O que é um ciclone bomba?

CAPAZ DE DEIXAR UM RASTRO DE DESTRUIÇÃO, O CICLONE BOMBA OCORRE EM DIFERENTES PAÍSES

Durante o dia 30 de junho, até a madrugada do dia 1º de julho, o sul do Brasil passou por condições climáticas severas. Apesar de o Brasil não ter um histórico frequente de ciclones, este não foi o primeiro a fazer estragos nos últimos anos.

Até então não se tinha ouvido falar sobre “ciclone bomba”. Os estados do Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ficaram no caminho de uma tempestade de inverno que causou ventos que chegaram a 120 km/h, arrancando telhados, derrubando árvores e causando destruição por onde passou.

Pelo estrago causado nos três estados do sul do país, parece apropriado para uma tempestade tão forte ter a palavra bomba em seu nome, mas a palavra realmente se refere a um fenômeno meteorológico e não à intensidade explosiva do ciclone.

 

Como ocorre a bombogênese?

A “bomba” do ciclone bomba, significa bombogênese. A bombogênese ocorre quando uma tempestade não tropical experimenta uma queda de pelo menos 24 milibar (a unidade usada para medir a pressão barométrica) em um curto período (menos de 24 horas). A baixa pressão gera tempestades intensas e tendem a acontecer mais nos meses de inverno; portanto, um ciclone bomba é um sistema que constrói uma quantidade significativa de força em um curto espaço de tempo.

Esse tipo de tempestade geralmente depende do oceano ou de outro grande corpo de água para dar todo o seu poder. Durante o inverno, o ar relativamente quente saindo do oceano e o ar frio acima da terra podem colidir para criar uma queda acentuada na pressão atmosférica. Em outras palavras, quando uma área de baixa pressão ocorre na superfície da Terra, o ar é sugado ao redor, fazendo com que a tempestade comece a girar mais rapidamente. Quanto mais próximo estiver do centro do ciclone, mais fortes serão os ventos.

Também conhecido como furacão de inverno, esse efeito produziu a pior tempestade ocorrida no sul do Brasil nos últimos tempos, destelhando casas, derrubando árvores, inundando cidades e agitando as águas do mar.

É possível se antecipar a formação de um ciclone e prontamente as autoridades da Marinha e Defesa Civil, alertaram a população sobre a possibilidade, enviando mensagens de texto com o aviso.

Você também pode se interessar:

No vídeo abaixo, é possível ver algumas cenas feitas com celular, por pessoas que presenciaram exato da destruição causada pelo ciclone:

Nos Estados Unidos, ciclones bomba ocorrem com maior frequência e conforme o estado, no lugar da grande quantidade de chuva, grandes nevascas são os maiores causadores de destruição.

Então, gostou da matéria?

Que tal nos seguir também no Facebook e no Twitter? Assim poderá acompanhar ainda mais todos os assuntos publicados pela equipe do Mundo do Curioso a respeito de itens como Fatos curiosos, Bem estar, Saúde, Entretenimento, Ciência e Tecnologia entre outros relacionados ao mundo e suas peculiaridades.

Crédito imagem: pixabay

 

Comentários
Carregando...