Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

São Longuinho, São Longuinho: se me ajudar lhe dou 3 pulinhos

No Brasil é muito forte a crença popular em São Longuinho, afinal quem nunca perdeu algo importante e não se viu pedindo ajuda para o santo em troca dos famosos pulinhos? Mas qual é a história de São Longuinho? Venha conhecer

Quem foi São Longuinho

quem foi sao long

De acordo com as referências bíblicas São Longuinho foi um centurião romano chamado Cássio. Porém naquela época era comum os soldados não serem reconhecidos pelo seu nome, mas pela arma que usavam.

Por isso, como Cássio portava uma lança, era chamado de Longinus e com o tempo acredita-se que passou a ser conhecido pelo apelido de Longuinho.

Segundo a história São Longuinho viveu no Século I e esteve presente na crucificação de Cristo, ainda no papel de centurião romano, quando perfurou a lateral do corpo de Jesus com sua lança, para ter certeza da sua morte. Então neste instante teve uma revelação divina abandonando a vida de soldado para pregar os ensinamentos do filho de Deus.

Entretanto existe uma lenda que menciona um fato curioso a respeito de São Longuinho e explicaria qual foi a revelação que ele teria tido para abandonar tudo e se dedicar a sua nova fé.

Surpreendentemente ao perfurar o corpo de Cristo com a lança, teria jorrado sangue e água do ferimento. Mas um pouco do líquido atingiu os olhos do centurião que sofria de um sério problema de visão o curando instantaneamente.

E foi assim que o centurião Longinus presenciou o último milagre e se converteu a fé cristã abandonando sua vida de soldado para pregar e se tornar um monge na Capadócia uma região da Turquia.

Contudo São Longuinho foi perseguido, capturado, torturado e morto como desertor do Império Romano e de Pôncio Pilatos.

Entretanto São Longuinho se tornou um mártir bastante popular e, enquanto sua lança está em exposição na cidade de Viena na Áustria como uma relíquia sagrada, no Brasil e na Espanha ele é o Santo protetor dos objetos perdidos tendo um dia especial de festa em sua homenagem celebrada em 15 de março.

Aliás a simpatia popular diz “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a encontrar (dizer o nome do objeto perdido) lhe darei três pulinhos”.  Mas de onde vem essa simpatia dos três pulinhos afinal?

São Longuinho dos objetos perdidos e os três pulinhos: qual a razão?

Antes de mais nada segundo as histórias Longinus, apesar de ser um soldado renomado e frequentar a alta corte do império Romano, possuía baixa estatura e desta maneira conseguia ver facilmente todos os objetos que caiam no chão sob as mesas e cadeiras. Assim ele acabou criando o hábito de localizar estes objetos perdidos e os devolver aos seus donos.

  Aliás conta-se que no dia de sua canonização pelo Papa Silvestre II no ano de 999 os documentos oficiais que o reconheceriam como Santo foi perdida. Tanto que o próprio Papa teria recorrido a São Longuinho lhe rogando por ajuda e obtendo resposta, pois hoje ele é um dos santos mais queridos e populares do Brasil.

Quanto a tradição dos três pulinhos nem mesmo os especialistas em Teologia sabem ao certo de onde veio, mas acreditam que os três pulinhos que oferecemos em agradecimento a São Longuinho, sirvam para homenageá-lo remetendo a Santíssima Trindade na fé cristã, ou seja: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Você também pode se interessar por:

São Longuinho e seu verdadeiro ensinamento

Entretanto além dos três pulinhos também é possível agradecer e homenagear este santo tão popular e querido com oração. Na verdade, existem várias orações para São Longuinho pedindo para encontrar objetos e até amores perdidos, mas aqui separamos uma de agradecimento:

Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai- vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém”

Mas independente se através das orações ensinadas pela fé cristã ou se agradecer e rogar a São Longuinho com suas próprias palavras, desde que de maneira sincera, certamente ele ouvirá e atenderá se possível.

 Contudo, o mais importante é o que São Longuinho nos ensina com sua história, pois durante seu caminho ele sempre foi fiel a sua fé.

Tanto que ele aparece segurando um cajado onde se apoia, que seria o símbolo de sua crença, e na outra mão uma lamparina iluminando seus caminhos que o ajuda a encontrar não só os objetos perdidos, mas também clareza para encontrar as verdadeiras respostas para as questões que nos cegam de dúvidas durante a vida.

E você? Já deu seus três pulinhos hoje?

Créditos de imagem: https://templariodemaria.com/santo-do-dia-15-de-marco-sao-longuinho/

Capa: https://radiojornal.ne10.uol.com.br/noticia/2022/03/14960621-santo-dos-pulinhos-sao-longuinho-foi-um-soldado-romano-que-perfurou-o-corpo-de-jesus-cristo-com-uma-lanca-entenda-como-virou-santo.html

você pode gostar também