Seja curioso e descubra o que acontece no mundo

A Seda de lótus: conheça o tecido mais raro do mundo

colheita da lótus no Camboja

A flor de lótus,embora seja um dos símbolos da tradição budista,dentro da cultura asiática a flor tem diversos significados como, por exemplo, elegância, graciosidade e perfeição. E, inegavelmente, essa bem poderiam ser as qualidades e adjetivos da seda, ou da seda de lótus.

A seda de lótus é um dos tecidos mais raros do mundo, produzido apenas em pequena escala no Camboja, Mianmar e, mais recentemente, no Vietnã.

Mas não se deve confundir a seda de lótus com o método tradicional de extração de seda onde o bicho-da-seda faz o trabalho enquanto come folhas de amoreira por 24 horas durante semanas.

Entretanto o processo de fazer a seda de lótus não é fácil e extrair seda de da planta de lótus suficiente para um lenço pode levar meses. Assim o produto final pode custar muitas vezes mais do que a seda normal produzida pela lagarta.

A principal diferença entre a seda amarela e brilhante de origem animal e a versão vegetal feita de lótus, além da coloração, mais pálida e do fato de vir das fibras da planta é que cada fio de seda de lótus deve ser extraído à mão.

Todos os anos, as poucas famílias que possuem o conhecimento extraem os fios no inicio de maio, quando começa a temporada de lótus e os caules das flores ainda são macios o suficiente para produzir seda e o processo dura até meados de outubro.

Além de lótus plantada em casa, as familias também percorrem o distrito à procura de flores de lótus prontas para serem colhidas.
Cada haste deve passar por dois processos de limpeza,one de inicio se remove a lama e os espinhos antes que a fiação possa começar.

A partir de então, despois de lavada, cada haste de lótus pode produzir um metro de fibra. Sendo que trabalhadores experiente podem trabalhar em até 200 hastes por dia.

Contudo não é uma tarefa fácil, treinar alguém para extrair seda de lótus chega a demorar um mês, porque o uso da faca exige precisão. Pois se o corte no caule for muito profundo, as fibras delicadas podem se romper ficando muito curtas para o processo de tecelagem.

Outro fato que contribui para a demora no processo de produção do tecido é o fato dos fios precisarem ser processados em 24 horas, ou seja, enquanto ainda estão molhados. Isso por que se as fibras secarem, por serem muito finas, vão quebrar.

Desta forma a colheita dos caules são realizadas todos os dias. Pois as flores de lótus só estão disponíveis para colheita de maio à outubro.

Uma vez que passou pelo trabalho de extrair as fibras, incrivelmente delicadas. Depois de secos os fios são cuidadosamente pesados e enrolados à mão para só então serem colocados no tear.

As fibras são frágeis mas depois de tecidas, sua durabilidade é identica a de qualquer tecido, ou no caso, identica a seda convencional.

Entretanto 20 pessoas produzindo esses fios de seda diariamente, só rende um lenço de cerca de 25 cm por mês, devido a delicadeza do fio e dificuldade de produção, que exige técnica.

Contudo cada lenço pode ser vendido por mais de mil reais, sendo que são necessário mais de 220 mil caules de lótus para fabricar uma peça de roupa.

Você também pode se interessar por:

Seda de lótus em Mianmar

Embora até 1989 este pequeno país da Ásia fosse conhecido por Birmânia, tendo se tornado Mianmar a pouco tempo. Sendo banhado pelo mar de Andaman e pelo golfo de Bengala, tem culturalmente a influencia do Budismo e do hinduísmo na sua religião e nas suas artes.

Portanto a flor de lótus também tem importância para seus habitantes, pois para o budismo esta planta representa representando a pureza do corpo, da mente e renascimento do espirito.

Ou seja ela representa a habilidade de homens e mulheres de superarem suas adversidades tal qual a flor, que apesar da aparência frágil e bela, nasce pura em rios lamacentos e de águas turvas.

Da mesma forma o caminho para purificação em meio às impurezas mundanas é dificil porém possível pela determinação do espírito humano.

Então devido a flor de lótus ser parte da cultura nativa deste povo e seu talento para as artes, além da necessidade, nasceu esse tecido seja feito há anos em Mianmar onde se originou. E de onde se propagou para outros países da Ásia como o Vietnã, por exemplo.

Nem Prada, nem Chanel… o tecido mais caro do mundo é a Seda de Lótus

flor de lotus
Imagem de Xuan Duong por Pixabay

Mas como a produção é ainda é pequena por ser trabalhosa e demorada, apenas poucos conhecedores de seda tem acesso para comprar.

Entretanto isso está mudando pois a seda de lótus é tão leve e suave como a seda tradicional, além disso é um tecido que permite a pele respirar como o mais puro linho.

Outra característica interessante deste material é ser levemente elástico e sua beleza é simples porém incontestável ao ponto de já estar na mira de grandes marcas de luxo.

Aliás sua raridade também chama a atenção dos turistas que correrm para comprar lindas e exóticas peças todos os anos, que acabam levando lenços e outos itens de seda de lótus para fora do país, chamando a atenção para o produto.

Ao mesmo tempo a seda de lótus tanto quanto outros tecidos feitos de fibras naturais como kapok e banana estão se tornando cada vez mais populares entre os designers de luxo internacionais voltados para a chamada moda ética onde o impacto ecológico é reduzido ao máximo.

Hoje, a demanda está crescendo e são muitas as empresas que apoiam este mercado em crescimento para alcançar o desenvolvimento sustentável. Uma moda que vale a pena seguir!

você pode gostar também