afinal recomeça a rotina de trabalho, estudo, correria e stress. Entretanto como fica o sentimento das pessoas neste dia durante a quarentena, quando as escolas e muitos escritórios passaram a ser dentro de casa? E para quem precisa respirar fundo e encarar o mundo lá fora, mesmo em meio a pandemia? Separamos algumas dicas para que a segunda-feira seja bem vinda e ajudar a começar a semana de forma positiva.

1 Organize sua semana

organize seu dia

Primeiramente, que tal terminar o domingo de uma forma diferente? Antes de ir dormir pegue sua agenda, computador ou um caderno só seu e comece planejando sua semana. Pense em todas as coisas que você TEM que fazer e também em todas as coisas que você DESEJA fazer neste período e coloque na sua agenda de segunda-feira.

Se não souber por onde começar, inicie pelo mais simples como os cardápios do almoço e vá evoluindo para outros compromissos como compras de supermercado, consultas médicas, atividades escolares com as crianças, até chegar aos clientes que precisa atender, prazos a serem entregues e outras prioridades.

Desta forma, com essas coisas definidas e organizadas vai sobrar tempo na rotina da semana para o que se DESEJA fazer e não apenas para o que TEM que ser feito.

Por exemplo: ler aquele livro esquecido na estante, testar uma receita nova, curtir um bom filme ou apenas não fazer nada e sem culpa. As pessoas são cobradas a serem produtivas o tempo todo, mas as pausas também são importantes para a saúde física e, principalmente, mental do ser humano.

2 Café da manhã com tranquilidade

café da manhã

A maioria das pessoas não se permitem comer pela manhã tranquilamente, mas engolem a refeição sem prestar a tenção com a justificativa da pressa na segunda-feira. Assim a semana já começa da pior maneira: com mau humor.

Então por que não começar a segunda- feira com um café da manhã tranquilo? Se organize e se permita ter a primeira refeição da semana com qualidade, isso pode deixar todo o resto do dia diferente e muito melhor.

Sabe aquele pão quentinho na chapa com manteiga ou um cafezinho bem cheiroso? Se permita este carinho, não importa se for uma refeição simples ou requintada desde que seja prazerosa e reconfortante. Desta forma, aos poucos, as segundas-feiras terão um sabor diferente e a semana começará de forma mais positiva.

3 Colocar na balança

Gratidão

Normalmente as pessoas não possuem o hábito de colocar na balança todas as coisas boas que têm em suas vidas. O fato de ter uma cama quente para dormir, um lar, alimento e outras pessoas para as quais são importantes.

São itens que passam desapercebidos na correria. A maioria desperta nas segundas-feiras odiando ter que enfrentar a semana de trabalho ou estudos devido ao stress, o cansaço, o colega com quem não se dá bem, a chuva ou o calor. Reclamar é mais fácil.

Mas que tal dar o primeiro passo para mudar isso e, antes de reclamar do trabalho ou estudo, porque não pensar: que bom poder ter trabalho ou estar adquirindo uma formação, quando muitos não podem.

Ao invés de ficar pensando no que não gosta ou no que não tem toda segunda-feira, que tal agradecer por todas as coisas que já conquistou e pelas pessoas que auxiliaram e estiveram presentes em todos os momentos?   Ao colocar na balança todas as coisas boas que existem na vida, com certeza vai perceber que terão muito mais itens  positivos do que negativos e que terá mais razões para sorrir do que reclamar.

Você também pode se interessar por: 

4 Sorria mais

Sorria

A maioria das pessoas esquecem que sorrir faz bem para a saúde e isto é cientificamente comprovado. Sorrir estimula a produção de endorfinas e serotonina no organismo, substancias responsáveis pelas sensações de prazer e relaxamento no corpo.

Aliás, também está comprovado que sorrir estimula uma melhora do sistema imunológico prevenindo doenças além de promover relaxamento, reduzindo o stress.

Outro fator importante é que ao sorrir o individuo transmite otimismo e felicidade para aos demais  a sua volta, gerando empatia mútua e podendo transformar a segunda-feira de outra pessoa de forma positiva.

A sensação de bem estar causada por um sorriso sincero aumenta a auto estima, trás confiança e pode alterar significativamente o ambiente a sua volta.

5 Gentileza gera Gentileza

Gentileza

Na infância a maioria das pessoas aprendem as famosas palavrinhas mágicas: Por favor, Obrigado, Com licença e Me desculpe. Entretanto a mágica destas palavras está na gentileza contida nelas.

A máxima que Gentileza gera Gentileza é uma verdade incontestável. Segundo o psicólogo Igor Teo, formado pela UERJ é fundamental para o bem estar e saúde mental de qualquer pessoa ter um bom relacionamento social. A gentileza sincera promove este bom relacionamento, tornando o ambiente ao redor feliz e consequentemente saudável.

O mundo tem estado muito intolerante, violento e os pequenos atos de gentileza acabam ficando esquecidos. Entretanto quando recebemos uma atitude gentil de um completo estranho, seja um bom dia sincero ou a vaga de um acento no transporte público, isto deixa uma sensação de felicidade e gratidão, além de promover um desejo honesto de retribuir o gesto.

Assim uma gentileza normalmente acaba gerando outra, criando uma sequencia de atitudes positivas capazes de reduzir um pouco a agressividade e indiferença com que as pessoas têm se tratado.

Todavia muitos ainda não sabem como retribuir um gesto de gentileza ou têm medo de serem mal interpretados. Mas pode ser simples, como por exemplo, sendo educado desejando um bom dia a um colega de trabalho, principalmente quando ele parece estar precisando em plena segunda-feira, ou apenas não esquecendo de dizer por favor e desculpe quando preciso.

Criar um bom ambiente a sua volta, muitas vezes é possível apenas com estes gestos simples que demonstram empatia e respeito com o próximo. As pessoas estão tão desacostumadas com esse tipo saudável de atenção e cuidado que até estranham quando alguém lhes oferece um gesto de gentileza.

Mas educação, empatia, respeito, pró atividade e um sorriso sincero são atitudes capazes de transformar o ambiente de trabalho, de casa e aos poucos fazem uma grande diferença na vida de quem recebeu. Então porque não começar a segunda-feira de forma diferente, com uma gentileza e ter uma semana mais feliz.

 

Créditos de imagem: Pixabay

 

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

 

 

Comentários
Carregando...