Sandman: Conheça 5 faces desse personagem
Sandman mal estreou no streaming e já é um dos assuntos mais falados dentro e fora das redes sociais. Aliás, baseada nas histórias em quadrinhos escritas por Neil Gaiman lançadas em 1988, a série mostra Sandman, personagem muito popular na mitologia europeia. Mas você conhece as muitas faces atribuídas a este ser lendário? Podendo ser doce ou assustador, Sandman certamente vai mexer com a sua curiosidade.
1 João Pestana
o Brasil também possui em meio as suas lendas uma versão do famoso Sandman, chamado de João Pestana, trazido pelos portugueses.
Contudo, ao contrário da versão um tanto sombria do seriado criada por Gaiman ou misteriosa como a criatura de Hans C.Andersen, o João Pestana possui uma personalidade mais tímida.
Ele chega no quarto das crianças de forma silenciosa e assim que as encontra logo faz com que adormeçam tranquilamente. E ao contrário do Sandman, o simpático João Pestana não se importa com as travessuras infantis, oferecendo as crianças bons sonhos todas as noites.
Porém, o tímido Sandman português só chega para fazer as crianças adormecer se tudo estiver silencioso, pois segundo a lenda, basta um leve barulhinho, um suave riso infantil para o João Pestana fugir e só retornar quando tudo estiver calmo novamente.
2 Ole-Luk-Oie
Ou Ole Lukoje é um conto de fadas popular na Europa escrito por Hans Christian Andersen onde uma criatura misteriosa, o Sandman, faz as crianças dormir usando um tipo de areia mágica colocada nos olhos dos pequenos que adormecem instantaneamente.
Entretanto o Sandman dinamarquês carrega em seus braços dois guarda-chuvas, um cheio de desenhos maravilhosos e outro completamente branco.
Assim para as crianças boas ele abre o guarda-chuva colorido sobre suas cabeças para que tenham belos sonhos, mas para as crianças mal-criadas, ele abre o guarda-chuva branco desta forma seu sono pode ser profundo e sem sonhos ou repleto de pesadelos.
Surpreendentemente outra curiosidade a respeito do Sandman dinamarquês, o Ole-Luk-Oie é que além de ser o senhor do reino dos sonhos e dos pesadelos, ele teria um irmão com o mesmo nome, porém com uma função diferente.
De acordo com a mitologia dinamarquesa este segundo Ole-Luk-Oie seria a morte e visitaria as crianças apenas uma vez para lhes contar uma história antes de as levá-las embora para sempre.
Você também pode se interessar por:
- https://mundodocurioso.com.br/colugo-o-bichinho-que-parece-de-outro-mundo/
- https://mundodocurioso.com.br/leakin-park-e-sua-historia-sombria/
3 Morpheus
De acordo com a mitologia grega Morpheus foi um deus grego dos sonhos e filho de Hypnos, o deus do sono. Mas por que chamam o Sandman de Morpheus?
Simplesmente porque Morpheus tinha o poder de induzir os sonhos em qualquer pessoa que estivesse adormecida e entrar neles com a aparência que desejasse, inclusive podendo assumir a forma de entes queridos das pessoas e manipulá-las como desejasse.
Entretanto numa destas visitas aos sonhos dos mortais, Morpheus teria contado alguns segredos dos deuses aos seres humanos e, por isso, teria sido severamente punido por Zeus.
Porém a lenda de Morpheus ficou eternizada pela frase “vou para os braços do Morpheu” ou seja quando alguém fala desta maneira significa que está com sonolenta e prestes a ir dormir um sono tranquilo.
4 Sandman
Antes de mais nada é preciso falar sobre o Sandman original criado por Ernst Theodor Amadeus Hoffmann em 1816, um autor alemão que escreveu tanto obras de fantasia como de horror e musicais famosos como o Quebra-Nozes.
Surpreendentemente o Sandman de Hoffmann nada tinha a ver com o personagem simpático João Pestana fazendo lembrar mais a criatura sombria e misteriosa de Neil Gaiman, porém mais cruel.
Aliás na história original o Sandman castigava as crianças malvadas que não gostavam de ir dormir. Para isso jogava a areia mágica nos olhos delas as fazendo adormecer instantaneamente e, então arrancava-lhes os olhos, que guardava em uma bolsa na cintura.
Depois usava-os para alimentar seus filhos que tinham bicos tortos de corujas e dormiam em um ninho gigante na lua onde viviam. Inegavelmente assustador.
5 Sandman de Neil Gaiman
Para quem gosta do gênero e está acompanhando a série adaptada na Netflix, com certeza deve estar querendo saber mais sobre este personagem e a obra de Neil Gaiman lançada em 1988, originalmente com um total de 13 arcos e 75 revistas.
Assim a forma mais fácil para entender o universo do Sandman de Gaiman é através da coleção Especial de 30 anos publicada pela Panini dividida em 4 volumes.
Entretanto para quem ainda está perdido na história, Sandman é uma criatura mística, o rei do Mundo dos sonhos e dos pesadelos. Ele possui a capacidade de acessar os sonhos de todas as criaturas com habilidade de sonhar e os controla como deseja.
Mas um mago o captura e lhe retira seu elmo, seu rubi e areia mágicos, mantendo-o refém por mais de 100 anos. Porém, ao conseguir escapar, corre para restabelecer a ordem natural do universo, restaurar seu reino e reaver seus poderes.
Contudo para isso precisa de aliados, talvez a ajuda dos outros perpétuos como ele? São eles: Desejo, Desespero, Destruição, Delirium, Destino e Morte.
E aí, para saber mais só acompanhando a série e lendo a obra de Neil Gaiman que vale a pena conferir.
Créditos de imagem foto 1: https://mitologia.hi7.co/sandman-57ac367b72d2a.html ; foto 2 https://fairytalez.com/ole-luk-oie-dream-god/ ;foto 3 www.segredosdomundo.r7.com/morfeu-deus-sono; foto 4 https://www.deviantart.com/dulcie-louise/art/Der-Sandmann-263682023 ; foto 5 https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neil-gaiman-diz-que-brasil-foi-primeiro-pais-do-mundo-a-descobrir-sandman/
Capa: https://www.presse-citron.net/sandman-serie-envoutante-ou-simple-songe-de-netflix-notre-critique/