Saiba quem são os dançarinos do caixão

É sempre muito triste perder um ente querido. Na maioria dos países, antes do sepultamento, o caixão da pessoa falecida é posto em exposição para que seus familiares e amigos possam vê-lo pela última vez e se despedir.

O velório pode durar por apenas algumas horas ou até alguns dias e acredita-se que ele tenha se originado na idade média, na Europa. Naquela época, os copos eram feitos de estanho, e quando se misturava bebida alcoólica com o óxido de estanho, algumas vezes causava uma reação de narcolepsia, que é uma perturbação neurológica que fazia com que algumas pessoas aparentassem estar mortas. Para ter certeza de que o morto está morto, foi estipulado que antes de sepultamento fosse necessário aguardar 24 horas.

Mas, apesar de ser um momento triste, algumas culturas ou locais, preferem que este momento seja de pura alegria. É o caso de alguns funerais na África Ocidental, no país de Gana. Lá, o velório é uma grande festa.

Por lá, as famílias estão cada vez mais aptas a contratar um tipo de serviço que é responsável por animar o funeral.  Um grupo de dançarinos que com muito estilo, transformam a despedida daqueles que se foram, em um encontro social com muita animação.

É claro que estes dançarinos não são de graça. Como um negócio, suar performances são contratadas pela família do falecido para que o funeral seja um grande evento.

Os dançarinos, não apenas levantam o caixão durante o funeral, mas também aumentam o humor dos participantes ao fazer um show. Eles desfilam o caixão nas costas e nos ombros, enquanto executam uma coreografia complexa que muitas vezes envolve girar, cair no chão e até fingir deixar o caixão cair, tudo isso para delírio da plateia.

É uma exibição incomum, mas as famílias em Gana estão cada vez mais convencidas da necessidade dos serviços destes profissionais, para dar aos seus entes queridos uma viagem dançante de volta ao seu criador.

Os preços para um funeral com todo o estilo dançante, variam conforme a importância da pessoa para a sociedade, podendo chegar a 80 mil reais. É possível escolher entre uma cerimonia com coreografias muito mais animadas ou as menos dançantes, mais tradicionais.

Você também pode gostar de:

Conhecidos no Youtube

Foi em 2015 que os usuários do Youtube tiveram a oportunidade de conhecer os dançarinos do caixão. Em viagem para Gana para participar do funeral de sua sogra, a espectadora relata para todos que testemunhou uma “performance incrível!”

A BBC Brasil fez uma matéria em 2017 mostrando um pouco mais sobre os dançarinos do caixão. De lá pra cá, a popularidade deles não parou de crescer, mas foi em 2020 que essa popularidade estourou com o meme.

 

Memes dos dançarinos do caixão

Se você passa a maior parte do tempo on-line, com toda certeza você já deve ter recebido algum vídeo-meme dos dançarinos de gana carregando um caixão.

Nos últimos dias, diversos vídeos foram adaptados para o meme e é a sensação da internet. Apesar dos dançarinos já apresentarem a coreografia com caixão nos ombros a diversos anos, somente agora é que as pessoas não resistiram e fizeram deste incomum evento, um meme mundial.

http://www.youtube.com/watch?v=Ocdjq-x-54s

A música do meme é tão marcante que quem está a volta, só de escutar, já sabe que você está assistindo. É claro que somente uma pequena parte da música é incluída ao meme que tem como objetivo o final de “falha épica”.

A música original “Astronomia”, é de Tony Igy e você pode ver o clipe completo abaixo:

Crédito imagem: pixabay

Curioso por mais matérias como esta? Navegue pelo site do Mundo do Curioso ou acesse nossas redes sociais no Facebook e Twitter.

 

 

 

Comentários
Carregando...